Sistema CFB/CRB Conselho Federal de Biblioteconomia Conselho Regional de Biblioteconomia

CRB15 - Conselho Regional de Biblioteconomia 15ª Região

Notícias/Novidades

15/02/2017 - Projetos de leitura movimentam ES e Norte de Minas

Iniciativas disponibilizam acesso gratuito a livros

Para fomentar o hábito de leitura, projetos sociais do Espírito Santo e de Minas Gerais disponibilizam alternativas gratuitas de acesso a livros. Verdadeiras fontes de inspiração, as ações são promovidas por voluntários interessados em estimular o exercício da cidadania e colaborar com a construção de uma sociedade melhor.

Jovem monta projeto de leitura em praia de Vila Velha

A tradutora Suzana Lordelo, 24 anos, implantou um projeto social na orla da Praia da Costa, em Vila Velha, que empresta livros a quem passa pelo local. O acervo conta com cerca de 120 obras, reunidas pela tradutora em dezembro do ano passado. O objetivo é viabilizar o acesso à leitura a comunidades diversas, inclusive aos moradores de periferias, que normalmente têm maior dificuldade de acesso à literatura.

O objetivo da tradutora é viabilizar o acesso à leitura a comunidade (Foto: Vitor Jubini/ A Gazeta)

O objetivo da tradutora é viabilizar o acesso à leitura a comunidade (Foto: Vitor Jubini/ A Gazeta)



O espaço fica localizado em uma tenda próxima ao cruzamento entre a Avenida Antônio Gil Veloso com a Rua Pernambuco, e funciona às terças e quintas-feiras, de 9h30 às 17h30. O tempo de empréstimo é de uma semana e é necessário cadastrar-se para retirar as obras. Interessados em doar livros para o projeto devem contatar Suzana Lordelo Braga pelo Facebook ou na própria tenda.

Clube Tamboril incentiva leitura em Pirapora

Criado em 2014, o Projeto Clube Tamboril mantém espaços de leitura e de troca de livros em Pirapora, Minas Gerais. O primeiro ponto de troca utilizou uma geladeira, denominada Geloteca, para armazenar as obras disponíveis. A partir de 2015, a geladeira passou a percorrer vários pontos da cidade, incluindo feiras típicas.
Entre as ações do grupo, a Geloteca, que funciona como ponto de escambo de livros (Foto: Clube Tamboril/Divulgação)

Entre as ações do grupo, a Geloteca, que funciona como ponto de escambo de livros (Foto: Clube Tamboril/Divulgação)



Atualmente, a ação conta com 12 voluntários, entre escritores, artistas e outros profissionais da região, que levam as Gelotecas a um número maior de bairros da cidade e pontos turísticos, como por exemplo, o Mercado Municipal. O empréstimo é registrado pelo próprio usuário, e a iniciativa tem despertado interesse de jovens leitores da cidade, em especial o público infantil, que participa de saraus de leitura e assiste a encenação de histórias.

Projetos sociais que envolvem leitura precisam ser reconhecidos

A última edição da revista do CRB-6 trouxe uma matéria sobre a importância da criação de projetos de incentivo à leitura pela comunidade. Confira em http://blog.crb6.org.br/wp-content/uploads/2016/11/Revista-CRB-6-Informa-Sequencial.pdf.




Notícias Arquivadas




Conselho Regional de Biblioteconomia 6º Região MG/ES
Avenida Afonso Pena, 867/1112 - Centro - Belo Horizonte - MG | 30130-002
Telefones: (31)3222-4087 | 3224-8355 | 3213-5644 | E-mail: crb6@crb6.org.br