Após fiscalização do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6), o Colégio Santo Agostinho, em Nova Lima, contratou, em fevereiro deste ano, a Bibliotecária Michelle de Paula Machado Venuto (CRB-6/2518) para ficar à frente da biblioteca da instituição.
Antes da contratação, como também é formada em pedagogia, a profissional atuava como regente designada em uma escola estadual. Ao saber da vaga pelo LinkedIn, não perdeu tempo e se candidatou. Também não perdeu tempo em sua nova fase, implementado na biblioteca projetos que pretendem trazer de volta os alunos para o espaço. No mês de maio, por exemplo, terá uma exposição de textos sobre as mães.
Como ela foi contratada para atuar a partir do primeiro dia de fevereiro e o espaço estava há tempos sem a figura do profissional, Michele de Paula está resolvendo demandas internas, como revisão de regulamento, e alinhando com a supervisão pedagógica estratégias para melhor atender o colégio. “O trabalho está só começando”, diz a bibliotecária.
Para Michele, ter um profissional à frente do espaço é fundamental para o correto funcionamento da biblioteca. “O Bibliotecário escolar é mediador do conhecimento”. O maior problema que vai enfrentar, segundo ela, é promover a leitura entre eles. “Os alunos se apegaram ao celular, estão acostumados a ler textos curtos. O trabalho para resgatar a leitura e, em consequência, resgatar a escrita, é um dos maiores desafios do Bibliotecário escolar na atualidade”, diz ela.
Em seguida, ela destacou a ação do CRB-6 no cenário das bibliotecas escolares. “Muito importante, principalmente quando falamos de um país que não valoriza a educação e a cultura”, diz ela.