Costumeiramente procurada para estudo e empréstimo de livros, a biblioteca do Colégio Técnico (COLTEC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi palco, recentemente, de dinâmica inusitada, até então, para o local: uma aula de forró. A iniciativa foi pensada por Marcos de Abreu Melo, professor de Educação Física do COLTEC, junto com a Bibliotecária Cláudia Grossi (CRB-6/1292), coordenadora da biblioteca.
“Quando estava fazendo um tour pelo Colégio com os estagiários, Cláudia nos disse que a biblioteca estava sendo pouco utilizada pós-pandemia. E eu estava com dificuldade de achar um espaço coberto – por causa dessa época de chuva – para realizar as atividades do módulo de dança. Tivemos, então, a ideia de fazer a aula de forró lá, trazendo os alunos da turma 105 para movimentar o espaço. E Claudia fez uma curadoria de materiais, que ficaram expostos para os interessados, sobre dança, forró e outros ritmos. A aula foi aberta. Mais de vinte alunos, incluindo estudantes de outras turmas, participaram da dinâmica”, conta o professor Marcos.
A iniciativa fez sucesso entre os estudantes, que passaram a perceber outras possibilidades de uso do espaço da biblioteca. “Nunca tive um módulo de dança na educação física e só de ter já achei interessante. Também gostei da ideia de essa atividade ser na biblioteca do COLTEC. Pensei: como é que eles vão fazer para transformá-la em um lugar ‘dançável’? Depois que as mesas foram reorganizadas, eu vi que a iniciativa iria funcionar e que o espaço pode ser usado para outros significados, além do uso óbvio, o que confere novos ares para ele”, afirma João Renna, aluno da turma 105.
Livros sobre forró e dança estão expostos na biblioteca para quem quiser ler mais sobre a temática (Foto: Carla Pedrosa / Biblioteca Universitária da UFMG)
Miguel Alves, estudante da mesma sala, também gostou da iniciativa. “Achei engraçado quando o professor falou que ia ter aula de dança na biblioteca, mas não fiquei surpreso, porque aqui no COLTEC é bem comum ter essas atividades inusitadas e criativas. Além de achar a aula divertida, fiquei interessado no acervo sobre dança exposto na biblioteca”.
Segundo a Bibliotecária Cláudia, o objetivo é replicar essa experiência para aproximar, cada vez mais, os alunos da biblioteca, mostrando a importância que esse local tem para a socialização, encontro com arte e consigo mesmo. ”Cada aluno que participou dessa aula saiu com um sentimento de pertencimento maior em relação à biblioteca do COLTEC. Estamos programando, para o ano que vem, um calendário com novas dinâmicas aqui dentro, para que os estudantes resgatem essa vivência dentro do espaço e vejam que a transmissão do conhecimento pode se dar de muitas formas, e não apenas pelos livros”, enfatiza Claudia.
Confira no IG @bibliotecaufmg o vídeo da aula de dança!
Texto originalmente publicado em sexta-feira, 4 de novembro 2022, às 15h30.