A delegada regional do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) no Espírito Santo, Julive Argentina (CRB-6/819ES) participou, no dia 5 de abril, de uma roda de conversa com o coordenador do Setor Braille da Biblioteca Pública do Espírito Santo, Sandro Bermudes, e sua esposa, Maria Trancoso, ambos deficientes visuais, na Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Dijayro Gonçalves Lima, localizada em Barramares, na cidade capixaba de Vila Velha.
O evento, voltado para alunos do 3º ao 5º ano, teve o objetivo de debater com as crianças o assunto “Não é só ser diferente que te faz extraordinário, mas sim amar o que você faz”, projeto educacional trazido pela prefeitura do município. A conversa contou com duas partes: uma no turno da manhã e outra, à tarde. O convite partiu da Bibliotecária Eleine Regina Pinto (CRB-6/938ES), ela trabalhou a temática na escola durante os primeiros meses do ano.
Para a delegada Júlive Argentina, foi muito importante ter o evento acontecendo em abril, uma vez que nele se comemora o Dia Nacional do Sistema Braille, no dia 8, Dia Nacional da Biblioteca, no dia 9, e o Dia Nacional do Livro Infantil, no dia 18. “É muito representativo pra gente ter esse momento com duas pessoas que são deficientes visuais, o Sandro e sua esposa, Maria, e saber que são exemplos de superação para a nova geração”, diz a delegada.
Em seguida, a profissional destacou a importância do “amor” no dia-a-dia das crianças. “Não é só ser diferente que te faz extraordinário, mas quando a gente faz tudo com amor, trata bem o próximo, não pratica bullying, nos tornamos exemplos para todos”, destacou.