A autora da obra, Mariza Inês da Silva Pinheiro, é graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Rio Grande, Mestre em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Maria e Doutora em Documentação pela Universidade Carlos III, da Espanha. Tem experiência em gestão de biblioteca universitária e escolar. É docente no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Mato Grosso.
A seguir, ela concede uma entrevista ao blog Maksonreisblog.wordpress.com:
Por que decidiu escrever sobre o tema?
Para disseminar a minha experiência nas bibliotecas escolares de Mato Grosso e por ser um tema com pouquíssimas publicações. É importante divulgar as experiências que deram certo e dar oportunidade de outros profissionais conhecerem essa metodologia.
Qual é a principal ideia que o leitor terá ao acabar de ler o livro?
Que é possível organizar uma biblioteca escolar/infantil/pública de forma fácil, na qual se tem uma boa recuperação das obras. Mas para isso deve existir comprometimento do bibliotecário para que a biblioteca não tenha apenas um local organizado, mas que seja uma biblioteca organizada para ser utilizada.
Quais as perspectivas que a senhora acha na implementação da classificação de cores nas bibliotecas?
Vejo uma boa perspectiva de que esta metodologia possa ser aplicada em muitas bibliotecas do Brasil, ajudando todos os usuários a obter um acesso rápido as obras bibliográficas. Temos que proporcionar uma nova realidade, deixando a biblioteca organizada e funcional, mudando a imagem de que a biblioteca é um amontoado de livros. Não devemos esquecer que a biblioteca é um espaço educacional, cultural e social.
A Sra. acha que a leitura já é suficiente para ajudar o bibliotecário a resolver o seu problema na biblioteca, atraindo a percepção visual das crianças, na classificação de cores?
Cada biblioteca tem uma realidade, tanto de espaço físico quanto de recursos humanos, por isso é bom avaliar juntamente com a gestão da escola a possibilidade da aplicabilidade dessa metodologia com sucesso. Não é só fazer a parte técnica, devemos envolver toda equipe escolar com treinamento e mostrar a importância da organização no processo educacional.
Qual é parte do livro que o Sra. mais gosta ou acha importante? Tem alguma parte curiosa que se deve ter mais atenção?
Todo o conteúdo do livro é importante, pois a organização funcional é colocada com caminhos e ações. Cada capítulo deve ser lido com atenção para o melhor entendimento e aplicabilidade da metodologia.
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