O Bibliotecário Rogério Manoel de Oliveira Braga (CRB-6/2826) realiza um importante trabalho no campo da pesquisa em ciências da saúde na Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG). Ele é gestor da tramitação de projetos de pesquisas em ciências da saúde, analisando, registrando e orientando os projetos encaminhados por acadêmicos, servidores e técnicos das diversas áreas da saúde, residentes de medicina e médicos de todas as especialidades no Complexo de Especialidades Médicas, referência em saúde pública em Minas Gerais. Braga realiza a análise e intermediação dos projetos de pesquisa submetidos à Fundação, projetos estes que exploram temas extremamente relevantes para área da saúde pública e que são desenvolvidos em uma entidade com grande relevância no Estado.
Formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 2009, e servidor da FHEMIG desde 2012, o Bibliotecário realiza toda a gestão da tramitação dos projetos de pesquisas junto aos pesquisadores, analisando a documentação necessária e fornecendo todas as orientações necessárias sobre o protocolo de tramitação dos projetos de pesquisa na Fundação. “É uma atividade muito interessante porque temos contato direto com inúmeros pesquisadores e outras entidades da área da saúde, o que é muito enriquecedor profissionalmente. Além disso, são projetos de pesquisa que culminam em importantes impactos para a sociedade no que tange à saúde pública e também para os profissionais que atuam na ponta”, explicou.
Braga destaca que os projetos de pesquisa na FHEMIG seguem um protocolo de tramitação específico, cumprindo normas da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), que é vinculada ao Conselho Nacional de Saúde (CNS) do Ministério da Saúde.
Os projetos aprovados no Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) do Complexo são remetidos à Coordenação de Inovação e Pesquisa (CIP) da FHEMIG, que analisa as questões de elaboração, condução e divulgação da produção científica em questão, assim como sua proteção intelectual e o registro de patentes. Caso o projeto envolva seres humanos, ele também é enviado para a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).
Além de receber e analisar os projetos submetidos pelos servidores e colaboradores do Complexo de Especialidades Médicas, o trabalho também envolve analisar as propostas de projetos realizadas por outras instituições, que buscam apoio da FHEMIG para a realização de suas pesquisas. Faculdades, centros universitários, universidades e até outros órgãos públicos buscam a Fundação para produzir projetos de forma coparticipativa.
Além destas atividades, Braga realiza a gestão e o registro dos projetos em um banco de dados específico com todas as informações referentes aos projetos, com o nome dos pesquisadores envolvidos, título da pesquisa, data de entrada no NEP, modalidade do projeto, status da tramitação e o número de controle interno de aprovação do projeto na CIP e no CEP. Ele também é responsável pela gestão dos acervos da biblioteca do Complexo de Especialidades Médicas, que possui um acervo especializado em ciências da saúde e voltado para os profissionais que atuam diretamente com o cidadão usuário do Sistema Única de Saúde (SUS), com espaço para leitura e computadores com acesso à internet e bases de dados.
Em 2015, Rogério elaborou um projeto para a implantação da Rede de Bibliotecas da FHEMIG buscando viabilizar recursos materiais, financeiros, tecnológicos e humanos para as bibliotecas hospitalares da rede, que visava integrar os serviços de informação e as unidades de informação. Segundo ele, a maioria das bibliotecas precisam atualizar suas publicações disponíveis, mas infelizmente o projeto ainda não foi adiante por questões administrativas, econômicas e políticas da própria instituição.