A Academia Mineira de Letras realiza, entre maio e julho de 2017, a oficina literária “Tradição e oralidade: a importância das mil e uma noites na literatura”, ministrada pela professora Gislayne Matos. O curso tem 50 vagas disponíveis até seu preenchimento. A participação requer um investimento de R$780 para os que se inscreverem até data final, 26 de abril.
Os contos de “As mil e uma noites” são narrados pela lendária rainha Sherazade que usa o poder de sua palavra para contar histórias a seu marido, o amargo sultão Sharear. Com esta única arma, a narradora transforma o sultão em um novo homem: um rei justo, sensível e dedicado.
Com o intuito de guiar os participantes na leitura da obra para aprimorar a compreensão dos temas da existência humana, Gislayne Matos pretende, de forma dialética, trabalhar: morte e imortalidade; maravilhoso e feitiçaria; viagens e prisões; verdade e mentira; sabedoria e facécia; prazer e sofrimento; amor carnal e amor místico.
As oficinas terão uma carga-horária de 20 horas-aula, distribuídas em dez encontros, às segundas-feiras, entre maio, junho e julho de 2017. Os candidatos interessados devem preencher a ficha de inscrição disponível no site da AML e realizar o pagamento do curso na sede da instituição até o dia 16 de abril. Todos os alunos receberão certificado, emitido pela Academia Mineira de Letras.
Sobre a mediadora
Gislayne Matos é mestra em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especializada em Art en Thérapie et en Psychopédagogie – Diplôme d’Université pela Université René Descartes-Paris V e pelo INECAT- Institut National d’Expression, de Création, d’Art et de Thérapie-Paris quando aprofundou-se no estudo da utilização de contos como recurso terapêutico e educacional e preparou-se na arte de contar histórias.
Estudiosa d’As Mil e Uma Noites desde os anos 1980, a partir de 2003 Gislayne Matos vem realizando workshops sobre os processos educativo, terapêutico e iniciático nesta obra.
>> Informações e inscrições aqui
Fonte: Academia Mineira de Letras