Muitas bibliotecas da maioria das escolas podem até fechar nas férias, mas outros espaços públicos e particulares ficam abertos. Muitas delas realizaram ações e atividades culturais e de incentivo à leitura, principalmente voltadas para a meninada e aos jovens. Confira algumas dessas iniciativas de bibliotecas de Minas Gerais e do Espírito Santo.
Cachoeiro de Itapemirim (ES)
Em celebração aos 111 anos de nascimento de Rubem Braga, no dia 12 de fevereiro, a Biblioteca Municipal Major Walter dos Santos Paiva, em Cachoeiro de Itapemirim, abre ao público o acervo disponível do escritor, considerado o maior cronista da literatura brasileira.
No espaço literário, estarão disponíveis, para empréstimo, alguns dos livros de maior sucesso de Braga, como “A borboleta amarela”, “O homem rouco”, “A traição das elegantes”, “Um pé de milho”, “200 crônicas escolhidas” e “Crônicas da guerra na Itália”.
Cariacica (ES)
Cultura, leitura e forró. Essa combinação inusitada aconteceu na Biblioteca Pública de Cariacica, no Espírito Santo, no dia 31 de janeiro. O espaço foi palco de um aulão de forró, oferecido gratuitamente à comunidade. Os interessados em aprender a arte do “arrasta pé” terão outras oportunidades. O aulão irá acontecer, a partir de agora, uma vez por mês. Será aberto a pessoas de todas as faixas etárias. Para participar, basta chegar à biblioteca e conseguir um par.
Dores de Campos (MG)
Conhecer a história do carnaval, a festa mais tradicional do Brasil, em um espaço plural e democrático. Com esse objetivo, a Biblioteca Municipal Maria Anésia Aliani, em Dores de Campos, recebeu a visita de representantes das escolas de samba Tudo Azul e Acadêmicos, além do Bloco da Ponte, Fala Comigo, Alegria de Viver, Boi do Major, Caminhada Alcoólogica e Bloco da Paduana.
Durante a conversa, os carnavalescos relembraram a história das escolas de samba, que desde a década de 1970 abrilhantam a folia em Dores de Campos e hoje, são reconhecidas como Patrimônio Cultural. O grupo também falou das expectativas para o Carnaval 2024.
Formiga (MG)
A Biblioteca Pública Municipal Osório Garcia, em Formiga, encerrou no dia 31 de janeiro a exposição “Gaia: Mãe-Terra, Elemento Primordial”, do fotógrafo e colunista Kelvin Marden.
Segundo Marden, a proposta do trabalho é transcender as barreiras visuais, conectando profundamente os visitantes à essência da natureza. Cada fotografia representa uma expressão artística que celebra a diversidade da vida e destaca a importância crucial de preservar o planeta.
Guaxupé (MG)
Em Guaxupé, no Sul de Minas, o grande destaque da biblioteca pública em janeiro é o gato Lelo. Sim, um gato de verdade! Explicamos. Há cinco anos, o gato adotou a Biblioteca Municipal Iracema Elias como o seu lar. Já tentaram tirá-lo de lá, mas a comunidade se mobilizou para mantê-lo no local.
Pois agora é a biblioteca que está de mudança. E como o novo prédio é um edifício comercial, não há como mantê-lo.
Por isso, foi iniciada no mês passado uma campanha de adoção de Lelo, o Gato Leitor. mais informações no perfil do animal no Instagram: www.instagram.com/lelogatoleitor/?hl=pt-br.
Jerônimo Monteiro (ES)
Em Jerônimo Monteiro, Espírito Santo, a Biblioteca Pública Municipal Maria Geaquino desenvolveu, durante o mês de janeiro, mais uma edição do projeto “Lendo as Férias na Biblioteca”. Para mobilizar o público infanto-juvenil, foi montada uma ampla programação, oferecida gratuitamente, com atividades lúdicas, recreativas e culturais.
Um dos principais atrativos foram as Sessões de Cinema. Além do estímulo à leitura e o olhar alternativo sobre o papel da biblioteca na promoção das ações cineclubistas, elas proporcionaram maior interação com a cultura audiovisual.
O projeto foi destaque no último Boletim do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6). Confira no link: bit.ly/3HJgsjD
Linhares (ES)
Para incentivar a leitura, a Biblioteca Municipal Antônio Azevedo Lima, em Linhares, no Espírito Santo, funcionou em horário especial durante as férias de janeiro, das 7h às 17h. Clássicos da literatura, livros infanto-juvenis e publicações de autores locais compõem o acervo do espaço, que tem mais de 25 mil títulos. A biblioteca ainda fez empréstimos de até três livros por 10 dias, podendo o prazo ser renovado, mediante cadastro.
Ouro Preto (MG)
A Biblioteca Pública Municipal de Ouro Preto está com novidades. A instituição recebeu em janeiro as obras de Antônio de Pádua, conhecido jornalista e escritor ouro-pretano. As obras foram descobertas em um porão da casa onde o jornalista viveu.
Antônio de Pádua faleceu em 2014, depois de uma carreira bem-sucedida. Com passagens por diversos jornais do Estado, ele se destacou por suas posições políticas, sempre defendidas com tolerância. É um reforço ao acervo do espaço que possui cerca de 50 mil livros.
Uberaba (MG)
A Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães, em Uberaba, realizou durante o mês de janeiro sua tradicional Colônia de Férias, com a participação de, aproximadamente, 150 crianças. Com o tema “Leitura, Ritmo e Diversão”, a Colônia de Férias ofereceu aos pequenos uma ampla programação, com Direito à Contação de Histórias, ateliê musical, atividades lúdicas e de expressão corporal, como jogos literários e oficinas de criatividade.
Varginha (MG)
A Biblioteca Pública Municipal de Varginha voltou a receber, no final de janeiro, os encontros do Clube da Leitura “Leia Mulheres”. Com entrada gratuita e aberto a toda comunidade, o projeto visa estimular a leitura de obras escritas por mulheres, das clássicas às contemporâneas. O “Leia Mulheres” foi lançado no ano passado e promove também debates de temáticas sociais. Ainda em Varginha, para os fãs das Histórias em Quadrinhos (HQs), cujo dia nacional foi celebrado em 30 de janeiro, a Biblioteca Pública ofereceu uma sessão de gibis, com opções para todos os gostos.
Bem estruturada, com salas arejadas, espaço Kids, além de ser cercada por jardins, com árvores e flores, a Biblioteca é um ótimo local para quem quer se dedicar à leitura, em um espaço com diferentes ambientes, confortável e acolhedor.