Bibliotecária foi contratada no município após ofício enviado pelo Conselho
A bibliotecária Nádia Santos Barbosa (CRB-6/3178/P) é uma das profissionais contratadas após autuações efetuadas pelo Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) em instituições públicas e privadas mineiras e capixabas.

A bibliotecária foi contratada em fevereiro pela Prefeitura de Coronel Murta (MG) (Foto: Arquivo Pessoal)
Após ofício enviado pelo CRB-6, em janeiro, a Prefeitura de Coronel Murta (MG) suspendeu um processo seletivo com vaga para “Professor Para Ensino do Uso da Biblioteca”, visto que a descrição das atividades abrangia funções exclusivas de bibliotecários. O edital havia sido publicado em dezembro de 2016.
Em fevereiro, Nádia foi contratada pela prefeitura para atuar na Biblioteca Pública Municipal Herculana Silva Fernandes, localizada no município. A bibliotecária conta que é natural de Coronel Murta e se formou em janeiro, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). “Recebi o contato em fevereiro, me informaram que a gestão da biblioteca está em fase de adaptação e estruturação, até a possível reabertura do concurso”, explica. Nesse sentido, Nádia valoriza a atuação do CRB-6: “A fiscalização do Conselho é importante, principalmente em cidades do interior do Estado, pois muitas vezes a própria comunidade desconhece a atuação e a necessidade de qualificação do bibliotecário. Ocupar esses espaços traz visibilidade para a área.”
A presidente do Conselho, Mariza Martins Coelho (CRB-6/1637), salienta a relevância das oportunidades geradas a partir da atuação do Conselho. “Através da fiscalização, o CRB-6 promove a valorização aos profissionais da Biblioteconomia, pois as contratações ressaltam o benefício da qualificação para as atividades”, explica.
Em defesa da profissão
O CRB-6 tem publicado uma série de matérias que destacam profissionais contratados para assumir a gestão de espaços que não possuíam bibliotecários até então. Acompanhe os relatos dos bibliotecários Luiz André Orbez Schubsky (CRB-6/3343), Fernanda Samla Souza Costa (CRB-6/3289), Cristina Maria Viana Camilo de Oliveira(CRB-6/1819), Célia Barbosa (CRB-6/3123), Ana Simone Diamantino (CRB-6/2184) e Ana Paula Meira (CRB-6/2768), todas beneficiadas pela fiscalização do CRB-6.
O objetivo do Conselho é garantir que todas as bibliotecas em Minas Gerais e no Espírito Santo tenham um profissional devidamente habilitado para geri-las. Este é um forte compromisso da 17º Gestão do CRB-6.
Participe das fiscalizações
Se você tiver conhecimento de alguma instituição cuja biblioteca não possui bibliotecário, denuncie através do e-mail crb6@crb6.org.br. As denúncias e todo o processo de fiscalização são mantidos sob sigilo. Mais informações sobre o assunto estão disponíveis no site www.crb6.org.br.