Um trabalho conjunto entre uma Bibliotecária e uma professora está fazendo a diferença para estudantes do primeiro ano primário, que estão tendo seus primeiros contatos com os livros, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Vercenílio da Silva Pascoal, em Vitória, no Espírito Santo. Elane Couto Uliana (CRB-6/369ES) explica que existe toda uma preparação até que as crianças sejam finalmente levadas para a biblioteca, criada dentro de uma sequência pedagógica, que começa ainda em sala de aula, conduzida pela professora Cláudia Ferrari.
Elane conta que o resultado desta ação pode ser visto nos olhos dos alunos, que se maravilham com a quantidade de livros que podiam ser escolhidos livremente, sobre diferentes temas e em diferentes formas, além de estarem em um ambiente diferente da sala de aula.
O primeiro contato com o livro e com o espaço da biblioteca é de extrema importância para o estudante perceber a leitura como prazer e instrumento de conhecimento, especialmente uma turma do 1º ano do ensino fundamental, que ainda não possui o hábito e gosto pela leitura. Por isso, é necessário que sejam desenvolvidas atividades na biblioteca, que é o espaço por excelência no processo de aprendizagem.
Já a Bibliotecária Elane apresentou o espaço, sua forma de funcionamento e os livros, que as crianças puderam escolher livremente quais queriam manusear ou ler. Por fim os jovens leiores foram convidados a fazer um pequeno relato do que aprenderam. Elane e Cláudia afirmam que entre os benefícios desta metodologia estão o aumento do repertório cultural e a familiaridade com o livro, leitura, escrita e biblioteca.
“A biblioteca possui uma diversidade de recursos informacionais e, com trabalho colaborativo entre bibliotecário e professor, atividades como esta permitem conquistar o estudante para o mundo dos livros e da leitura. A utilização da biblioteca como parte do processo de ensino aprendizagem permite ao estudante conhecer a biblioteca. Só se gosta de biblioteca quando se conhece biblioteca”, destacou a bibliotecária Elane Uliana.
A relação entre professora e Bibliotecária é um ponto importante a ser destacado nesta iniciativa, pois existe um reconhecimento do papel de cada profissional envolvido assim como dos diferentes espaços, sala de aula e biblioteca, pelos quais as crianças passam. Pelos trabalhos desenvolvidos e o entusiasmo dos estudantes, a turma tem tudo para se tornar frequentadora assídua da biblioteca escolar e também bons alunos.