Sistema CFB/CRB Conselho Federal de Biblioteconomia Conselho Regional de Biblioteconomia

CRB15 - Conselho Regional de Biblioteconomia 15ª Região

Últimos Eventos:


15/02/2017à15/02/2017
Grupo de Trabalho do PELLLB-MG se reúne nesta semana
Na próxima quarta-feira (15), às 13h30, o Grupo de Trabalho do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Minas Gerais (PELLLB-MG) se reunirá para alinhar metas e diretrizes de seu plano de ação. O local do encontro será a Sala de Cursos do Anexo Professor Francisco Iglésias, na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa (Rua da Bahia, 1889 – 2º Andar, Belo Horizonte/MG).

PELLLB-MG
(Foto: Divulgação)

  O GT conta com a presença de um número expressivo de bibliotecários, uma vez que será uma oportunidade para pleitear a ampliação do número de vagas para estes profissionais no sistema estadual de ensino, proposta que ainda enfrenta forte resistência da Secretaria de Educação. Participe!

  Acesse aqui o documento Proposta para discussão: Plano de ação.

  Saiba mais

  Acompanhe a agenda e as atualizações do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Minas Gerais (PELLLB-MG) por meio do grupo Caderno do PELLLB de Minas Gerais  no Facebook.
08/02/2017à08/02/2017
Galeno Amorim lança livro “Histórias de Gente Que Lê”
O jornalista Galeno Amorim lança seu 18º livro “Histórias de Gente Que Lê”, que chega à luz, na forma de e-book, em todas as livrarias digitais dia 08 de fevereiro.

Na terça-feira, dia 31 de janeiro, às 20h, tem lançamento virtual.

Para mais informações, clique aqui.

Histórias-de-Gente-Que-Lê
07/02/2017 à 21/02/2017
Sempre Um Papo divulga agenda para o início do ano
sempre-um-papo


Site: Clique aqui
04/02/2017 à 04/02/2017
Comemore o aniversário da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte
Capa


Site: Clique aqui
21/01/2017à18/02/2017
Oficina presencial abordará o desenvolvimento de repositórios digitais
Capa
09/12/2016à29/12/2016
Programação da Biblioteca Municipal de Divinópolis

A Biblioteca Pública Municipal Ataliba Lago, em Divinópolis, divulgou programação de eventos para dezembro. Clube do Xadrez, exposição, lançamento de livro, reuniões e poesia estão na agenda.

No dia 9 de dezembro, às 19h30, haverá o lançamento do livro “O carvalho que mora em mim - raízes e rotas da descendência portuguesa, século XIX - Volume 1” de Cristina Aires Ribeiro de Carvalho.

De 12 a 29 de dezembro, a biblioteca receber a exposição “Ouro Preto em Preto e Branco” com fotografias das Vagner Santo, no segundo piso.

No dia 14, às 19h30, será realizado o encontro da Confraria Cultura Brasil - Portugal em homenagem ao escritor e cronista português Joel Neto.

No dia 16, às 19h, acontecerá o “Sarau de Violão” com alunos da professora Alessandra e Hendrill Sant’anna.

O Clube do Xadrez de Divinópolis realizará vários encontros durante a semana para incentivar a prática em iniciantes. Haverá oficina de xadrez toda segunda-feira, das 17h às 19h, com a instrutora Flávia Nogueira. Nas terças-feiras, além da tradicional oficina com Elismar José Alves (das 17h às 18h30), também será realizada oficina das 9h às 12h com o instrutor Maira Gontijo. Às quartas-feiras a oficina de xadrez acontecerá das 14h às 16h com a instrutora Sandra Melo. Todas as oficinas de xadrez são gratuitas, não é necessário inscrição antecipada.

No dia 21, às 19h, a biblioteca receberá o Diálogo Filosófico “Sobre a divindade e o uno”. A reunião será conduzida por Elismar José Alves da Organização Internacional Nova Acrópole.

Todas as reuniões do mês acontecerão na Sala de Multimeios Adélia Prado.

Fonte: G1


18/11/2016 à 16/12/2016
Métodos e Técnicas em Pesquisa Científica: preparando você para a pós-graduação

Estão abertas até a próxima quarta-feira (16) as inscrições para os módulos 2 e 3 do curso Métodos e Técnicas em Pesquisa Científica, promovido pela Associação dos Bibliotecários de Minas Gerais (ABMG), que busca preparar alunos e profissionais da área para a pós-graduação. As aulas serão realizadas entre os dias 18 de novembro e 16 de dezembro, na Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (ECI/UFMG). Para participar, o interessado deve pagar R$ 245,00 à vista ou R$ 300,00 parcelados em duas vezes – associados da ABMG têm 30% de desconto. As vagas são limitadas.


Ministrado pelas professoras da UFMG Gercina Lima e Benildes Maculan, o curso se constitui de dois módulos: projeto de pesquisa e artigo científico. A carga horária é de 30 horas – 24 presenciais, sempre às sextas-feiras, das 14h às 18h, e seis virtuais (tarefas programadas). Excepcionalmente no dia 18 de novembro o curso será ministrado das 9h às 12h30 e das 14h às 18h.


Benildes Maculan é graduada em Biblioteconomia pela ECI, com mestrado e doutorado em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, também da UFMG. Atualmente, integra o corpo docente do Departamento de Organização e Tratamento da Informação da ECI. Pesquisa questões teóricas e metodológicas relacionadas ao tratamento e recuperação da informação em diferentes contextos, incluindo fundamentos advindos de áreas convergentes como linguística, terminologia, semântica, estatística e comunicação.


Gercina Lima é doutora em Ciências da Informação pela UFMG e pós-doutora em metodologias para o processo de indexação de documentos textuais pelo Departamento de Biblioteconomia e Documentação da Faculdade de Humanidades da Universidade Carlos III, em Madrid, Espanha. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em organização e representação da informação.



Site: Clique aqui
07/11/2016 à 07/11/2016
Convite: UNIFOR-MG sedia evento sobre Biblioteconomia
Capa

Site: Clique aqui
25/10/2016à25/10/2016
CRB-6 realiza palestra "Biblioteca escolar: competência leitora e competências informacionais", em Vitória
Capa
04/10/2016 à 04/10/2016
Participe do seminário "Biblioteca Escolar: Vivenciando o Currículo"
Capa

Site: Clique aqui
22/09/2016à22/09/2016
Belo Horizonte recebe Encontro de Bibliotecas Escolares no Contexto da Ibero América e Caribe
GEBE ECI UFMG O Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar (GEBE) realizará no dia 22 de setembro de 2016 de 17 às 19 horas, o Encontro de Bibliotecas Escolares no Contexto da Ibero América e Caribe. A atividade ocorrerá dentro da programação do X EDICIC (Encuentro de La Asociación de Educación e Investigación em Ciencia de La Información de Iberoamérica y el Caribe) que reunirá entre os dias 21 e 23 de setembro de 2016 na Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais pesquisadores das áreas de Ciência da Informação,  Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia.

Com esse Encontro, o GEBE pretende reunir pesquisadores e profissionais dos países participantes do X EDICIC e que tenham interesse em temáticas relacionadas à biblioteca escolar, para que possam debater e socializar pesquisas, experiências e realidades que por vezes deixam de ser compartilhadas presencialmente por falta de oportunidades.

Vivemos no Brasil um momento importante no que diz respeito às bibliotecas escolares em função da lei 12.244/2010 que pretende universalizá-las nas instituições de ensino do País, o que torna necessário maior cuidado para que a lei se efetive não somente na prática, mas sustentada em pesquisas e diretrizes que subsidiem sua implementação numa perspectiva educadora.

Dessa forma, é importante que se estabeleça diálogo com pesquisadores e profissionais de outros países para que conheçamos diferentes realidades e assim pensemos em estratégias, ações e diretrizes para um melhor desenvolvimento da biblioteconomia escolar no Brasil.

Para participação no Encontro de Bibliotecas Escolares no Contexto da Ibero América e Caribe não haverá custos, mas é necessário que os interessados enviem email para edu_valadares@yahoo.com.br até o dia 22 de agosto confirmando presença.

Para informações sobre outras atividades do GEBE acesse: http://gebe.eci.ufmg.br.

18/09/2016 à 20/09/2016
UFMG sedia XI Encuentro de Directores y X de Docentes de Escuelas de Bibliotecología y Ciencia de la Información del MERCOSUR
Encuentro de Directores y de Docentes

A presidência do evento está sob a responsabilidade da Professora Terezinha de Fátima Carvalho Souza, tendo com vice-presidente a Professora Marília de Abreu Martins de Paiva e como integrantes da coordenação do evento as professoras Benildes Coura Moreira Santos Maculan e Célia da Consolação Dias.

A Escola de Ciência da Informação e toda a comunidade UFMG, se coloca à disposição para a promoção do diálogo no cenário dos países do Mercosul.

Período de realização: 18 a 20 de setembro de 2016

Tema: “A Biblioteconomia em diálogo com a Arquivologia e a Museologia”

Prazo para submissão dos trabalhos: até 30 de abril de 2016

Serviço
Escola de Ciência da Informação
Universidade Federal de Minas Gerais
Av. Antônio Carlos, 6627 – Pampulha
Belo Horizonte – MG
Telefone: (31)3409-5249

Fonte: Blog Biblio News

Site: Clique aqui
16/09/2016à17/09/2016
Belo Horizonte sedia 1ª Conferência Municipal de Leitura, Literatura, Livro e Bibliotecas
Evento vai submeter à deliberação dos participantes a proposta de texto para o Plano Municipal de Leitura, Literatura, Livro e Bibliotecas

Nos dias 16 e 17 de setembro, a Fundação Municipal de Cultura (FMC) realiza a 1ª Conferência Municipal de Leitura, Literatura, Livro e Bibliotecas, no Centro de Referência da Juventude, localizado na Praça da Estação.

CONFER+èNCIA MUNICIPAL DE LEITURA, LITERATURA, LIVRO E BIBLIOTECAS

Durante o encontro, os participantes vão avaliar a proposta de texto para o Plano Municipal de Leitura, Literatura, Livro e Bibliotecas, elaborada conjuntamente por representantes do poder público e da sociedade civil.

A programação da 1ª Conferência Municipal de Leitura, Literatura, Livro e Bibliotecas  conta com cinco eixos temáticos: espaços, projetos e iniciativas para a democratização do acesso e promoção da leitura; programas e ações para a formação dos profissionais atuantes nos segmentos correlacionados; processos criativos de um livro ou material de leitura; produção e comercialização de livros e outros materiais de leitura e divulgação de bibliotecas e livrarias que promovem a valorização da leitura e comunicação.

Participe e contribua com o fortalecimento das políticas públicas voltadas para a democratização do acesso à leitura e à escrita na cidade. Acesse o site http://bhfazcultura.pbh.gov.br/ e faça sua inscrição.
14/09/2016 à 16/09/2016
Encontro ‘Da minha casa para todos: A institucionalização de acervos privados’
Capa


Site: Clique aqui
13/09/2016à13/09/2016
Série Encontros com os escritores: Luis Fernando Verissimo
Luis Fernando Verissimo

Com a participação de Luis Fernando Verissimo, a Universidade do Livro dá início, no dia 13 de setembro, à sérieEncontro com os Escritore. Trata-se de um ciclo de conversas com autores renomados nos mais diversos segmentos.

O bate-papo com Veríssimo acontece na Praça da Sé, em São Paulo, e será mediado pela jornalista mineira Paula Rangel. A proposta é que se explore a história criativa e editorial do convidado, abordando questões como sua formação como leitor, as influências intelectuais presentes em sua trajetória e seu processo de criação e escrita, entre outros temas.

>> Clique aqui para fazer a sua inscrição

12/09/2016 à 10/10/2016
1º Congresso de Gestão Cultural Online
1º Congresso de Gestão Cultural Online

O 1º Congresso de Gestão Cultural online será realizado entre os dias 12 de setembro e 10 de outubro de 2016. Será um evento 100% online, livre e aberto. O congresso terá mesas com as seguintes temáticas:

* Experiências e projetos de cultura e ativismo digital * Gestão Cultural para a produção da cultura livre * As bases da Gestão Cultural * Ferramentas de comunicação de rede e das TIC para a gestão cultural * Centros Culturais e rede comunitária * Profissionalismo na gestão cultural

Para saber mais, acesse aqui.

Site: Clique aqui
07/09/2016 à 15/09/2016
3ª FLIG Minas
Guaxupé recebe do dia 07 ao dia 15 de setembro, a terceira edição da Feira do Livro de Guaxupé – FLIG. O evento visa promover, incentivar e difundir o hábito da leitura, proporcionando à comunidade seis dias de feira de livros com muitas editoras e livrarias, e também o acesso gratuito a atividades culturais, como teatro, contação de histórias, shows de música, demonstração de ginástica artística, coral, shows de mágica, filmes, origamis, quadrinhos, mangás, hip hop, capoeira, poesia, saraus, entre outras.

No dia 07 acontecerá a solenidade de abertura no Teatro Municipal e do dia 08 ao 15, a feira de livros com demais atrações na Casa de Cultura e no Parque da Mogiana.

Confira a programação:

FLIG Guaxupé

Fonte: Câmara Mineira do Livro

Site: Clique aqui
04/09/2016 à 04/09/2016
UFMG realiza Domingo no Campus
Domingo no Campus


Site: Clique aqui
03/09/2016 à 03/09/2016
BH recebe Club Livro Kids com Tatiana Camargos Lamego
Capa

Vem aí, o Club Livro Kids com Tatiana Camargos Lamego do Bem Família.

Vamos entrar num mundo da leitura de forma lúdica e interativa!

Brincadeiras do dia: brincando com as letras, brincando com as cores, brincando com a imaginação e oficina de ilustração.

Público: 4 a 10 anos (idades diferentes sob consulta).

Livro do dia: Mistério no Supermercado (Ana Gabriela de Souza) do movimento Pedagogicamente Responsável da Associação Educore. Doe um livro (opcional). Local: Espaço Um Pé de Biblioteca – Minas Shopping

O Club Livro Kids é uma atividade de Lazer Pedagógico onde o brincar é o meio para gostar de ler. Não é uma oficina de leitura, não é uma roda de leitura, não é uma dinâmica de “contação” de histórias. É um momento de brincar e interagir com crianças em diferentes níveis de alfabetização e leitura de forma lúdica, descontraída e totalmente diferente das atividades escolares, para ampliar o interesse e o encantamento da criança pelo mundo da leitura.

Site: Clique aqui
01/09/2016à30/09/2016
Biblioteca Pública de Formiga convida para Setembro Comemorativo
Capa
01/09/2016à30/09/2016
Biblioteca pública divulga eventos do mês de setembro em Divinópolis
Palestras, exposições, poesia e contação de histórias estão programados. Confira a agenda de atividades da Ataliba Lago.

Hora do Conto é uma das atrações da biblioteca (Foto: PMD/Divulgação) Hora do Conto é uma das atrações da biblioteca (Foto: PMD/Divulgação)

A Biblioteca Pública de Divinópolis divulgou nesta quarta-feira (31) a programação de eventos para setembro. Palestras, exposições, poesia e contação de histórias estão programados.

Até o dia 30 são realizadas duas exposições, uma no primeiro e outra no segundo piso do prédio. A primeira “Júnior Desenhos” apresenta desenhos e pinturas e a mostra “Um mergulho na história” apresenta os 20 anos do Centro da Memória do Livro.

Nesta sexta-feira (2), às 20h, está agendada a Noite da Poesia com participação musical de Mariette e Alice Morais – voz e violão. No sábado (3), às 9h, tem a extensão cultural “Hora do Conto”, com o contato Sérgio Resende. O evento acontecerá no Centro Educacional de Apoio e Atendimento Especializado (Ceae) da Secretaria Municipal de Educação, à rua Tiradentes, 361 – Bairro Santa Clara.

No dia 14, às 19h30, acontece a reunião da Confraria Brasil-Portugal “Um olhar sobre as crônicas do escritor português Miguel Esteves Cardoso”, sob coordenação da escritora Maria de Fátima Batista Quadros.

Quatro palestras acontecerão neste mês. Dia 13 tem a palestra “Sonhos Lúcitos” com a palestrante Priscila Alves, do Instituto Gnosis Brasil. Dia 20 será promovido a Terça Filosófica com a Agefil “A necessidade da decisão: sentido e valor da Filosofia”, com o conferencista Lúcio Álvaro Marques e mediado por Thiago Gandra do Vale. No dia 21 tem o Diálogo Filosófico “O Simbolismo Filosófico do Xadrez” conduzido por Elismar José Alves, Organização Internacional Nova Acrópole. Estas três palestras acontecem às 19h.

Já no dia 29, às 19h30, tem a palestra “Curando o Feminino” – Círculo Psicoterapêutico de Mulheres com a psicóloga e palestrante Cynthia Ribeiro. Todos os eventos serão realizados na Sala de Multimeios Adélia Prado, com exceção das exposições.

Eventos regulares

A programação cultural da Biblioteca Ataliba Lago inclui jogo de xadrez, de segunda a sexta-feira, de 9h às 19h, no 2º piso, e Oficia de Iniciação ao Xadrez, toda terça-feira, das 17h às 18h30h. Toda terça-feira, de 13h às 17h, é realizada a Oficina do Crochê, no Salão da Família Paroquial de Santo Antônio, à Rua 21 de abril esquina com Rua São Paulo, no Centro.

Fonte: G1

29/08/2016à29/08/2016
Debate sobre acessibilidade no Sistema de Bibliotecas da UFMG
Capa
27/08/2016à27/08/2016
Vitória recebe debate sobre “O negro na produção artística brasileira”
O negro na produção artística brasileira

No dia 27 de agosto a Biblioteca promove um debate sobre “O negro na produção artística brasileira”. Magalli Lima e Rogineire Reis discorrerão sobre seus trabalhos que retratam o negro na produção artística e cultural brasileira, em especial na música e teledramaturgia, o debate será mediado pela jornalista Ivana Esteves.

Na ocasião do debate também acontece o lançamento do livro (e-book) de Magalli Lima “Mulheres na música brasileira” e a apresentação do recital “Afrodiziam” do ator performer Markus Konká que traz ao palco a interpretação de poesias de escritores negros.

Entrada franca.
25/08/2016 à 26/08/2016
Faça sua inscrição para o eDOC MG 2016
Capa

Site: Clique aqui
25/08/2016 à 26/08/2016
Vem ai o eDOC MG 2016, o maior evento de gestão da informação do Brasil
eDOC MG 2016


Site: Clique aqui
24/08/2016à24/08/2016
A Leitura, Entre a Biblioteca e a Escola acontece em Belo Horizonte
Capa
23/08/2016à23/08/2016
Aula na Biblioteca
Capa
23/08/2016à23/08/2016
Em Vitória, Viagem pela Literatura leva histórias para o Cajun do Romão
Tornar a literatura mais acessível e aproximar as crianças do mundo dos livros. Essa é a proposta do projeto Viagem pela Literatura, que desembarca na próxima terça-feira (23), a partir das 15 horas, no Cajun do Romão, com a atividade Contação de Histórias.

Quem vai comandar a atividade são as contadoras Alzira Bossois, Marcia Castro, Marta Samor e Tiana Magalhães, do Grupo Chão de Letras. Entre as histórias narradas, estão “As Três Bruxinhas”, de Marta Samor; “Tamanduá Chorão”, de Mirna Pinski; “A Casa Sonolenta” de Audrey Wood; “A Baleia Jubarte”, de Rodrigo Campaneli, além dos contos populares “João sem Medo”e  “O Pescador e a Sereia”.

No local, o público também vai poder conferir a caixa-estante, uma minibiblioteca itinerante para empréstimo de livros de diversos gêneros – infantis, juvenis, adultos –, além de revistas e gibis.

Marta Samor

Fonte: Prefeitura de Vitória | SEMC | Leonardo Vais
15/08/2016à19/08/2016
Congresso Online: Gestão de Documentos – InformationShow SP 2016

InformationShow SP 2016

O Instituto Information Management estará realizando durante a semana do dia 15/08 à 19/08, no horário das 14h às 15h, o Congresso Online de Gestão de Informações e Documentos com objetivo de levar informações relevantes ao público de gestores da informação que estão começando seus projetos na área ou que precisam de informações conceituais para formação de suas equipes.



Organizado em cinco módulos de 1 hora cada, o participante terá uma visão integral de todas as áreas da gestão da informação de forma simples e prática, com conteúdo apresentado por especialistas renomados do mercado. Após cada apresentação serão respondidas  as dúvidas cujas perguntas poderão ser enviadas via Chat ou por e-mail.



O Congresso Online é uma prévia do INFORMATIONSHOW 2016  que acontecerá entre os dias 27 e 28 de setembro, em São Paulo.



InformationShow SP 2016

Veja a seguir a grade de conteúdo do evento:



Dia 15/08 – Módulo 1 – Sônia Stropa


Organização Documental – Nesta apresentação a especialista em gestão documental, Sônia Stropa, faz uma abordagem teórica e conceitual sobre o são documentos, como classifica-los de acordo com a legislação existente, como utilizar a tabela de temporalidade e como proceder sua guarda, arquivamento e descarte.



Dia 16/08 – Módulo 2 – Wilton Tamane


Digitalização – O professor e instrutor Wilton Tamane mostra nesta apresentação como lidar com a transformação dos documentos analógicos (papel) para documentos digitais. Saiba como organizar  o conteúdo analógico para a digitalização, que processo utilizar para captura da imagem dos documentos, quais as tecnologias e seus hardwares e softwares são mais adequados para cada tipo de trabalho e como conduzir a disponibilização dos documentos digitalizados para os processos de negócios das organizações.



Dia 17/08 – Módulo 3 – Christian Ribas


Legalidade dos Documentos Digitais – Documentos eletrônicos, assinatura digital, certificação eletrônica. A convergência entre o direito e a tecnologia provocou o aprofundamento dos estudos jurídicos nesta área. Como melhorar a validade jurídica e a eficácia probante dos documentos eletrônicos? Como a tecnologia pode ser utilizada para os processos internos, as relações externas e o próprio judiciário? Este debate será conduzido apelo especialista em legalidade de documentos Christian Ribas que levará estas questões para o dia a dia dos usuários corporativos.



Dia 18/08 – Módulo 4 – Carlos Bassi


BPM – O consultor de processos e BPM, Carlos Bassi, falará mostra na sua apresentação como os Processos de negócios hoje estão profundamente influenciados pelo BPM – Business Process Managent. Bassi, que é especializado em Gerenciamento Eletrônico de Informação, apresentará, na prática, como é o dia a dia das empresas que baseiam seus processos de trabalho, bem como seus negócios com a gestão da informação dentro de sistemas de ECM (Enterprise Content Management). Nesta apresentação, o tema principal foca em como gestão de informações desempenha um papel fundamental, possibilitando que todas essas economias aconteçam de forma natural, levando a maior eficiência num mundo que se prepara para os negócios digitais.



Dia 19/08 – Módulo 5 – Luiz Felipe Figueiredo


A Inteligência Artificial Semântica e  a Web 3.0 – Nesta fase de transformação digital das empresas em todo o mundo ferramentas e tecnologia ampliam o escopo do trabalho e dos conceitos de automação. Veja nesta apresentação do especialista Luiz Felipe Figueiredo  como se deu a Web 1.0 para a Web 3.0, quais as diferenças entre a busca comum e a busca semântica, quais são os benefícios da tecnologia nos negócios e como funciona a tecnologia semântica na prática e como ela pode elevar o alcance dos negócios em mercados competitivos como o nosso.



>> Faça sua inscrição sem custo aqui


10/08/2016à10/08/2016
Belo Horizonte recebe oficina literária com Carol Bensimon
A participação é gratuita e interessados têm até 5 de agosto para garantir a vaga

Carol Bensimon (Foto: Homo Literatus) Carol Bensimon (Foto: Homo Literatus)

O Projeto Literaturas [Encontro com autores da nova literatura brasileira], realizado pelo Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), está com as inscrições abertas para interessados em participar de oficina literária com a escritora gaúcha Carol Bensimon.

A convidada irá abordar o tema O conto brasileiro, em encontro que acontece no dia 10 de agosto, das 16h30 às 18h30, no CCBB de Belo Horizonte (Praça da Liberdade, 450).

A participação é gratuita e interessados devem garantir a vaga pelo e-mail textointermidia@textointermidia.com.br. No corpo do e-mail devem constar o nome completo do interessado, idade, ocupação, RG e, em anexo, currículo de no máximo 20 linhas, além de carta de intenção, defendendo a participação na oficina, com até 20 linhas.

O prazo para envio das informações é até 5 de agosto.

Fonte: Publishnews
01/08/2016à31/08/2016
Montes Claros recebe II Cine Sertão
Capa

No ano em que se comemoram os 150 anos de nascimento do grande escritor Euclides da Cunha, a Biblioteca Universitária Comunitária do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais (ICA/UFMG) promoverá, nos dias 15 e 16 de agosto, a II Mostra de Cinema “Cine Sertão”. O evento objetiva possibilitar à população de Montes Claros acesso à cinematografia, visando à formação sociocultural, política e inclusiva no âmbito cotidiano da universidade, bem como divulgar a importância do escritor Euclides da Cunha enquanto representante do pré-modernismo na literatura brasileira.

No dia 15, além da exibição do documentário “100 Anos Sem Euclides”, a Mostra também contará com a palestra “Euclides da Cunha e a Literatura da História do Homem-Sertão”, ministrada pela Professora Eva Cunegundes, que discorrerá sobre a trajetória do autor no transcurso político do final do século XIX, onde o autor registrou em palavras literárias, o drama e a história de sangue do homem sertanejo ante a desilusão republicana. No dia 16, a Mostra exibirá o filme “Guerra de Canudos”, inspirado na sua obra mais famosa: “Os Sertões”.

Para o coordenador da Mostra, o bibliotecário Josiel Santos (CRB-6/2577), o evento é uma oportunidade para conhecer melhor a obra e a importância desse escritor para a literatura brasileira, uma vez que Euclides da Cunha representa um corte na cultura urbana, tradicionalmente repetidora dos modelos europeus. “A obra de Euclides da Cunha – e, em especial, ‘Os Sertões’ – tem uma importância histórica da mesma profundidade da obra de Machado de Assis. Enquanto este denunciava a falta de autenticidade dos grupos dominantes do litoral, Euclides descia por um interior desconhecido, transformando o espanto da descoberta das mazelas do sertão num “grito de aviso à consciência nacional”, ressalta Josiel.

Durante todo o mês de agosto, também ocorrerá a “Exposição Bibliográfica Euclides da Cunha: 150 Anos de Nascimento – Acervo do Sertão”. A exposição é inspirada na obras literárias do autor. A abertura ocorrerá no dia 1º de agosto, onde as principais obras de Euclides da Cunha estarão expostas na Biblioteca do ICA.

O evento é gratuito e aberto a toda comunidade acadêmica, bem como a toda a população de Montes Claros e região. Ao final, serão enviados certificados de participação.

Para mais informações, entre em contato no e-mail: bibliotecadoica@gmail.com ou nos telefones: (38)2101-7725/2101-7726.

PROGRAMAÇÃO

Dia 1º a 31/08

7 às 22h: a Exposição “150 Anos de Nascimento de Euclides da Cunha – Acervo do Sertão”

Dia 15/08
8h30: Documentário: “100 Anos Sem Euclides”
9h30: Palestra: “Euclides da Cunha e a Literatura da História do Homem-Sertão” – Professora Eva Cunegundes

Dia 16/08
8h: Filme: “Guerra de Canudos”
10h55: Visita a Exposição: “150 Anos de Nascimento de Euclides da Cunha – Acervo do Sertão”

Local das sessões: Auditório – Bloco C e Biblioteca do ICA/UFMG
29/07/2016à29/07/2016
Palco Biblioteca

Bibliotecário belo-horizontino promove projeto sobre linguagens artísticas



Fomentar o debate sobre diversas linguagens artísticas, por meio de publicações bibliográficas, é a proposta doPalco Biblioteca, desenvolvido pelo bibliotecário Josenberg Rodrigues (CRB-6/2800). Completando um ano, o projeto convida artistas, pesquisadores e pensadores para encontros culturais na capital mineira.



Josenberg Mendes, idealizador do projeto Palco Biblioteca (Foto: Tarcísio de Paula) Josenberg Mendes, idealizador do projeto Palco Biblioteca (Foto: Tarcísio de Paula)

A próxima edição do Palco Biblioteca será no dia 29 de julho, às 20h, no Acervo Artístico e Literário, do Sesc Palladium. O historiador e jornalista André Mesquita é o convidado da noite e apresentará uma discussão a respeito de seu livro “Insurgências poéticas: arte ativista e ação coletiva”.



O bate papo contará com a presença da arquiteta Belisa Murta e mediação de Roberto Andrés, professor da UFMG e colunista do jornal O Tempo. O coletivo MASTERp la no realiza uma intervenção artística.



Serviço 


Palco Biblioteca com André Mesquita
Data: 29 de julho de 2016
Horário: 20h
Local: Acervo Artístico e Literário
Rua Rio de Janeiro, 1046 – Centro | Belo Horizonte/MG
Entrada gratuita


28/07/2016à28/07/2016
Música e poesia na reabertura da Biblioteca Pública do Espírito Santo
Biblioteca Pública Estadual do Espírito Santo

Música, literatura e sarau celebram a reabertura da Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES), nesta quinta-feira (28), às 19 horas. A programação conta com a apresentação da poesia de Narciso Araújo, Quarteto de Cordas e canto lírico de Natércia Lopes. Além disso, o novo vídeo institucional da Biblioteca será apresentado ao público. A entrada é livre.

A reforma

O espaço recebeu melhorias na estrutura interna e externa, contando com um ambiente climatizado, sistema de videomonitoramento, nova pintura e projeto de paisagismo.

Além disso, a BPES está em processo de aquisição do software Sophia de Bibliotecas, que se baseia nos padrões internacionais de catalogação e gerenciamento, criando uma ponte de acesso às obras on-line da Biblioteca Nacional, integrando o acervo da BPES. E em breve, a biblioteca contará também com rede Wi-Fi para os seus usuários.

Serviço:
Reabertura da Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES)
Sarau musical e literário, com Quarteto de Cordas e Canto Lírico com Natércia Lopes
Data: 28 de julho, às 19 horas
Local: Av. João Batista Parra, 165 – Enseada do Suá, Vitória
Entrada livre

Fonte: SECULT | Carol Veiga | Erika Piskac | Danilo Ferraz

27/07/2016 à 27/07/2016
I Encontro Estadual Agentes de Leitura do Programa Arca das Letras acontece em BH
Capa

A EQUIP – Escola de Formação Quilombo dos Palmares firmou um convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário/SRA para realizar uma pesquisa sobre o programa Arca das Letras e analisar seus dez anos de existência, bem como fornecer subsídios visando o aprimoramento de técnicas e metodologias de estimulo a leitura e formação de leitores.

Para isso, será realizado um evento denominado Grupo Focal – I Encontro Estadual Arca das Letras, no dia 27 de julho, no Auditório da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário, em Belo Horizonte/MG, situado à Av. Afonso Pena, 867, Edifico Acaiaca, 19ª Andar, Centro. O evento ocorre de 9h  as 17h.

A EQUIP informa que se responsabilizará em pagar o transporte de ida e volta e o almoço aos agentes de leitura.

Para fazer sua inscrição, entre em contato com a Sra. Rebeca Souza pelo telefone (31)3344 3397 ou pelos  e-mails rebeca.souza@mda.gov.br, rebecacaroliny@gmail.com ou rebecacaroline@yahoo.com.br.

Fonte: Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário em Minas Gerais – DFDA/MG

Site: Clique aqui
23/07/2016à23/07/2016
2º Encontro de Leitores do Sul de Minas já tem data marcada
A segunda edição do ‘Encontro de Leitores do Sul de Minas’ já está com data marcada: 23 de julho, dentro da Programação do Festival de Inverno, de Itajubá. O evento começará às 8:30h e acontecerá na Praça Jornalista Sebastião Inocêncio, no bairro BPS.

LEITORES DO SUL DE MINAS

Idealizado por um grupo de jovens que se reuniam para a prática da leitura, em Piranguçu, o evento foi desde o início apoiado pela Livraria Lume Cultural (de Itajubá). “Incentivar a leitura através da integração de pessoas de diversas idades, proporcionando também visibilidade aos autores regionais são os principais propósitos do Encontro”, destacou um dos integrantes da Equipe Organizadora, Samuel Roque Domingos.

Na opinião dos jovens, o número de leitores no país está abaixo do esperado. “Fatores como a pouca oferta de bibliotecas, políticas públicas pouco intensivas ao estímulo de ler e até a visão, muitas vezes reforçada por instituições e educadores, da leitura como obrigação ou punição, corroboram para esse cenário”, comentou a proprietária da Lume Livraria, Luciana Oliveira que, paralelamente, comparou: “Nas redes sociais, incluindo-se aquelas destinadas ao tema livro e leituras, o Brasil figura entre os que lideram mundialmente quando se trata do volume de usuários”.

Como experiência, o grupo traz a primeira edição realizada com sucesso, em julho de 2015. Nas palavras de Samuel, “foi um desejo virtual que se tornou concreto, reunindo, em uma única tarde, cerca de cem pessoas de diversas cidades para participar de um evento literário”. Naquela ocasião, o conceituado blog de Galeno Amorim – ‘Por um Brasil que Lê Mais’, fez divulgação do evento e cumprimentando a iniciativa.

Como atrações para II Encontro de Leitores do Sul de Minas, a organização traz a mesa de conversa com escritores, gincana literária, intervenções poéticas, palestras com autores, incentivo ao cosplay literário e stand da Livraria Lume Cultural com venda de livros novos e usados.
23/07/2016 à 31/07/2016
Em BH, Férias no Museu terão oficinas, exposições e caminhada na mata
Museu abriga exposições de paleontologia, arqueologia, mineralogia e cartografia histórica, que também poderão ser visitadas durante as férias (Foto: Robson Miranda/UFMG) Museu abriga exposições de paleontologia, arqueologia, mineralogia e cartografia histórica, que também poderão ser visitadas durante as férias (Foto: Robson Miranda / UFMG)

Pintura, plantio e reciclagem então entre os temas das oficinas que compõem a programação de férias do Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB) da UFMG, que começa no próximo sábado, 23, e segue até dia 31. As atividades serão realizadas das 11h às 15h.

A oficina Pigmentos, que ocorrerá no primeiro dia, consistirá em pinturas com uso de elementos naturais, como plantas e minerais. No domingo, em Pintura de areia, os participantes aprenderão a fazer composições usando cola e grãos de areia de diferentes cores. A feitura de mudinhas de plantas de uso culinário e medicinal será trabalhada na terça, dia 26, na oficina Plantar.

A oficina Papel reciclado artesanal, prevista para quarta-feira, 27, ensinará a preservar árvores, economizar água e energia, gerar empregos e a reduzir a poluição por meio da reciclagem do papel. Na quinta-feira, a oficina deRéplicasvai possibilitar a produção de réplicas de fósseis de animais pré-históricos as quais poderão ser levadas para casa pelos participantes.

A oficina de Cartão ecológico, que compõe a programação da sexta-feira 29, vai ensinar a produzir arte com papel reciclado artesanal e elementos da natureza. No sábado, dia 30, Pintura de areia será novamente ministrada. No domingo, dia 31, a programação se encerra com reedição da oficina Pigmentos.

Exposições

A programação de férias será completada com exposições de paleontologia, arqueologia, mineralogia, cartografia histórica, além da mostra Pipiripim. Também estarão abertas ao público as exposições Supermercado vivo, sobre plantas, e Morcegos: mitos e verdades.

Uma caminhada na mata também ocorrerá todos os dias, às 10h30 e às 14h30. O Espaço Interativo de Ciências da Vida poderá ser visitado em sessões às 12h, 14h e 16h.

As inscrições serão feitas na área de visitação do Museu, pouco antes do início das atividades. Cada oficina possui 20 vagas, e o participante pagará apenas o valor de R$ 6, que corresponde à taxa de entrada no Museu. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31)3409-7607.

O MHNJB fica na rua Gustavo da Silveira, 1.035, bairro Santa Inês.

Fonte: UFMG

Site: Clique aqui
23/07/2016 à 23/07/2016
Participe do Circuito UFES de Leituras
Circuito Ufes de Leitura


Site: Clique aqui
19/07/2016 à 21/07/2016
Congresso Integrar 2016: Curadoria Digital
Congresso Integrar 2016

Indiscutivelmente a digitalização dos acervos é um recurso de preservação e disseminação, mas será que estamos conseguindo promover o maior acesso ou estamos apenas duplicando nossos acervos sem saber o que de fato podemos fazer com esse material? Quanto tempo esses arquivos serão legíveis? Você já ouviu falar de curadoria digital?

Aquiles Brayner estará conosco no 3o Integrar e falará sobre “Curadoria Digital: propostas e desafios”.

As instituições de memória cultural se deparam hoje com o imenso desafio de arquivar, oferecer acesso e preservar os conteúdos digitais que caracterizam a nossa época. É neste contexto que nasce a atividade do curador digital com o objetivo de implementar soluções viáveis de criação e disseminação de acervos eletrônicos. A palestra oferecerá um panorama sobre a gênese e considerações em torno da importância da curadoria digital em bibliotecas, arquivos e museus a partir de projetos baseados em atividades de crowdsourcing, pesquisa em humanidades digitais, criação de plataformas interativas para análise e visualização de dados eletrônicos, entre outros exemplos de atividades inovativas que destacam o importante papel das nossas instituições na era da informação eletrônica.

Venha participar! Faça sua inscrição pelo www.integrar.febab.org.br.

Site: Clique aqui
16/07/2016 à 24/07/2016
Participe da 32ª Feira do Livro de Brasília
32ª Feira do Livro de Brasília

A 32ª Feira do Livro de Brasília será realizada entre os dias 16 e 24 de julho, no Centro de Convenções, das 9h às 21h. Esta edição do evento tem como o tema “Meu Mestre, Meu Livro”.

Valores para compra de espaços: 1 Estande Padrão: 15m², 2m20 altura, testeira com 50 cm, 4 prateleiras, 3 bancadas, 2 pontos de energia e internet.

Associados da Câmara Brasileira do Livro – R$ 5.850
Demais instituições sem vínculo com a Câmara do Livro – R$ 6.750
Mais informações: expofeiradolivrodebrasilia2016@gmail.com

Fonte: CBL

Site: Clique aqui
11/07/2016 à 15/07/2016
20º Congresso de Leitura do Brasil
20º Congresso de Leitura do Brasil

O 20º Congresso de Leitura do Brasil, com o tema “nas dobras do (im)possível”, abre-se como espaço de discussão e troca de experiências que apontem para os processos inventivos, criativos e imaginativos da leitura. Queremos envolver os participantes com as múltiplas dobras da leitura, nos atos de invenção e criação e com aquilo que deles se desdobra. Com autores e pesquisadores, suas poetagens e suas escrituras, convidamos os participantes a partilhar suas tantas experimentações, seus inventos, seus trabalhos, explorando o universo da leitura em olhares atravessados pelo sonho, pelo irreal, pela possibilidade de alcance daquilo que ainda não é, daquilo que está em potência.

Confira a programação, aqui.

Site: Clique aqui
11/07/2016à15/07/2016
Belo Horizonte recebe oficina de reforma, reparo e higienização de livros
Capa

Aprenda esta arte artesanal em um curso profissionalizante, no qual o aluno poderá atender bibliotecas, sebos e o público em geral, ou mesmo utilizar os conhecimentos adquiridos em seus próprios livros!

A oficina é ministrada pela professora Fátima Regina, que atua há 12 anos na área.

O objetivo é colaborar para a interrupção dos processos de deterioração, conferindo estabilidade e longevidade aos livros, recuperando sua integridade e reformando a sua estrutura física com ensinamentos práticos de pequenos e grandes reparos (limpeza interna e externa, novas capas, costuras e colagens), com apostila ilustrativa e utilização de alguns materiais recicláveis, para que este livro se torne viável novamente para a sua leitura e continuação como um bem cultural.

Turma 1: de 11 a 15 de julho de 2016, 18:00 às 22:00.

Centro de Referência da Moda
Rua da Bahia, 1.149 – Centro
Belo Horizonte – MG
E-mail: farresilva@yahoo.com.br
Telefone: (31)99624-8843
11/07/2016à16/07/2016
Cordisburgo recebe 28ª Semana Roseana
Evento comemora 60 anos do lançamento do livro Grande Sertão: Veredas

Em sua 28ª edição, a Semana Roseana movimenta o público e atrai turistas à terra natal de Guimarães Rosa, Cordisburgo (MG). O evento, que acontece no período de 11 a 16 de julho, oferece atividades culturais e educativas gratuitas. Com o tema Grande Sertão: Veredas, a Semana Roseana tem o intuito de promover a obra de Guimarães Rosa, fomentando o conhecimento da literatura por meio de linguagens artísticas.

SEMANA ROSEANA

Neste ano estão previstas feira gastronômica sertaneja, apresentações artísticas, exposições, palestras, oficinas, caminhada literária urbana com o Grupo Caminhos do Sertão e narração de histórias pelo Grupo Miguilim.

Autor de clássicos da literatura brasileira, Guimarães Rosa é anualmente homenageado pela Semana Roseana, que chega a 28ª edição, na sua terra natal - Foto: IEB/USP – Fundo João Guimarães Rosa (reprodução) Autor de clássicos da literatura brasileira, Guimarães Rosa é anualmente homenageado pela Semana Roseana, que chega a 28ª edição, na sua terra natal (Foto: Reprodução/IEB/USP/Fundo João Guimarães Rosa)

Confira aqui a programação completa da festa.

30/06/2016 à 30/06/2016
Exposição na Biblioteca Central da UFMG reúne trabalhos de estudantes
Exposição na Biblioteca Central reúne trabalhos de estudantes da EBA (Foto: Alex Vilaça) Exposição na Biblioteca Central reúne trabalhos de estudantes da EBA (Foto: Alex Vilaça)

Desenhos, performances e instalações artísticas compõem mostra organizada por 16 estudantes da Escola de Belas Artes, aberta ao público até o próximo dia 30, no saguão da Biblioteca Central, campus Pampulha.

A exposição foi concebida no âmbito da disciplina de Desenho, ministrada pela professora Conceição Bicalho, que abre espaço para atividades no campo tridimensional e para experiências em performance e instalação artísticas.

“Com as vanguardas e com todas as crises de exposição e de trabalho emoldurado, a migração para o objeto tridimensional é quase um sintoma da sociedade de consumo”, afirma Conceição Bicalho. Dessa forma, como alguns estudantes pensam em se enveredar pelos estudos em escultura, a disciplina procura extrapolar o campo do plano, do ponto e da linha, para aprofundar em outras dimensões, corpos e espaços.

A exposição fica aberta de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h, na Biblioteca Universitária, campus Pampulha. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-5521.

Fonte: UFMG

Site: Clique aqui
30/06/2016 à 30/06/2016
Participe da palestra: Entre papéis – uma experiência na Library of Congress
Capa

A Escola SENAI Theobaldo De Nigris, antiga parceira da ABER, tem o prazer de convidá-los para a palestra “Entre papéis – uma experiência na Library of Congress”, a ser ministrada por Caetana Dultra Britto.

Caetana é produtora cultural com especialização em preservação de papéis. Após fazer nossos cursos, realizou estágio na Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos no início deste ano e irá compartilhar sua experiência nesta palestra. Após sua fala haverá a exibição do documentário “Library of Congress, Behind the Scenes at the World’s Largest Library”, com duração de 90min. O vídeo é em inglês, sem legendas.

A palestra será gratuita, com certificação. É necessário fazer inscrição.

Serviço Data: 30/06/2016, às 19h Local: Auditório da Escola SENAI Theobaldo De Nigris – Rua Bresser, 2315 – Mooca (próximo ao metrô Bresser, linha vermelha) Inscrições: preencher a ficha (clique no link a seguir para ter acesso https://db.tt/PyGqVKNE) e envie-a exclusivamente para os e-mail: senaigrafica@sp.senai.br ou atendimento114@sp.senai.br Telefone: (11)2797-6333

Site: Clique aqui
22/06/2016 à 22/06/2016
Grupo Brasileiríssimo abre as portas do Palácio da Cultura para o público, em Vitória
Capa

A classe artística ligada ao cinema, artes plásticas, teatro, música e a população de um modo geral terá uma noite exclusiva para conhecer o Palácio da Cultura Sônia Cabral. A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) realiza no próximo dia 22 de junho uma noite especial para apresentar o novo espaço cultural ao público e aos jornalistas após a reforma realizada pelo Governo do Estado. O show da noite fica por conta do grupo Brasileiríssimo que vai apresentar releituras de sucessos da música popular brasileira. Todos estão convidados.

O prédio do palácio abrigava anteriormente a antiga Assembleia Legislativa e agora será transformado em um centro de formação cultural e apresentação de espetáculos ligados à música, artes cênicas e outras linguagens artísticas.

“O objetivo é promover a rica cena cultural do Estado e contribuir para a democratização do acesso à cultura abrindo as portas inclusive para alunos da rede pública e jovens da periferia que participam do programa de Ocupação Social do Governo do Estado”, destaca o secretário de Estado da Cultura, João Gualberto.

A Secult está realizando, neste mês de junho, uma temporada de abertura e testes acústicos no palácio. Serão quatro eventos no total. Dois já ocorreram: um em homenagem aos operários que trabalharam na obra e o outro para os deputados estaduais que atuaram na antiga assembleia. Todos estão encantados com a reforma do local. O terceiro evento será para a classe artística e população em geral (dia 22 de junho) e o último para empresários.

O Palácio da Cultura Sônia Cabral foi planejado para oferecer ao público salas de concertos, salas de ensaios, camarins, bilheteria, área administrativa e etc. Todos os setores bem distribuídos nos três andares do edifício. O imóvel também foi adequado para acessibilidade, com banheiros adaptados em todos os andares e elevador com acesso aos três pavimentos.

Um pouco de história

O prédio do antigo Palácio Domingos Martins, que já abrigou a sede da antiga Assembleia Legislativa do Estado e também a Casa do Cidadão de Vitória, foi construído em 1606 e abrigava, de início, a antiga Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia. Em 1912, o prédio foi remodelado pelo arquiteto André Carloni, no governo de Jerônimo Monteiro (1908-1912), com a finalidade de se construir uma sede para a Assembleia Legislativa. Este novo espaço faz parte do Programa de Preservação e Revitalização do Patrimônio Cultura, que é integrante do Plano Estratégico de Ação e Política Cultural do Governo do Estado, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Serviço Temporada de Abertura Palácio da Cultura Sônia Cabral Apresentação do Grupo Brasileiríssimo Data: 22 de junho, às 19 horas Local: Palácio da Cultura Sônia Cabral, Praça João Clímaco – Cidade Alta / Vitória Entrada livre

Site: Clique aqui
22/06/2016 à 22/06/2016
UFMG recebe oficina sobre o Programa Memória do Mundo da UNESCO
Capa

Anualmente o Comitê do Brasil do Programa Memória do Mundo da UNESCO – MoWBrasil lança um Edital para candidaturas de acervos a serem reconhecidos como patrimônio da memória brasileira. O objetivo principal do Programa é promover a identificação, proteção e divulgação de acervos arquivísticos e bibliográficos considerados de valor para a memória da humanidade.

Para uma apresentação mais ampla do Programa Memória do Mundo e orientação dos interessados na proposição de suas candidaturas em 2016, o Comitê oferece oficinas regionais. Na quarta-feira (22), das 10h às 13h, a oficina será ministrada no Auditório Azul da Escola de Ciência da Informação da UFMG.

A apresentação será feita por Carlos Augusto Ditadi, representante brasileiro no Comitê Regional da América Latina e do Caribe, e Diná Marques Pereira, bibliotecária da UFMG e membro do Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo.

Os interessados em participar da oficina devem se inscrever até o dia 21 de junho pelo e-mail dir@bu.ufmg.br. Será oferecido certificado.

Quem pode se candidatar no Programa Memória do Mundo?

Entidades públicas ou privadas, bem como pessoas físicas que detenham patrimônio documental ou bibliográfico de inquestionável valor para a memória documental brasileira, podem se candidatar no Comitê Nacional do Programa Memória do Mundo da Unesco.

De acordo com o edital dos anos anteriores, “a proposição de candidaturas tem por objeto a nominação, no Registro Memória do Mundo do Brasil, de documentos ou conjuntos documentais, de natureza arquivística ou bibliográfica, custodiados em território nacional e de relevância para a memória coletiva da sociedade brasileira”.

Os documentos podem ser tanto textuais (manuscritos ou impressos), quanto audiovisuais (registros sonoros, vídeos), iconográficos (fotografia, gravura e desenho) ou cartográficos, em suporte convencional ou digital. Para serem submetidos, devem estar em bom estado de conservação, documentados, catalogados e acessíveis para o público. A relevância dos documentos é avaliada pelo Comitê, tendo como critérios o impacto e o significado dos registros documentais para a história e a cultura brasileiras.

Clique aqui para saber mais sobre o Programa Memória do Mundo da UNESCO.

Fonte: UFMG

Site: Clique aqui
19/06/2016 à 19/06/2016
Visite a exposição Territórios de Direitos, em BH
Territórios de Direitos

A exposição fotográfica Territórios de Direitos integrou a 14ª Semana dos Museus e estará no Memorial Minas Gerais Vale até 19/6. As fotos foram produzidas por adolescentes que participam do Programa Proteger é Preciso, iniciativa da Fundação Vale para a prevenção e o enfrentamento das violações dos direitos de crianças e adolescentes. Participe!

Site: Clique aqui
16/06/2016 à 16/06/2016
1º Ciclo de Formação de Editores
Uso da bibliometria para ampliar visibilidade de periódicos será abordado no ciclo de formação de editores

Capa

A quinta palestra do 1º Ciclo de Formação de Editores, marcada para a próxima quinta-feira, 16, abordará a utilização das bases de citações e bibliometria para aumentar a visibilidade dos periódicos.

O assunto será tratado pelo professor Max Cirino [foto], do Centro Universitário UNA, que apresentará breve histórico e exemplos de análises bibliométricas, como fontes, autores e palavras-chave mais citados. Um dos exemplos a serem focalizados é o modelo de análise automática de dados da SciELO.

A bibliometria é uma área de estudos da Ciência da Informação que tem papel relevante na análise da produção científica com base na aplicação de métodos estatísticos e matemáticos. No caso dos periódicos, o método possibilita medir o impacto quantitativo da produção, disseminação e utilização do conhecimento.

O evento é promovido pelo Portal de Periódicos da UFMG e pela Pró-reitoria de Pesquisa da UFMG (PRPq). As inscrições, que podem ser feitas no próprio Portal, são gratuitas e abertas a todos os interessados. A participação dará direito a certificado.

Mais informações podem ser obtidas no Portal de Periódicose em sua rede social.

O palestrante

Max Cirino é professor do Centro Universitário UNA, com doutorado e mestrado em Ciências da Informação pela UFMG. Possui MBA Executivo em Finanças pelo Ibmec e Especialização em Gestão em Informação Tecnológica também pela UFMG.

Fonte UFMG

Site: Clique aqui
14/06/2016 à 19/06/2016
Juiz de Fora vai respirar leitura
I Bienal do Livro do município da Zona da Mata mineira será em junho e visa o fomento a literatura

A 1ª Bienal do Livro de Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, será entre 14 e 19 de junho e a expectativa é de atrair mais de 100 mil de pessoas. Dedicada à promoção da leitura, o evento conta com o apoio da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e da Câmara Mineira do Livro (CML), além da parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que fará a curadoria da bienal.

BIENAL DO LIVRO JF

O evento terá dezenas de estandes de editoras e livrarias de todo o país, que disponibilizarão milhares de títulos aos visitantes. A programação inclui a participação de renomados autores brasileiros, oficinas, entre outras ações. A Bienal do Livro de Juiz de Fora promove, ainda, visitas agendadas para as escolas da cidade, que terão atividades especiais.

Site: Clique aqui
01/06/2016 à 30/06/2016
Confira a programação de junho da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa

BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL LUIZ DE BESSA

PROGRAMAÇÃO – JUNHO/2016

  

Capa

4 JUN | SÁBADO

 

9h | Clube de Leitura: O Grande Mentecapto, de Fernando Sabino

 

Local: Setor Braille. Praça da Liberdade, 21, 2º andar

Entrada gratuita.

Informações e inscrições: braille.sub@cultura.mg.gov.br ou (31) 3269-1218

 

A proposta do Clube de Leitura é discutir textos da literatura mundial. Em junho, o Clube conversa sobre O Grande Mentecapto, de Fernando Sabino. O evento é aberto a todos os interessados; para participar, é necessário apenas ter lido o livro indicado, disponível em Braille e em impressão comum na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa.

 

10h | Roda de Leitura: Memórias de Leituras

 

Local: Setor Infantojuvenil. Praça da Liberdade, 21.

Entrada gratuita.

Informações: infantil.sub@cultura.mg.gov.br ou (31) 3269-1223

Para pais e adultos interessados.

20 vagas. Inscrições abertas 30 minutos antes do evento.

 

Voltada para adultos, a atividade será um momento para cada participante resgatar suas memórias de infância, histórias, poemas e canções favoritos. Os participantes vão produzir textos e compartilhar com o grupo suas produções. O exercício sem dúvida vai se refletir na contação de histórias e nas trocas afetivas de cada participante com seus pequenos.

 

8 JUN | QUARTA-FEIRA

 

14h30 | Cine Braille: Vida de Menina

 

Local: Teatro José Aparecido de Oliveira. Praça da Liberdade, 21

Entrada gratuita.

Informações: braille.sub@cultura.mg.gov.br ou (31) 3269-1218

 

Na Diamantina do fim do século XIX, a menina Helena Morley (Ludmila Dayer) começa a escrever seu diário. Seu bom humor e perspicácia expõem de forma doce e hilária as hipocrisias dos adultos a sua volta, e ajudam Helena a reinventar o mundo à sua maneira. O Cine Braille apresenta filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual, seguida de discussão sobre aspectos relevantes da produção. Os DVDs ficam disponíveis para empréstimo domiciliar, após a exibição.

 

18 JUN | SÁBADO

 

10h | Hora do Conto e da Leitura: Cantigas de Quintal

 

Local: Setor Infantojuvenil. Praça da Liberdade, 21.

Entrada gratuita.

Informações: infantil.sub@cultura.mg.gov.br ou (31) 3269-1223

 

A Trupe Gaia vai animar a manhã de sábado na biblioteca com o espetáculo Cantigas de Quintal. Com muita música, teatro e poesia, vamos resgatar cantigas, soltar a voz, brincar de roda. Venha se mexer com a gente!

 

20 e 21 JUN | SEGUNDA E TERÇA-FEIRA

 

Abertura dos trabalhos de elaboração do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de MG

 

20/6 | 2ª | 19h: Solenidade de Abertura

21/6 | 3ª | 9h a 18h: Oficina para discussão da metodologia

 

Local: Teatro José Aparecido de Oliveira. Praça da Liberdade, 21

Entrada gratuita.

Informações: planoestadualdolivro@cultura.mg.gov.br ou (31) 3269 1201

Inscrições: www.bibliotecapublica.mg.gov.br

 

Com o intuito de garantir o acesso de todos os mineiros ao livro e à leitura, e construir em Minas uma sociedade de cidadãos leitores, as Secretarias de Estado de Cultura e de Educação inauguram este mês os trabalhos de elaboração do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Minas Gerais. O objetivo do Plano é formalizar políticas públicas que democratizem o acesso ao livro, fomentem a leitura e fortaleçam a cadeia produtiva do livro. Além do poder público, é imprescindível a participação ativa de educadores, estudantes, profissionais e usuários de bibliotecas, livreiros, editores, escritores, jornalistas, pesquisadores e lideranças políticas e comunitárias em todas as etapas de concepção e execução do plano.

 

21 JUN | TERÇA-FEIRA

 

14h30 | Bate-papo com a escritora Alice Nogueira da Gama

 

Local: Setor Infantojuvenil. Praça da Liberdade, 21.

Entrada gratuita.

Informações: infantil.sub@cultura.mg.gov.br ou (31) 3269-1223

 

Alice Nogueira da Gama, autora do livro Segredos de uma avó coruja, tem um encontro marcado com nossos leitores para um agradável bate-papo. Os leitores terão a oportunidade de conhecer a escritora e conversar sobre o processo criativo e os “segredos” dessa avó coruja!

 

25 JUN | SÁBADO

 

9h | Palestra: Introdução à linguagem e história dos quadrinhos

 

Local: Sala de Cursos do Anexo Professor Francisco Iglésias. Rua da Bahia, 1889, 2º andar

Entrada gratuita.

Informações e inscrições: referencia.sub@cultura.mg.gov.br ou (31) 3269-1232

Afonso Andrade, historiador e coordenador geral do FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos, apresenta uma introdução à história dos quadrinhos e aos elementos que compõem sua linguagem.

 

28 e 29 JUN | TERÇA E QUARTA-FEIRA

 

V Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais

 

Local: Teatro José Aparecido de Oliveira. Praça da Liberdade, 21

Entrada gratuita.

Informações: sistema.sub@cultura.mg.gov.br ou (31) 3269-1202

Inscrições: www.bibliotecapublica.mg.gov.br

 

Voltado para gestores de bibliotecas públicas municipais de todo o estado, o Encontro pretende fortalecer a rede de bibliotecas públicas municipais do Estado a partir da troca de experiências entre os participantes, e aprimorar o conhecimento, fomentando a discussão e reflexão sobre as políticas públicas do livro, da leitura, da literatura e das bibliotecas. Veja a programação completa e inscreva-se no www.bibliotecapublica.mg.gov.br.

 

EXPOSIÇÕES

 

Todas as exposições têm entrada gratuita

 

6 a 30 JUN | Segunda a sexta, de 8h a 18h; quinta-feira, horário estendido até 20h. Sábado, de 8h a 12h.

EM DESTAQUE: Cinema – as óticas da sétima arte

Local: 3º andar do Anexo Professor Francisco Iglésias. Rua da Bahia, 1.889 Informações: 3269 1232; referencia.sub@cultura.mg.gov.br

 

A exposição reúne livros sobre a história do cinema e a explosão desta arte contemporânea.

  

17 MAI a 22 JUN | Segunda a sexta-feira, de 8h a 18h.

 

Exposição: O progresso da indústria e do comércio em Minas Gerais

 

Local: Hall das Coleções Especiais. Praça da Liberdade, 21, 2º andar

Informações: 3269 1209; mineiriana.sub@cultura.mg.gov.br

 

Obras do acervo das Coleções Especiais dão um panorama histórico das principais atividades econômicas do estado de Minas Gerais. Textos acadêmicos e documentos da administração pública completam a exibição.

 

9 MAI a 30 JUN | Segunda a sexta, de 8h a 18h. Sábado, de 8h a 12h.

 

Intervenção gráfica Anatomia de um livro

 

Criação da dupla de artistas Poro (Brígida Campbell + Marcelo Terça-Nada!), a instalação configura-se uma espécie de vocabulário ilustrado que contém as diferentes partes de um livro, como capa, contra-capa, miolo, fonte, autor e outros. A proposta é ocupar graficamente com grandes ilustrações o setor Infantojuvenil da Biblioteca com um vocabulário gráfico próprio do universo do livro e da literatura e aproximar o visitante à linguagem deste universo gráfico, para que esses termos sejam incorporados e subvertidos nas diferentes formas de publicações contemporâneas.

 

17 MAI a 18 JUN | Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Sábado, das 8h às 12h.

 

Janelas: Aquarelas de Mário Azevedo

 

Local: Galeria de Arte Paulo Campos Guimarães. Praça da Liberdade, 21

Informações: galeria.sub@cultura.mg.gov.br ou (31) 3269-1204

 

6 a 30 JUN | Segunda a sexta-feira, de 9h30 a 12h30

 

Livro Fora da Estante: A obra perturbadora de Edgar Allan Poe

 

Local: Carro-Biblioteca

Informações: 3269 1253; cb.sub@cultura.mg.gov.br

 

No mês de junho, a equipe do Carro-Biblioteca destaca, no Livro Fora da Estante, as diversas facetas do escritor norte-americano Edgar Allan Poe. Gótico, romântico, sombrio, satírico e humorístico, esse gênio da literatura influenciou escritores de todas as partes do mundo.

Desafio Literário: Crimes e Monstruosidades na Literatura

 

Local: Carro-Biblioteca

Informações: 3269 1253; cb.sub@cultura.mg.gov.br

 

2016 exigirá de você concentração, esforço e superação... literária! A equipe do Carro-Biblioteca – também conhecido como CB – apresenta o DESAFIO LITERÁRIO, uma competição na qual você precisa se esforçar durante todos os meses no ano para cumprir os desafios propostos. Em junho, as histórias de crimes e as narrativas de terror vão estimular a mente investigativa dos nossos leitores. Venha mergulhar no labirinto de mentes criminosas e solucionar mistérios intrigantes!

Site: Clique aqui
01/06/2016 à 03/06/2016
Salão do Livro Político discutirá crise política brasileira entre dias 1 e 3 de junho
Além de feira de livros, evento terá debates com nomes como Ciro Gomes e Marilena Chauí; Alameda Editorial participará do encontro

Feira do 1º Salão do Livro Político, em 2015 (Foto: Divulgação) Feira do 1º Salão do Livro Político, em 2015 (Foto: Divulgação)

Entre os dias 1º e 3 de junho, acontecerá no Centro Cultural São Paulo, na capital paulista, a segunda edição Salão do Livro Político. A Alameda Casa Editorial, uma das editoras que organiza o evento, estará presente com um estande na feira de livros. A edição deste ano terá como foco a crise que o país atravessa, a mais aguda desde o golpe civil-militar de 1964. Dentre os confirmados para os debates estão os filósofos Marilena Chauí e Vladimir Safatle, os políticos Adriano Diogo e Ciro Gomes, os juristas Fábio Konder Comparato e Alysson Leandro Mascaro, a líder estudantil Carina Vitral, além de Amelinha Teles e Clarah Averbuck. Eles falarão do atual momento, discutindo também os ainda obscuros anos de chumbo e a crise que levou ao impeachment de Fernando Collor de Mello, em 1992.

O evento vai abordar inclusive a agenda conservadora que, em meio à crise, ganha força no país, em mesas sobre as questões racial e de gênero. O leque temático completa-se com debates sobre as perspectivas das mídias independentes e o contraponto que representam à imprensa tradicional, a ascensão do teatro político, a emergência dos autores da periferia na literatura, o desempenho do mercado do livro político no Brasil e a “eterna” questão da Palestina. Além da Alameda Casa Editorial, outras seis editoras (Anita Garibaldi, Boitempo, Caros Amigos, Cortez, Filoczar e Sundermann) organizam esta edição do Salão do Livro Político. A programação ainda vai abarcar projeção de curtas metragens, lançamentos com sessões de autógrafos e apresentações culturais. Na feira de livros, de que participarão 25 editoras, os títulos serão vendidos com descontos de até 50%.II Salão do Livro Político: Data: 1º a 3 de junho, das 11h às 22h

>> Veja a programação completa

Salão do Livro Político Centro Cultural São Paulo Rua Vergueiro, 1000 – Metrô Vergueiro São Paulo – SP Telefone: (11)3397-4002 Entrada franca

Fonte: Painel Acadêmico UOL

Site: Clique aqui
31/05/2016 à 31/05/2016
Espaço de Leitura da UFMG promove debate sobre cultura e educação
Objetivo é discutir os papeis dos Ministérios da Cultura e da Educação diante da atual situação política

UFMG

A Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio do Espaço de Leitura da Biblioteca Central da UFMG, convida toda a comunidade universitária para uma mesa-redonda sobre a inicial fusão e posterior separação do Ministério da Cultura (MinC) em relação ao Ministério da Educação (MEC), durante o atual governo do presidente interino Michel Temer. O debate acontecerá no dia 31 de maio, às 10 horas, no próprio Espaço de Leitura.

Na próxima terça-feira, acadêmicos e demais interessados terão a oportunidade de debater e refletir sobre o tema com pesquisadoras e pesquisadores da área. Irão compor a mesa-redonda a professora Marília de Abreu Martins de Paiva, da Escola de Ciência da Informação (ECI), e o professor Luciano Mendes de Faria Filho, da Faculdade de Educação (FaE). Dalgiza Andrade Oliveira, também professora do ECI, é quem mediará o debate no Espaço.

Marília é doutoranda em Ciência da Informação e professora assistente no Departamento de Organização e Tratamento da Informação da ECI. Doutor em Educação, Luciano é professor titular da FaE, onde exerce a função de diretor do Centro de Pesquisa, Memória e Documentação e coordena o projeto “Pensar a Educação, Pensar o Brasil”, iniciativa desenvolvida em rede por mais de uma dezena de instituições universitárias do país. Já nossa mediadora convidada, Dalgiza, é doutora em Ciência da Informação e diretora técnica da Comissão de Legislação e Normas do Conselho Federal de Biblioteconomia.

Ministérios em debate

De Secretaria para Ministério. De Ministério para Secretaria. De José Sarney a Michel Temer. Da responsabilidade do Estado às mãos da iniciativa privada. Pelo menos desde 1980, as políticas culturais têm muita história para contar. Seja na administração federal ou nos governos locais, há muito são intensas as discussões acerca da responsabilidade do Estado sobre a produção cultural e dos princípios que devem reger a elaboração das políticas para a cultura.

Não é diferente no que tange as políticas públicas educacionais no país. Ao longo do tempo, houve um processo de complexificação dos direcionamentos dessas políticas, com posturas mais conservadoras em alguns governos. Baixo orçamento destinado à educação, priorização do mercado, aumento de políticas públicas focalizadas, avanços dos movimentos sociais e conquistas de direitos são algumas das marcas históricas da educação brasileira.

“Não podemos escapar à noção de que os acontecimentos que vemos à nossa volta são essencialmente problemas nossos”, escreveu o economista indiano Amartya Sen. Em um cenário de mudanças em investimentos culturais e educacionais, as políticas públicas para esses setores também são problemas dos bibliotecários, que têm seu papel de profissional da informação continuamente colocado em discussão. Afinal, o bibliotecário é agente público protagonista no fomento da mobilização da sociedade em prol do direito de informar-se e apropriar-se da cultura.


Site: Clique aqui
25/05/2016 à 10/06/2016
Exposição idelizada por alunos do curso de Museologia explora as relações entre a UFMG e a cidade
A mostra explora as relações estabelecidas entre a Universidade e Belo Horizonte, com base no conceito de cidade e no ato de colecionar.

UniverCidade

De acordo com os organizadores, a cidade é constantemente feita, desfeita e refeita, e carrega, além do concreto, aquilo que é intangível: sonhos, desejos, afetos, interesses, memórias, histórias e disputas. O trabalho expográfico põe os alunos em contato com o trabalho denso e prático da montagem de exposições, que abrange da concepção até a realização.

Idealizada por alunos do sexto período do curso de Museologia, a mostra é resultado de produção acadêmica no âmbito das disciplinas Exposição Museográfica I e II e Conservação em Museus I e II, lecionadas, respectivamente, pelas professoras Verona Segantini e Ana Panisset.

Eixos

UniverCidade Coleciona apresenta três temáticas: a primeira, Universidade imaginada e construída, explora os planos e projetos para o campus universitário, desde a fundação da Universidade, em 1927. Reúne desenhos arquitetônicos, maquetes e fotografias que documentam a construção da “cidade universitária” da UFMG.

O segundo eixo, Patrimônio e coleção, conta com objetos e registros de coleções artísticas, científicas e bibliográficas da Universidade, desenvolvidas por professores, alunos e servidores técnico-administrativos.

A terceira temática, Apropriações, propõe uma reflexão sobre apropriação dos espaços planejados e construídos da UFMG.

O acervo artístico que compõe a mostra está sob a guarda da Biblioteca Central, da Escola de Belas Artes, da Fafich, da Face, da Fale, do Centro de Memória da Engenharia, do Departamento de Projetos da Pró-reitoria de Administração, do herbário do ICB e do Museu de História Natural e Jardim Botânico.

A exposição permanecerá aberta ao público de 25 de maio a 10 de junho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, no mezanino da Reitoria da UFMG, campus Pampulha. A entrada é gratuita.

Fonte: UFMG

Site: Clique aqui
18/05/2016 à 18/05/2016
Seminário Biblioteca Escolar e os Impactos da Lei 10.639/03
O CRB-6, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais, promove amanhã, a partir das 19h, o Seminário Biblioteca Escolar e os Impactos da Lei 10.639/03. Clique aqui para fazer sua inscrição!



Site: Clique aqui
14/04/2016 à 16/04/2016
Vem ai a 16ª Feira do Livro de Campanha (MG)
FLIC Feira do Livro da Campanha MG

A Feira do Livro de Campanha (FLIC) é um evento realizado anualmente na cidade de Campanha/MG, desde 2001, pela ONG Sebo Cultural. O LIVRO como patrimônio cultural de Campanha é apresentado como protagonista do evento por meio da homenagem prestada a pessoas que contribuíram para ampliação do acesso da população à informação, à leitura e ao livro.

Feira dedicada a:

– Bernardo Saturnino da Veiga (1842-1901) – Lourenço Xavier da Veiga (1806-1863) – Zoroastro de Oliveira Filho (1903-1994)

Homenagem especial a João Paulo Reis Borges (1963-2015)

Programação

Quinta-feira | 14 de abril

08h00 – Início com venda de livros (novos e usados) a partir de R$ 2,00 10h00 – Oficina de Ilustração com Vitor Marques Borges 20h00 – Apresentação do documentário “Terra do ouro” , de Olavo Augusto. “Em uma pequena cidade do interior do sul de Minas Gerais, um trabalho pastoral altera profundamente a autoestima das pessoas. 20h30 – Apresentação de vídeo “Um papo com Carlão – Não precisamos de heróis” Narrativa sobre o enredo do livro “Ilusões” de Richard Bach 22h00 – Encerramento

Sexta-feira | 15 de abril

08h00 – Início com venda de livros (novos e usados) a partir de R$ 2,00 10h00 – Roda de Leitura sobre Murilo Rubião (mineiro de Carmo de Minas, nascido em 1916) com o prof. Amauri Araújo Antunes e alunos do IFSULDEMINAS – Campus Três Corações 14h00 – Apresentação do Grupo Folclórico Dom Inocêncio “Dança do café” 15h00 – O VírusPoético (com Paulo César de Barros e Gustavo De Sousa Valin)… Com a Performance “PalavraSolta” …. 19h45 – Solenidade de abertura · Evocação a Bernardo Saturnino da Veiga e Lourenço Xavier da Veiga pela profª Pérola Maria Goldfeder e Castro, doutoranda em História Econômica pela USP · Evocação a Zoroastro de Oliveira Filho (Dr. Oliveira) por Ronald Ferreira, presidente do Instituto Histórico e Geográfico da Campanha · Evocação a João Paulo Reis Borges por José Reinaldo Arantes, diretor da ONG Sebo Cultural e organizador da FLIC 20h45 – Noite de Autógrafos – Espaço aberto para apresentação e vendas de livros de autores campanhenses e região Luis Reis Filho – “Coletânea de contos” Nilton val Ribeiro ” Discursos e Crônicas” 21h00 – Sarau literário pelos alunos da UEMG-Campus Campanha 22h00 – Encerramento

Sábado | 16 de abril

09h00 – Início com venda de livros (novos e usados) a partir de R$ 2,00 15h00 – Conversa com o escritor Jose Reinaldo Arantes falando sobre o Livro “Estudos genealógicos da Família Arantes, de Braga/Portugal (1460) à Campanha/MG (2016)” 21h00 – Encerramento

Nos intervalos, sem programação definida, serão exibidos vídeos sobre Campanha, educação, arte, cultura, dança, música etc.

16ª Feira do Livro de Campanha (FLIC) De 14 a 16 de abril de 2016 Praça e Barracão de São Sebastião Campanha – Minas Gerais Realização: Ong Sebo Cultural Telefone: (035)99907-9457 (José Reinaldo) Facebook: www.facebook.com/flicmgcpa

Veja vídeo da edição de 2015: www.youtube.com/watch?v=Dtz8eRHdZcI

Edições anteriores: www.sebocultural.org.br/flic/videos/

Site: Clique aqui
12/04/2016 à 12/04/2016
Café SophiA com Bibliotecários acontece em Belo Horizonte
Café SophiA com bibliotecários Belo Horizonte

Site: Clique aqui
06/04/2016 à 08/04/2016
XVI Encontro Maringaense de Bibliotecários I Workshop de Publicação Científica
XVI Encontro Maringaense de Bibliotecários

Site: Clique aqui
01/04/2016 à 10/04/2016
Visite a 13ª Feira do Livro de Joinville
13ª Feira do Livro de Joinville

Em sua décima terceira edição, a Feira do Livro de Joinville abre oficialmente no dia 1º de abril, às 19 horas. Com o slogan “A literatura pede passagem”, um dos mais importantes eventos do gênero no Brasil se consagra por promover o encontro de autores de várias regiões com o público e estimular a formação de leitores.

A programação oficial da 13ª Feira do Livro de Joinville está definida e oferece atrações para crianças, adolescentes e adultos. O roteiro de atividades que serão cumpridas de 1º a 10 de abril no complexo do Centreventos Cau Hansen (Teatro Juarez Machado e Centro de Exposições Edmundo Doubrawa) e pode ser conferido em www.feiradolivrojoinville.com.br. Informações pelo telefone (47) 3422-1133 e pelo e-mail feiradolivro@institutofeiradolivro.com.br.

No dia 1º de abril, o público poderá começar a visitar a feira às 9h, mas a abertura oficial do evento ocorrerá às 19h, com a visitação prosseguindo nos dias seguintes das 9h às 21h e nos sábados e domingos até 20h.

Além da visitação à feira onde serão comercializados livros de todos os gêneros literários, haverá palestras, mostra de autores catarinenses, lançamentos de livros e sessões de autógrafos, mostra comentada de filmes, sessões de teatro e de música, exposições e apresentações culturais etc. Integrado ao evento principal ocorrem o painel em torno do tema “A importância da Leitura na formação do operador do direito?, com a participação de representantes do Poder Judiciário, e um seminário para professores que debaterá o tema “Desenvolvendo o gosto pela leitura”.

Como ocorre todos os anos, o acesso à programação da Feira do Livro de Joinville é gratuito. Escolas, empresas e instituições interessadas em realizar visitas em grupos podem agendar pelo telefone (47) 3422-1133 ou pelo e-mail agendamento@institutofeiradolivro.com.br.

Na edição 2016, o evento homenageia o artista joinvilense Juarez Machado, que será homenageado no dia 5 de abril, às 19h. Juarez Machado lançará um livro inédito – “A saída” – e o relançamento de seu primeiro livro de imagens – “Domingo de manhã” – já esgotado. Segundo a escritora Maria Antonieta Cunha, curadora da Feira do Livro, a presença do artista representa uma homenagem ao talento de um joinvilense que consagra a arte brasileira no cenário internacional. Outro aspecto desta edição é a presença de autores da região ao lado de nomes com atuação marcante na literatura brasileira, promovendo um encontro de experientes escritores em diferentes gêneros e permitindo ao público conhecer o melhor da literatura nacional.

Ao lado de Juarez Machado, estarão na programação da 13ª Feira do Livro de Joinville os escritores Léo Silva (RJ), Márcia Széliga (PR), Juliane Rodrigues (RJ), Masina Krás Borges (RS), Lira Vargas (RJ), João Batista Melo (MG), Eberson Teodoro (SC), Elizabeth Fontes (SC), Ana Janete Pedri (SC), Marlete Cardoso (SC), Nilza Helena Vilhena (SC), Odenilde Martins (SC), Bernadete Costa (SC), Humberto Soares (SC), Taiza Mara Rauen Moraes (SC), Fábio Henrique Nunes Medeiros (SC), Maurício Biscaia Veiga (SC), Rita de Cássia Alves (SC), Valério Mattos (SC), Vanessa Martinelli (SC), Lúcia Fidalgo (RJ), Maria Alexandre de Oliveira (SP), Jura Arruda (SC), Vanessa Bencz (SC), Janda Montenegro (RJ), Alcides Buss (SC), Guilherme Diefenthaeler (SC), Marinaldo de Silva e Silva (SC), Luís Pimentel (RJ), Eleonora de Medeiros (RS), Luciana Costa (RJ), Graciela Mayrink (RJ), Isabella Ingra (RJ), Cacá Melo (RJ), Celso Gutfreind (RS), Maria Eduarda Razzera (SC), Flávia Cunha (SE), Stella Cáceres (SE), Manoela Ramoniga Furtado (SC), Miriam Ramoniga (SC), Ana Rapha (PR), Borges de Garuva (SC), Urda Klueger (SC), Helenah (DF), Quésia Cunha (SC) e Valmir Capim Neitsch (SC), entre outros nomes.

Sueli Brandão, presidente do Instituto da Cultura e Educação e idealizadora da Feira do Livro de Joinville, comenta que a edição 2016 ocorre em um momento importante do Brasil, em que a Educação e o incentivo à leitura oportunizam a reflexão quanto ao futuro do país.

?Temos o privilégio de ter em Joinville um evento que desde a sua primeira edição buscou este diferencial de promover o encontro de autores com o público e de se notabilizar como agente de formação de leitores e de cidadãos críticos do seu papel na sociedade, ao mesmo tempo em que proporciona ao público a condição de ter acesso a boas obras a preços acessíveis. Um processo de educação só é bem-sucedido com a sinergia destes fatores?, afirma Sueli Brandão, destacando que embora o momento difícil da economia a Feira do Livro se mantém sintonizada com os mesmos propósitos que acompanham a trajetória de 13 anos consecutivos em que é realizada.

A Feira do Livro de Joinville é uma iniciativa do Instituto da Cultura e Educação com apoio da Prefeitura de Joinville e Fundação Cultural de Joinville.

Site: Clique aqui
25/03/2016 à 25/04/2016
Participe do treinamento profissional EAD para Bibliotecários, uma parceria do CRB-6 com a Solis


Site: Clique aqui
24/03/2016 à 24/03/2016
Participe do evento: Entre Discrusos e Práticas de Inclusão
Entre Discrusos e Práticas de Inclusão

Site: Clique aqui
23/03/2016 à 23/03/2016
Ciclo de palestras sobre acervos raros e especiais
Acervos raros e especiais  

Site: Clique aqui
23/03/2016 à 23/03/2016
Fundação Biblioteca Nacional realiza Ciclo de Palestras sobre Acervos Raros e Especiais
Ciclo de Palestras sobre Acervos Raros e Especiais

Site: Clique aqui
19/03/2016 à 19/03/2016
Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte promove Dia Internacional dos Contadores de Histórias
flyerDiaInternacional

Site: Clique aqui
18/03/2016 à 18/03/2016
Biblioteca Pública de Pará de Minas realiza encontro com o escritor
Encontro com o Escritor

Site: Clique aqui
18/03/2016 à 18/03/2016
Fundação Dom Cabral de Nova Lima comemora 13 anos de sua biblioteca
Microsoft Outlook - Estilo de memorando

Site: Clique aqui
18/03/2016 à 18/03/2016
Vitória realiza lançamento do livro Memórias de Alfaberização
Memórias de Alfabetização

Site: Clique aqui
17/03/2016 à 17/03/2016
CRB-6 realiza Dia do Bibliotecário 2016 em Minas
Dia do Bibliotecário 2016 Belo Horizonte

Site: Clique aqui
16/03/2016 à 16/03/2016
Participe do curso: O editor e a aquisição de títulos – Fatores de decisão e escolha
O editor e a aquisição de títulos

Serão abordados os caminhos a serem percorridos na busca da definição da linha editorial e do público-alvo, os melhores formatos e adequação de conteúdo, além de indicar os possíveis canais de comercialização, apresentando fontes nacionais e internacionais.

Programa

1- As fontes:
– nacionais
– internacionais


2- Em busca do tema:
– definição da linha editorial
– público-alvo
– canais de comercialização
– formato editorial x adequação do conteúdo

3- O editor como proponente de título ao autor

4- Perenidade do conteúdo x livros de oportunidade

5- Formação, manutenção e desdobramentos do acervo

6- O livro digital: desafios e oportunidades

7- Um bom tema ou um bom texto?

Palestrante
Sandra Ferro Espilotro
Bacharel e mestre pela USP, foi diretora da Globo Livros responsável pelas áreas de ficção e não ficção. Tem larga experiência em feiras internacionais de livros, tais como Frankfurt, Londres, Bolonha e Book Expo America. Jurada em prêmios literários, foi também Diretora Editorial da Ediouro para mercado estrangeiro.
É Diretora da e-galáxia, além de atuar como consultora e palestrante.

Valor da Inscrição
Associados CBL – R$ 250
Associados de entidades congêneres, professores e estudantes – R$ 400
Não associados – R$ 500

Informações e inscrições
Escola do Livro
(11) 3069-1300
escoladolivro@cbl.org.br

Saiba mais aqui.

Site: Clique aqui
15/03/2016 à 15/03/2016
Museu de São João Del-Rei recebe inscrição para lançamento de livros e atividades culturais
Museu Regional de São João Del-Rei

A oportunidade é voltada para artistas interessados em apresentar projetos para exposições individuais ou coletivas de artes visuais – pinturas, gravuras, fotografias, esculturas, desenhos, obras tridimensionais, instalações e outras técnicas. Também poderão se inscrever interessados em desempenhar atividades como palestras, lançamentos de livros, oficinas, performances musicais e teatrais.

Acesse: http://bit.ly/1XUUg7x


Site: Clique aqui
14/03/2016 à 18/03/2016
I Semana do Bibliotecário UFMG
 
Em comemoração ao Dia do Bibliotecário, celebrado no dia 12 de março, a Universidade Federal de Minas Gerais preparou uma programação para toda a semana da data. Do dia 14 a 18 de março, a Escola de Ciência da Informação da universidade (ECI/UFMG) sediará palestras, treinamentos, apresentações de filmes, entre outras atividades. No dia 16, a presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6), Mariza Martins Coelho (CRB-6/1637), apresentará uma palestra sobre as ações pertinentes ao CRB-6. Segundo a bibliotecária, a apresentação é importante porque amplia a ligação dos profissionais com a academia. “Além de apresentar um pouco do trabalho desenvolvido pelo Conselho, iremos conhecer alguns dos novos estudantes que estão entrando na área. Isso é ótimo porque podemos ampliar o contato e demonstrar aos profissionais a importância do nosso trabalho.” Para conferir mais informações sobre as atividades, acesse o site do evento. Você pode conferir a programação completa abaixo. Não deixe de participar!


Site: Clique aqui
14/03/2016 à 14/03/2016
II Encontro de Bibliotecários do Norte de Minas Gerais

II Encontro de Bibliotecários do Norte de Minas Gerais



Março é um mês significativo para os bibliotecários de todo o país. No dia 12, nasceu o escritor, poeta e bibliotecário Manuel Bastos Tigre, considerado um dos maiores profissionais da área no Brasil. Por isso, na mesma data também é comemorado o dia desse especialista em informação. Para celebrar, a Biblioteca Universitária Comunitária do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), preparou um evento em que serão discutidos diversos aspectos da profissão.



O II Encontro de Bibliotecários do Norte de Minas Gerais acontecerá no campus Montes Claros, no dia 14 de março, das 9h às 17h. Durante o dia, os bibliotecários mineiros participarão de oficinas, palestras e discussões acerca da área da Biblioteconomia. Além disso, o objetivo do encontro também é proporcionar um espaço de debates em relação a novas tendências tecnológicas.



Dentre as atividades, a bibliotecária Diná Marques Pereira Araújo (CRB-6/2546), chefe da divisão de coleções especiais da UFMG, discutirá a Encadernação de conservação em acervos bibliográficos. Os participantes poderão entrar em contato com a prática de tratamento com livros de brochura. As inscrições para a oficina serão aceitas pelo e-mail bibliotecadoica@gmail.com, e as vagas são limitadas.



Você pode conferir a programação completa e mais informações sobre o evento aqui.



Site: Clique aqui
14/03/2016 à 14/03/2016
Participe do hangout ‘Bibliotecas do Futuro: gestão de acervos híbridos
Hangout Bibliotecas do futuro gestão de acervos híbridos

Site: Clique aqui
12/03/2016 à 12/03/2016
Belo Horizonte recebe minicurso Literatura e Fomento: "Como planejar e executar projeto para lei de incentivo"
Letras e Ponto

Site: Clique aqui
11/03/2016 à 11/03/2016
Conferência: As Múltiplas Faces da Profissão de Bibliotecário
Conferência As Múltiplas Faces da Profissão Bibliotecário

Site: Clique aqui
10/03/2016 à 10/03/2016
Seminário Bibliotecas nas Escolas: da leitura nas escolas para uma vida de leituras
Seminário Bibliotecas nas Escolas

Site: Clique aqui
09/03/2016 à 10/03/2016
CRB-6 realiza Dia do Bibliotecário 2016 em Vitória
Dia do Bibliotecário 2016 Vitória

Site: Clique aqui
08/03/2016 à 10/03/2016
Medalha Professora Etelvina Lima
Medalha Professora Etelvina Lima (Mobile)

Reconhecer o talento e a dedicação dos profissionais que se destacam na área de Biblioteconomia em Minas Gerais e no Espírito Santo. Esse é o objetivo da Medalha Professora Etelvina Lima, criada em 2005 pelo Conselho Regional de Biblioteconomia 6º Região (CRB-6). Voltada para bibliotecários registrados no Conselho, além de pessoas jurídicas, com atuação nas esferas pública e privada e, também, em movimentos sociais de notabilidade, a comenda visa valorizar o resultado do trabalho desses profissionais e instituições.

Uma Comissão Temporária foi estabelecida pelo CRB-6 para levantar e indicar os nomes que vão concorrer à Medalha e para definir os vencedores da categoria de Pessoa Jurídica, das áreas pública e privada. Já a escolha dos candidatos de Pessoa Física será por meio de votação entre os bibliotecários registrados no CRB-6.

A Comissão Temporária responsável por analisar e selecionar as indicações foi composta pelos seguintes bibliotecários(as):

No Espírito Santo: Denise Aparecida Teixeira Ramos (CRB-6/1000), Eduardo Valadares da Silva (CRB-6/ES 615), Arlete Franco (CRB-6/ES 347), David Rodrigues da Rocha (CRB-6/ES 713) e Meri Nádia Marques Gerlin (CRB-6/ES 387).

Em Minas Gerais: Mariza Martins Coelho (CRB-6/1637), Mirian da Conceição Rezende e Scalabrini (CRB-6/769), Marília de Abreu Martins de Paiva (CRB-6/2262), Alice Alves da Silva (CRB-61701) e Márcia Lúcia Neves Pimenta (CRB-6/1485).

As instituições agraciadas na categoria Pessoa Jurídica serão conhecidos no dia da entrega da Medalha.

Haverá também uma homenagem especial aos bibliotecários que exerceram a profissão e que se notabilizaram na história da Biblioteconomia mineira e capixaba, bem como a professores que contribuíram para a consolidação e desenvolvimento do ofício na jurisdição do CRB-6. Os homenageados serão conhecidos no dia da entrega da Medalha!

Para votar no seu candidato, clique aqui!  

Realização:

Realização CRB-6 17 Gestão  

Patrocínio:

Patrocínio Biccateca

  Apoio: Medalha Professora Etelvina Lima


Site: Clique aqui
07/03/2016 à 09/03/2016
Seminário Internacional Biblioteca do Século XXI: desafios e perspectivas
Seminário Internacional Biblioteca do Século XXI

Site: Clique aqui
05/03/2016à05/03/2016
Feirinha Aproxima

A próxima Feirinha Aproxima está chegando! Será dia 5 de março, sábado, das 10h às 17h, na Casa Fiat de Cultura, na Praça da Liberdade esquina com rua da Bahia.

Será o encontro perfeito entre cultura e gastronomia. Além dos melhores produtos e produtores de Minas, na Casa Fiat de Cultura, estará acontecendo a Exposição “Formas do Moderno – Coleção da Fundação Edson Queiroz” apresenta uma das mais significativas coleções de arte brasileira, inédita em Belo Horizonte, integrando a comemoração dos dez anos da Casa Fiat de Cultura.

Confira os participantes:
– Louças Fátima Gallinari
– Insituto Mani
– Java Chocolates
– MiXtura
– Wurscha
– Sítio Juranda
– Capril Santa Cecília
– Bistrô 9
– Jarbas Botequim
– Comunidade de Catas Altas
– Irving Kraft Catering
– Bar do Rei
– Brücke
– Krug Bier
– Butecão do Leão
– Associação dos Produtores de Queijo Canastra
– Velha Aroeira
– Licores Torres
– Café com Petit Four
– Steak Me
– Food Bike De-Ló
– Cervejaria Inconfidentes
– Falke Bier
– Vinhotti

02/03/2016 à 03/03/2016
II Encontro Nacional de Gestores Municipais de Cultura
II Encontro Nacional de Gestores Municipais de Cultura

Brasília será sede, esta semana, do II Encontro Nacional de Gestores Municipais de Cultura. Promovido pelo Ministério da Cultura e pela Associação Brasileira dos Municípios (ABM), o evento irá debater, entre outros temas, os avanços e desafios enfrentados para a implantação dos sistemas municipais de cultura.

O evento terá a participação do ministro da Cultura, Juca Ferreira, no debate “Organização dos Gestores Municipais de Cultura”.

Acesse: http://bit.ly/1UtYwuN

Site: Clique aqui
01/03/2016 à 15/06/2016
2º Prêmio Nacional Cepe de Literatura
2º Prêmio Nacional Cepe de Literatura

Site: Clique aqui
01/03/2016 à 25/03/2016
Curso de Educação Científica para Alunos da Escola Básica acontece em Belo Horizonte
Curso de Educação Científica para Alunos da Escola Básica

Site: Clique aqui
01/03/2016 à 30/03/2016
Cursos com descontos exclusivo CRB-6
Cursos ClassCursos


Site: Clique aqui
01/03/2016 à 02/03/2016
Seminário Internacional de Acessibilidade em Bibliotecas Públicas
Seminário Internacional de Acessibilidade em Bibliotecas Públicas

Imagine uma biblioteca preparada para receber todos os tipos de públicos, respeitando suas características e peculiaridades. Tornar esses equipamentos públicos acessíveis de forma a atender pessoas com deficiência intelectual, visual, auditiva e física, além do público em geral (de diferentes faixas etárias), é um dos grandes desafios para garantir ao cidadão o direito à cultura. Para debater as principais questões que permeiam o tema, a Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas/MinC e a ONG Mais Diferenças realizam, nos dias 1º e 2 de março, em São Paulo, o Seminário Internacional de Acessibilidade em Bibliotecas Públicas! As inscrições estão abertas! Confira: http://bit.ly/1RMGZgK

Convite acessível para o Seminário: http://bit.ly/1KWhJTD

Site: Clique aqui
29/02/2016 à 24/03/2016
Inscrições abertas para o curso livre online promovido por Laboratório Emília de Formação
Laboratório Emília de Formação

Site: Clique aqui
22/02/2016 à 24/03/2015
Participe do curso EAD gratuito: Acessibilidade em Ambientes Culturais
Acessibilidade em Ambientes Culturais

Site: Clique aqui
22/02/2016 à 22/02/2016
Participe do Fórum Técnico Plano Estadual de Cultura, no Encontro Regional de Ouro Preto e Mariana
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, deputado Adalclever Lopes, convida V. Sa. para participar do Fórum Técnico Plano Estadual de Cultura, no Encontro Regional de Ouro Preto e Mariana.
Fórum Técnico Plano Estadual de Cultura
22 de fevereiro de 2016  Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) Rua Diogo Vasconcelos, 328 – Bairro Pilar Ouro Preto – Minas Gerais
Objetivo  Buscar, junto aos segmentos da sociedade e às entidades representativas da sociedade civil e dos setores público e privado, subsídios para a discussão do Projeto de Lei nº 2.805, de 2015, que estabelece o Plano Estadual de Cultura em Minas Gerais, com diretrizes, metas e estratégias para a política de cultura do Estado nos próximos dez anos. Veja a programação completa »
Temas a serem discutidos
Grupo 1: Garantia de direitos culturais (direitos culturais; patrimônio cultural; áreas artísticas; regionalização, intercâmbio e circulação; espaços culturais; comunicação)  Grupo 2: Sistema Estadual de Cultura (implantação e articulação do Sistema Estadual de Cultura; gestão; informação e indicadores culturais; participação na definição e na implementação das políticas culturais; conselhos de política cultural; conferências de cultura; comissões intergestores; planos de cultura; formação de gestores públicos, de artistas e de gestores privados e do terceiro setor; sistemas setoriais de cultura) Grupo 3: Sistema de financiamento à cultura (Fundo Estadual de Cultura; Lei Estadual de Incentivo à Cultura; orçamento público; tributos; royalties; análise de projetos; editais)
Cronograma*
Territórios de Desenvolvimento Municípios Datas
Central e Metropolitano Ouro Preto 22/2/16
Triângulo Sul e Noroeste Araxá 29/2/16
Noroeste Paracatu 8/3/16
Etapa final Belo Horizonte de 8 a 10/6/16
* Demais encontros regionais em planejamento
A Assembleia Legislativa realizará também uma consulta pública na internet sobre essa temática. Fique atento ao site da ALMG.
Informações técnicas: Gerência-Geral de Projetos Institucionais: (31) 2108-7686 / gpi@almg.gov.br. Inscrições: gratuitas pelo site da ALMG, de 12 a 19 de fevereiro de 2016, até as 15 horas. Informações adicionais: (31) 2108-7800.
Conheça as entidades parceiras »
Assembleia de Minas Linha Estamos também:  Facebook Twitter Instagram YouTube Google+ Issuu
Saiba mais aqui!


Site: Clique aqui
18/02/2016 à 18/02/2016
Belo Horizonte recebe V Seminário do Polo de Leitura Sou de Minas, Uai
V Seminário do Polo de Leitura Sou de Minas, Uai
V Seminário do Polo de Leitura Sou de Minas, Uai


Site: Clique aqui
01/02/2016 à 04/02/2016
Participe de uma oficina vocal gratuitamente
Oficina vocal

Site: Clique aqui
01/02/2016 à 20/02/2016
Programação de fevereiro do Memorial Vale
Computer Hope

Site: Clique aqui
29/01/2016 à 29/01/2016
Pará de Minas inaugura telecentro na biblioteca pública
Telecentro da Biblioteca Pública Municipal Professor Mello Cançado

A Biblioteca Pública Municipal Professor Mello Cançado convida para a inauguração de seu Telecentro, realizado com recursos provenientes do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas e que proporcionará à comunidade o acesso gratuito à internet, promovendo o desenvolvimento social em Pará de Minas e região por meio da inclusão digital.

Na ocasião, serão entregues à comunidade as doações feitas pela Superintendência Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais de Minas Gerais e pelo Instituto Benjamin Constant.

Fonte: Prefeitura Municipal de Pará de Minas

Site: Clique aqui
29/01/2016 à 02/02/2016
Reunião do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Belo Horizonte tratará do trabalho de bibliotecários
Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Belo Horizonte

Site: Clique aqui
19/01/2016 à 17/04/2015
Exposição: Postais do Espírito Santo – Acervo do Monsenhor Jamil Abib
Postais do Espírito Santo Acervo do Monsenhor Jamil Abib

Site: Clique aqui
18/01/2016 à 23/01/2016
ClassCursos: Última Semana para se matricular


Site: Clique aqui
11/01/2016 à 29/01/2016
Mostra Fotográfica em Formiga (MG)
Mostra-Fotográfica-Formiga (2)

Site: Clique aqui
10/01/2016 à 19/01/2016
10º Festival de Verão da UFMG
10º-Festival-de-Verão-da-UFMG

Site: Clique aqui
06/01/2016 à 04/02/2016
Prefeitura de Caxambu (MG) abre concurso para bibliotecário
Concurso-público

Site: Clique aqui
17/12/2015 à 17/12/2015
Reunião do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Belo Horizonte acontece dia 17
PMLLLB
A próxima reunião do Grupo Executivo do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Belo Horizonte (PMLLLB) está agendada para o dia 17 de dezembro, quinta-feira, às 9h30, na sala de reuniões do 9º andar da sede da Fundação Municipal de Cultura (Rua da Bahia, 888 – Centro). Em função das festas de fim de ano, excepcionalmente em dezembro, o encontro será na penúltima quinta-feira do mês, conforme definido na reunião do dia 29 de outubro. Pauta:
– apresentação dos novos membros da sociedade civil, eleitos no dia 26 de novembro: Rogerio Zola Santiago, Túlio Damascena e Denise Aparecida Teixeira Ramos, conforme publicado no Diário Oficial do Município. – apresentação de proposta de minuta do Plano e debate.
 

Site: Clique aqui
15/12/2015 à 15/12/2015
Defesa de dissertação na UFMG abordará a gestão do conhecimento e o processo de orientação de discentes de pós-graduação stricto sensu
Defesa-de-Dissertação-UFMG-Rosilene-Moreira-Coelho-de-Sá

Site: Clique aqui
14/12/2015 à 14/12/2015
Defesa de dissertação na UFMG abordará as estratégias de mediação arquivística
Defesa-de-Dissertação-Ana-Lúcia-da-Silva-do-Carmo

Site: Clique aqui
14/12/2015 à 14/12/2015
Defesa de tese na UFMG aborda as bases tecnológicas da Ciência da Informação no Brasil
Defesa-de-Tese-Ronaldo-Ferreira-de-Araújo

Site: Clique aqui
11/12/2015 à 31/12/2015
Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa divulga programação cultural para dezembro
luizdebessa A Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa divulgou sua programação para o mês de dezembro. Para acessar,clique aqui!


Site: Clique aqui
08/12/2015 à 08/12/2015
Prefeitura de Vitória convoca para 21º Viagem pela Literatura
Projeto Viagem pela Literatura

Site: Clique aqui
07/12/2015 à 07/12/2015
Vila Velha (ES) realiza a premiação Entre Versos e Rimas
Entre Versos e Rimas

Site: Clique aqui
03/12/2015 à 04/12/2015
II Seminário Internacional: A Arte da Bibliografia – História, Natureza e Relações (Inter) Disciplinares
II Seminário Internacional A Arte da Bibliografia

II Seminário Internacional A Arte da Bibliografia 2

II Seminário Internacional A Arte da Bibliografia 3

II Seminário Internacional A Arte da Bibliografia 4

Site: Clique aqui
02/12/2015 à 30/01/2016
Biblioteca da UFMG recebe exposição “Um Outro Olhar”
Um outro olhar

Site: Clique aqui
02/12/2015 à 02/12/2015
Defesa de dissertação abordará na UFMG abordará o comportamento informacional em tempos de Google
Defesa Maria Leonor Amorim Antunes

Site: Clique aqui
01/12/2015 à 01/12/2015
Seminário: Lidere com criatividade
Lidere-com-criatividade

Site: Clique aqui
27/11/2015 à 27/11/2015
Belo Horizonte recebe Exposição Passado & Presente
Exposição-Passado-Presente2

Site: Clique aqui
24/11/2015 à 24/11/2015
Colóquio Educação Superior UFMG: Dimensões e perspectivas
Colóquio Educação Superior dimensões e perspectivas

Site: Clique aqui
19/11/2015 à 19/11/2015
Prefeitura de Vitória convida para 21º Viagem pela Literatura 2015
21º Viagem pela Literatura Vitória


Site: Clique aqui
16/11/2015 à 16/11/2015
Referências bibliográficas para documentação jurídica – proposta para a ABNT
Referências bibliográficas para documentação jurídica -  proposta para a ABNT

Site: Clique aqui
13/11/2015 à 15/11/2015
IV Seminário Internacional: Papel da Leitura no Desenvolvimento da Sociedade – Bibliotecas Comunitárias, Escolares e Públicas
A comissão organizadora do IV Seminário Internacional – O Papel da Leitura no Desenvolvimento da Sociedade: Bibliotecas Comunitárias, Escolares e Públicas informa que estão abertas as inscrições para trabalhos nas modalidades pôster e vídeo que apresentem projetos de incentivo à leitura. Podem ser inscritos trabalhos em bibliotecas, ONGs, Salas ou Espaços de Leitura, além de pessoas físicas que trabalham com livro e leitura através de mediação, contação de histórias, dentre outros. ///////////////////////////////////////////////////////////////// O Seminário acontece de 13 a 15 de novembro (sexta a domingo), no hall de Entrada da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. ///////////////////////////////////////////////////////////////// Mais informações aqui. /////////////////////////////////////////////////////////////////  

Site: Clique aqui
13/11/2015 à 13/11/2015
Sessão especial: "O papel das bibliotecas públicas na sensibilização para leitura"
O Papel das Bibliotecas Públicas na Sensibilização para Leitura

Site: Clique aqui
12/11/2015 à 15/11/2015
1º Encontro Mundial da Invenção Literária
1º Encontro Mundial da Invenção Literária


Site: Clique aqui
11/11/2015 à 11/11/2015
Defesa de Dissertação
Defesa Wilimar Junio Ruas


Site: Clique aqui
10/11/2015 à 11/11/2015
Curso de Capacitação para Gestores de Bibliotecas Públicas Municipais: Acessibilidade em Bibliotecas Públicas
Capacitação-para-Gestores-de-Bibliotecas-Públicas-Municipais-Acessibilidade-em-Bibliotecas-Públicas

Site: Clique aqui
04/11/2015 à 06/11/2015
II Semana de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da UFRJ
II Semana de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da UFRJ   ii_semana_de_bilio_UFRJ_programacao


Site: Clique aqui
19/10/2015à22/10/2015
XI CAM

XI CAM A Associação de Arquivistas de São Paulo (ARQ-SP) convida toda a comunidade de profissionais que atuam em arquivos e centros de documentação e memória, docentes, pesquisadores e estudantes de Arquivologia para o XI Congresso de Arquivologia do MERCOSUL  Arquivos, entre tradição e modernidade.  O evento está programado para os dias 19, 20, 21 e 22 de outubro de 2015, mas as inscrições para minicursos, palestras e apresentação de trabalhos já podem ser feitas no site do evento. Clique aqui e saiba mais.

05/10/2015à06/10/2015
Comemoração dos 65 anos da Escola de Ciência da Informação da UFMG
UFMG
01/10/2015 à 12/10/2015
Festival Veredas de Humor
Festival Veredas de Humor se propõe a envolver e desenvolver a comunidade local em movimentos integrados à participação de artistas em atividades ao ar livre em espaços culturais já existentes na cidade (praças, ruas e alamedas) para que o evento seja reconhecidamente democrático e acessível a toda a população local e visitantes. O Festival acontece em Sete Lagoas (MG). ///////////////////////////////////////////////////////////////// Mais informações aqui. /////////////////////////////////////////////////////////////////  

Site: Clique aqui
30/09/2015 à 30/09/2015
Evento na capital mineira comemora 50 anos da profissão de bibliotecário
Encontro-de-Bibliotecários-de-Bibliotecas-Jurídicas-do-Estado-de-Minas-Gerais

Site: Clique aqui
23/09/2015à27/09/2015
Fliparanapiacaba
A segunda edição da Feira Literária de Paranapiacaba (Fliparanapiacaba) será realizada de 23 a 27 de setembro de 2015, na Vila Histórica Ferroviária de Paranapiacaba, em Santo André (SP). O evento homenageará o concretismo, por meio dos escritores Haroldo de Campos, Augusto de Campos e Décio Pignatari. Em 2014, na primeira edição, a feira teve 12 mil visitantes nos quatro dias. A entrada e as atividades são gratuitas.
09/09/2015 à 11/09/2015
IV Seminário de Estudos de Informação: Ética e Políticas da Informação – Agentes, Regimes e Mediações
Com abrangência internacional, o evento discutirá temáticas relacionadas às políticas e regimes de informação ligados a questões que implicam em normas e ordens de valor como inclusão, acessibilidade, regimes de verdade e direito à memória. ///////////////////////////////////////////////////////////////// O evento acontece de 9 a 11 de setembro, no Auditório Florestan Fernandes, Campus do Gragoatá, Bloco D, Niterói/RJ. ///////////////////////////////////////////////////////////////// Mais informações aqui.

Site: Clique aqui
03/09/2015 à 13/09/2015
XVII Bienal Internacional do Livro Rio
A Bienal do Livro Rio é o maior evento literário do país, um grande encontro que tem o livro como astro principal. Nos espaços dedicados às atrações, o público pode participar de debates, bate-papos com personalidades e escritores, além de atividades culturais que promovem a leitura. Atraente, variada e dinâmica, a Bienal do Livro Rio é diversão para toda a família. ///////////////////////////////////////////////////////////////// O evento acontece de 3 a 13 de setembro, no Riocentro. ///////////////////////////////////////////////////////////////// Mais informações aqui.

Site: Clique aqui
01/09/2015 à 30/09/2015
Bienal do Livro de Contagem
O evento está previsto para setembro e já tem alguns convidados em negociação. ///////////////////////////////////////////////////////////////// Mais informações aqui.

Site: Clique aqui
19/07/2015 à 27/07/2015
XXXVIII ENEBD
Sob a temática Formação política, reflexões éticas, práticas de transformação social e mídias na informação: qual profissional temos e qual queremos ser?, a 38ª edição do Encontro Nacional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação (ENEBD) será realizada em São Luís, no Maranhão, entre os dias 19 e 25 de julho deste ano. O encontro tem como objetivo reunir estudantes e professores de Ciência e Gestão da Informação, Biblioteconomia e Documentação para debater assuntos inerentes à área. ///////////////////////////////////////////////////////////////// As submissões de trabalhos estarão abertas até 5 de abril. Clique aqui e saiba como participar!

Site: Clique aqui
15/07/2015 à 31/07/2015
Jogo do Livro & 1º Seminário Latino-Americano: Mediações de leitura literária
Escritores, bibliotecários, estudantes universitários e profissionais da educação básica ou superior podem inscrever relatos de experiências ou comunicações científicas de pesquisas concluídas e em andamento. ///////////////////////////////////////////////////////////////// As inscrições vão até dia 31 de julho. O evento acontece de 18 a 20 de novembro, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). ///////////////////////////////////////////////////////////////// Mais informações aqui. /////////////////////////////////////////////////////////////////  

Site: Clique aqui
01/07/2015à05/07/2015
Flip 2015
Com a presença de autores mundialmente respeitados e uma programação diversificada, de 1º a 5 de julho, será realizada mais uma edição anual da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). Ao longo dos anos, a Flip ficou conhecida como um dos principais festivais literários do planeta, caracterizada não só pela qualidade dos autores, mas também pelo entusiasmo do público e pela hospitalidade da cidade, localizada na região serrana do Estado do Rio de Janeiro. ///////////////////////////////////////////////////////////////// ///////////////////////////////////////////////////////////////// Em 2015, a Festa contará com cerca de 200 atividades, que incluem debates, shows, exposições, oficinas, mostra cinematográfica e apresentações de escolas. Clique aqui e confira a programação completa!
24/06/2015à26/06/2015
VII Encontro de Arquivos Científicos
Com o tema Gestão de documentos e acesso à informação: desafios e diretrizes para as instituições de ensino e pesquisa, será realizado, de 24 a 26 de junho de 2015, o VII Encontro de Arquivos Científicos, na Fundação Casa Rui Barbosa, Rio de Janeiro. As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas de 2 de março a 15 de maio de 2015. Clique aqui e saiba mais.
15/06/2015 à 16/06/2015
2º Fórum de Discussão: Information Literacy, possíveis caminhos e reflexões
Dando continuidade às comemorações do cinquentenário de regulamentação da profissão, o Conselho Regional de Biblioteconomia 6º Região (CRB-6), em parceria com o Projeto de Extensão Informa-Ação e Cultura da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), promove, em junho, o II Fórum Information Literacy: Possíveis caminhos e reflexões. O evento tem o objetivo de estimular a interação entre os profissionais, docentes e discentes do curso de Biblioteconomia e demais membros da comunidade universitária. ///////////////////////////////////////////////////////////////// Palestras, oficinas, apresentações de trabalhos e mesas de debates estão previstas na programação. Confira!

Site: Clique aqui
26/05/2015 à 27/05/2015
eDOC 2015
Com o tema Gestão de documentos e informações: do ambiente físico ao digital, a 27ª edição do eDOC, que tem o apoio do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6), chega a Belo Horizonte para apresentar soluções, produtos e serviços destinados a todas as áreas que compõem o universo da gestão da informação e documentos e tecnologias correlatas, propiciando novos relacionamentos. ///////////////////////////////////////////////////////////////// Organizado em dois dias (26 e 27 de maio), o evento terá a presença de palestrantes de renome nacional, que abordarão, entre outros temas, o papel da informação nas empresas (públicas e privadas), com a proposta de apontar cenários e tendências. Os participantes contarão ainda com exposição de produtos e serviços. ///////////////////////////////////////////////////////////////// Clique aqui e saiba como se inscrever!

Site: Clique aqui
13/05/2015 à 16/05/2015
1º Ecohvale
 O 1º Encontro dos Contadores de Histórias do Vale da Paraíba será realizado entre os dias 13 e 16 de maio, em Lorena (SP). A programação conta com palestras, rodas de conversa, oficinas e uma maratona de contação de histórias em diferentes espaços da cidade. Clique aqui e saiba como participar.

Site: Clique aqui
23/04/2015 à 25/04/2015
Seminários Regionais
A 16ª gestão do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) está promovendo os Seminários Regionais de Bibliotecas Públicas e Escolares e de Ética Profissional. Os encontros, debates e apresentação de trabalhos estão previstos para os dias 23, 24 e 25 de abril, no Auditório do SESI Goiás, em Goiânia. Clique aqui para se inscrever e conferir a programação completa.

Site: Clique aqui
15/04/2015 à 15/04/2015
Palestra: O shopping, a biblioteca e a ética, em Formiga-MG
FORMIGA – MG  

Data

Horário

Atividade

Local

15/04

16h30 às 19h

Atendimento aos bibliotecários da região pela equipe do CRB-6 (Registro, anuidades, dúvidas etc)

UNIFOR-MG

19h00

Palestra: O shopping, a biblioteca e a ética Palestrante: Cristian José Santos Oliveira | Bibliotecário da Câmara dos Deputados Presença: Mariza Martins Coelho, Presidente do CRB-6
 

Site: Clique aqui
09/04/2015 à 09/04/2015
Centenário da Escola de Biblioteconomia no Brasil
Os 100 anos da instalação da Escola de Biblioteconomia no Brasil serão comemorados em um evento especial na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Em meio a conferências e mesas de debate, haverá uma apresentação do Coral do IBGE. A participação é gratuita! Clique aqui e saiba mais.

Site: Clique aqui
07/04/2015 à 30/05/2015
XII Prêmio Literário Galinha Pulando – Poesia
Visando estimular novas produções literárias, o Prêmio Literário Galinha Pulando de 2015 elegerá o melhor poema. O poeta deverá enviar pelo e-mail valdeck2007@gmail.com uma poesia de, no máximo, 20 linhas, até 30 de maio de 2015, juntamente com uma minibiografia contendo endereço completo com CEP e telefone de contato com DDD. Clique aqui e saiba mais sobre a premiação e suas etapas.

Site: Clique aqui
30/03/2015 à 15/04/2015
Programa Carro-Biblioteca
Participar de palestras, oficinas, minicursos e outros eventos da área é fundamental para aquele profissional que procura agregar valor ao currículo e saber as novidades do mercado. Confira abaixo alguns eventos previstos para abril, maio e julho: ///////////////////////////////////////////////////////////////// Programa Carro-Biblioteca ///////////////////////////////////////////////////////////////// Com o objetivo de promover o debate acerca da acessibilidade nos equipamentos culturais, a Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (ECI/UFMG) convida profissionais e estudantes da área para o 2º Fórum de Ação Cultural do Programa Carro-Biblioteca. O evento será realizado no dia 15 de abril (quarta-feira), de 9h às 17h, no Teatro da Biblioteca Pública Estadual Luiz Bessa, em Belo Horizonte. ///////////////////////////////////////////////////////////////// As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas antecipadamente até 14 de abril, pelo e-mail carrobib@eci.ufmg.br. Participe! /////////////////////////////////////////////////////////////////

Site: Clique aqui
16/11/2014 à 21/11/2014
Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU)
Belo Horizonte recebe o Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU), que será realizado de 16 a 21 de novembro. Para informações, acesse o site abaixo .

Site: Clique aqui
14/11/2014 à 23/11/2014
Bienal do Livro de Minas Gerais 2014
Aproximar-se dos seus autores favoritos, folhear livros, viajar por lugares desconhecidos e participar de atividades culturais. Essas são as propostas da Bienal do Livro de Minas Gerais, que este ano chega a sua 4ª edição. Nos espaços reservados às atrações, os visitantes podem participar de sessões literárias, bate-papos informais e debates com autores, jornalistas e pensadores, além de atividades recreativas e lúdicas para o público infantil. O evento será realizado na Arena Expominas, entre os dias 14 e 23 de novembro, de 09h às 22h em dias de semana e de 10h às 22h aos finais de semana. Mais informações você encontra no site da Bienal. Participe!

Site: Clique aqui
30/10/2014 à 30/10/2014
Fórum de Editoração
Com o objetivo de proporcionar um ambiente de discussão em torno da necessidade de implantar a tecnologia informatizada nas bibliotecas escolares, será realizado o fórum Reencantando a Biblioteca Escolar, Pública e Comunitária: Rede Social de Leitores e Biblioteca 2.0. O evento, que será realizado no próximo dia 30, das 14h30 às 18h, é aberto ao público e direcionado a Bibliotecários, Diretores Educacionais, Coordenadores Pedagógicos e Tecnólogos Educacionais. O local do encontro será na sede da empresa Praxis Sistema, idealizadora do fórum, localizada à Rua da Bahia, 1033, 11º andar, Centro. As inscrições são gratuitas. Participe!

Site: Clique aqui
27/10/2014 à 31/10/2014
Exposição sobre as crianças do Holocausto chega a BH
O terror imposto às vítimas dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial ganha contornos ainda mais fortes sob o olhar das crianças que assistiram ao martírio judeu, como revela a exposição que aberta desde o último dia 07 na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, em Belo Horizonte. Tão somente crianças: Infâncias roubadas no Holocausto, já passou por Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo e conta com contribuições de sobreviventes do genocídio que ajudaram a construir a mostra, cuja curadoria é do Museu do Holocausto de Curitiba. Depoimentos em vídeo dos sobreviventes ganham destaque, assim como o acervo de objetos pertencentes às vítimas. Livros de reza, bilhetes de passagens, cartões-postais, cartas de familiares e manuscritos, traduzem um pouco do horror nos campos de concentração. Na instalação Caixa escura, o público se vê cercado por luzes refletidas em espelhos minúsculos, que representam a propagação da memória das crianças massacradas. Vozes de adolescentes curitibanos dizem os nomes de várias vítimas, suas idades e as cidades onde nasceram. A exposição pode ser visitada até o dia 31 de outubro na Bibilioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, localizada na Praça da Liberdade, número 21, bairro Funcionários. A entrada é franca e o local funciona das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 16h, aos sábados. Informações: (31) 3269-1166.

Site: Clique aqui
27/10/2014 à 31/10/2014
XV Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB)
Belo Horizonte recebe dois importantes eventos no segundo semestre. O XV Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB) começa dia 27 de outubro, cujo tema será: Além das “nuvens”: expandindo as fronteira da Ciência da Informação. Confira abaixo o site do evento.

Site: Clique aqui
21/09/2014 à 27/09/2014
Inclusão social e cultural em pauta
O exercício pleno da cidadania é um dos pilares que permeiam a biblioteconomia brasileira. Dessa forma, o Conselho Regional de Biblioteconomia 6º Região (CRB-6) apoia e divulga constantemente ações sociais e culturais voltadas para a inclusão das pessoas nas diversas comunidades. Confira algumas:

Congresso de Acessibilidade

Pessoas com algum tipo de deficiência ou necessidades especiais poderão participar do Congresso de Acessibilidade online, que será realizado de 21 a 27 de setembro de forma totalmente gratuita pela internet. O primeiro dia do evento coincide com a comemoração do Dia Nacional de Luta pela Inclusão das Pessoas com Deficiência. Os interessados podem fazer a inscrição pelo site do evento, indicado abaixo.



Site: Clique aqui
04/09/2014 à 05/09/2014
10º Encontro para usuários do sistema SophiA Biblioteca
Os dias 4 e 5 de setembro marcam o 10º encontro do sistema SophiA, na FAOCOM, Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação, em São Paulo. O evento acontece desde o ano 2000 e reúne os usuários do software SophiA Biblioteca para conhecerem as novidades que serão lançadas na próxima versão. As inscrições podem ser feitas no site indicado abaixo.

Site: Clique aqui
21/08/2014à22/08/2014
5º Congresso Internacional CBL do Livro Digital
Conteúdo em Convergência é o tema do Congresso Internacional CBL do Livro Digital. O evento será realizado nos dias 21 e 22 de agosto, no Auditório Elis Regina, em São Paulo. Mais informações e inscrições pelo e-mail digital@cbl.org.br. O valor da inscrição varia de R$ 940 a R$1.260.
18/08/2014 à 21/08/2014
III Semana de Interatividade em Biblioteconomia
O evento irá discutir o tema Gestão da Informação nas Organizações de forma interativa, com estudantes, professores e profissionais que lidam com a informação em organizações de todos os tipos e em diversas áreas do conhecimento. O evento será realizado entre os dias 18 e 21 de agosto, em Santa Catarina. As inscrições podem ser feitas no site indicado abaixo.

Site: Clique aqui
16/08/2014 à 22/08/2014
IFLA World Library and Information Congress - Libraries, Citizens, Societies: Confluence for Knowledge
O evento reúne mais de 3.500 participantes de mais de 120 países e define a agenda internacional para a profissão, além de oferecer oportunidade de relacionamento e desenvolvimento profissional dos participantes. Para mais informações, acesse o site abaixo.

Site: Clique aqui
08/08/2014à13/08/2014
Pesquisadores defendem dissertações na área de Ciência da Informação

Três importantes defesas de dissertação com temas de interesse da área vão ser apresentadas no mês de agosto. Stefane de Melo Silva irá abordar a Avaliação da modelagem conceitual de sistemas de informação a partir de fundamentação: verificação de relação parte-todo. Ela se apresenta no dia 08 de agosto, às 14h30.



Já Tatiana Pereira Queiroz traz a discussão sobre a relação de alunos e universidade com o tema: O bom filho a casa torna: análise do relacionamento entre a UFMG e seus ex-alunos, por meio da informação. Tatiana defende no dia 12 de agosto, às 9h.



A bibliotecária e pedagoga Andreza Ferreira Félix irá abordar o tema Práticas educativas em bibliotecas escolares: a perspectiva da cultura escolar - uma análise de múltiplos casos na RME/BH. Sua apresentação será no dia 13 de agosto, às 13h.



Todas as defesas serão na Sala 1000 da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (ECI/UFMG).


07/08/2014 à 12/08/2014
III Workshop de Pesquisa em Ciência da Informação
O evento, que será realizado em Londrina, tem por objetivo incentivar estudantes de graduação e recém-graduados a iniciarem ou aperfeiçoarem sua trajetória na pesquisa acadêmica, contribuindo assim para o desenvolvimento do conhecimento científico e o fortalecimento do campo da Ciência da Informação. As inscrições podem ser feitas no site indicado abaixo até o dia 12 de agosto. A taxa de inscrição é de R$ 20.

Site: Clique aqui
14/07/2014à14/07/2014
Dissertação aborda as incertezas no processo de escolha de um curso superior
A escolha do curso de graduação superior é, muitas vezes, um processo carregado de indecisões devido à expansão das redes de ensino, à falta de indicadores de educação e à resistência aos processos de avaliação de desempenho. Essa é a avaliação feita pelo estudante Amarildo Magalhães de Martins em sua dissertação.

Tomando como estudo de caso o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), o estudante desenvolveu um Modelo e Protótipo Difuso (MPD), por meio do qual pretende aperfeiçoar o monitoramento de cursos superiores visando a reduzir a indecisão no processo de escolha da graduação.

A defesa da dissertação será realizada no dia 14 de julho, na Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (ECI/UFMG), na sala 1000, às 10 horas.
26/06/2014à04/07/2014
Cursos de aperfeiçoamento profissional para bibliotecários

Capacitar-se é essencial para se destacar no mercado de trabalho e tornar-se um profissional mais bem qualificado. O Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB-6) selecionou dois cursos online ofertados pela Extralibris, que terão início no dia 7 de julho. Confira:


Elaboração de Projetos de Mestrado e Doutorado - Por meio de aulas expositivas, debates, slides e vídeos, o aluno saberá a metodologia necessária para elaboração de monografias, projetos de mestrado e de doutorado. As inscrições podem ser feitas no link: http://extralibris.org/curso/elaboracao-de-projetos-de-mestrado-e-doutorado/.

Gestão de Bibliotecas Universitárias - Dividido em sete módulos, o objetivo do curso é oferecer aos estudantes a capacidade de utilizar ferramentas de gestão em bibliotecas, que possibilitam o aprimoramento do trabalho do profissional. As inscrições podem ser no link:  http://extralibris.org/curso/gestao-de-bibliotecas-universitarias/.

Para ambos os cursos, a carga horária é de 40 horas e o valor é de R$ 249,00 à vista ou dividido em seis parcelas de R$ 45,95. Para que as turmas sejam abertas, é necessário que pelo menos 20 pessoas se candidatem. O certificado será emitido para os alunos que tenham aproveitamento mínimo de 70% das aulas. As inscrições vão até o dia 4 de julho.


13/06/2014 à 16/07/2014
Concursos para bibliotecários no Amazonas

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) do estado do Amazonas divulgou edital para concurso público. Até o dia 16 de julho, os bibliotecários interessados devem se inscrever para as 52 vagas que serão oferecidas em municípios de todo o Estado. A remuneração é de R$ 2.350,38. As inscrições podem ser feitas no: www.fgv.br/fgvprojetos/concursos e têm valor de R$ 70,00. Para ler o edital, clique no link abaixo:



Site: Clique aqui
03/06/2014 à 30/09/2014
Inscrições para o XV Enancib estão abertas

Desde o dia 3 de junho, estão abertas as inscrições para a XV edição do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (Enancib), que será realizado entre os dias 27 e 31 de outubro, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte. Os interessados em submeter trabalhos, também já podem fazê-lo.


Dentre a programação prevista, estão palestras, apresentação de trabalhos, fóruns, assembleias e encontros de grupos de pesquisas.


O valor das inscrições realizadas até o dia 30 de junho é de R$ 50,00 para estudantes de graduação; de R$ 110,00 e R$ 220,00 para estudantes de pós-graduação sócios e não sócios, respectivamente; e R$ 220,00 e R$ 440,00 para pesquisadores sócios e não sócios, respectivamente. As inscrições podem ser feitas clicando no link baixo.


O tema do evento deste ano é Além das “nuvens”: expandindo as fronteiras da Ciência da Informação e vai trazer discussões a respeito das modificações causadas pelas tecnologias na sociedade e o papel da Ciência da informação nesse cenário.



Site: Clique aqui
08/05/2014 à 30/05/2014
eDOC tem apoio do CRB-6

O Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) é um dos apoiadores do encontro eDOC 2014, que será realizado nos dias 29 e 30 de maio, em Belo Horizonte. O evento é promovido pela EDOC Consultoria e Capacitação.


O objetivo do encontro é trazer profissionais renomados da área de Ciência da Informação para apresentar novidades de mercado e capacitação profissional aos participantes do evento. Já estão confirmadas palestras nas áreas de gestão de documentos eletrônicos, administração de documentos jurídicos, segurança da informação e minimização do uso de papéis em empresas públicas e privadas.


As inscrições estão abertas e podem ser feitas clicando no link.Terão desconto de R$ 200,00 aqueles que se inscreverem até o dia 12 de maio. Depois dessa data, a taxa passa a ser de R$ 900,00. Também tem direito ao desconto profissionais desempregados, aposentados, estudantes de pós-graduação ou profissionais que não têm o valor custeado pela instituição em que trabalha.



Site: Clique aqui
22/04/2014 à 12/05/2014
Capacitação: eDOC 2014 BH será em maio

A capital mineira receberá, entre os dias 29 e 30 de maio, o eDOC 2014, evento realizado pela EDOC Consultoria e Capacitação que traz novidades de mercado e de capacitação aos profissionais de ciência da informação.


Com um total de sete palestrantes convidados, o eDOC 2014 discutirá os mais diversos temas, como: administração de documentos jurídicos, gestão de documentos eletrônicos, segurança da informação e minimização do uso de papeis em empresas públicas e privadas.


Para se inscrever, é fácil! Basta clicar no link para preencher seus dados, enviar o comprovante de pagamento para o e-mail edoc@edocconsultoria.com.br e aguardar a confirmação que será enviada para o endereço eletrônico indicado pelo participante.


Aqueles que se inscreverem até o dia 12 de maio pagam R$ 700,00. A partir dessa data, o valor será de R$ 900,00. Profissionais desempregados, aposentados, estudantes de pós-graduação ou profissionais que não tem o valor custeado pela instituição em que trabalha também terão desconto e podem pagar R$ 400,00 até o dia 12 de maio.


O Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) apoia o evento e acredita que a formação e a capacitação dos diversos profissionais da informação contribuem para melhor desempenho da área.



Site: Clique aqui
28/03/2014à28/03/2014
Evento em BH encerra programação pelo mês dos bibliotecários

Ao longo do mês, o Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) promoveu atividades no Espírito Santo e em Minas Gerais para celebrar o dia 12 de março, dedicado aos profissionais da informação.

As comemorações do mês dedicados aos bibliotecários serão encerradas com uma confraternização, hoje (28/3), em Belo Horizonte. Na ocasião, também deverá ser inaugurado o Painel dos Presidentes do CRB-6.

A confraternização começa às 21 horas, no Verrine Recepções, que fica na Rua João Lúcio Brandão, 201, no Prado. O evento é aberto e gratuito para todos os bibliotecários adimplentes, com registro ativo no CRB-6.

Venha comemorar conosco!


10/03/2014à29/04/2014
Guia Training oferece cursos em ciência da informação
Com o objetivo de ensinar a gerenciar as informações e os documentos numa organização, o programa Guia Training oferecerá, no Distrito Federal e em São Paulo, treinamentos para profissionais da informação se especializarem na área. As aulas acontecem em fevereiro, março e abril.
Os cursos terão certificação e podem ser realizados in company, para empresas de todo o Brasil. Confira as datas e treinamentos:


19 de março – Brasília/DF: Workshop – Introdução ao mercado de gestão de informação e documentos


5 e 12 de abril – São Paulo/SP: Formação em análises de processos


29 de abril – São Paulo/SP: Certificação digital e seus aspectos jurídicos

01/03/2014à31/03/2014
Biblioteca Luiz de Bessa tem programação gratuita para março

A biblioteca pública mineira Professor Luiz de Bessa, localizada na Praça da Liberdade em Belo Horizonte, traz extensa programação cultural neste mês. Desde o dia seis, o espaço tem oferecido gratuitamente lançamento de livros, exposições, aulas e palestras para a população belo-horizontina. Para saber mais e acessar a programação completa, ligue no (31) 3269-1166.
Confira abaixo alguns eventos que ainda estão por vir e participe:


Lançamento de Livro A História da Literatura em Ponte Nova
Data: 22/03/2014 (sábado)
Horário: das 9 às 12 horas
Local: Galeria de Arte Paulo Campos Guimarães – Praça da Liberdade, 21, foyer

Aula na Biblioteca com o tema Aspectos Legais da Lei Maria da Penha
Data: 18/03/2014 (terça-feira)
Horário: 15 horas
Local: Hall das Coleções Especiais – Praça da Liberdade, 21, 2º andar

Exposição Brasil no Feminismo
Data: 06/03/2014 a 31/03/2014
Horário: Segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas; sábado, das 8 às 12 horas
Local: Anexo Professor Francisco Iglesias Rua da Bahia, 1889, 3º andar

Palestra Recepção de Pessoas com Deficiência
Data: 21/03/2014 (sexta-feira)
Horário: 14h30min
Local: Setor Braille – Praça da Liberdade, 21, 2º andar.


14/01/2014 à 13/02/2014
Vaga de concurso - SUDECAP
Bibliotecários terão oportunidade, entre os dias 14 de janeiro e 13 de fevereiro, de se inscreverem para concorrer a uma vaga de concurso oferecida pela SUDECAP - Superintendência de Desenvolvimento da Capital. O valor das inscrições é de R$ 80,00 e o salário é de R$ 4.043,27, com jornada de trabalho de 40 horas semanais. Confira abaixo o edital completo:

Site: Clique aqui
18/12/2013 à 05/01/2014
Vaga de concurso - Prefeitura de Sacramento
O trabalho realizado pelo Conselho de Fiscalização na autuação de instituições que não tenham profissionais bibliotecários em suas bibliotecas resulta em ações como esta: a prefeitura de Sacramento-MG está com edital aberto de concurso para preenchimento de uma vaga para bibliotecário. As inscrições, que começarão no dia 18 de dezembro e vão até cinco de janeiro, têm valor de R$ 79,00. Confira o edital completo abaixo.

Site: Clique aqui
11/12/2013 à 20/12/2013
Vagas em concursos - Fundação Palmares
Estão abertas, até o dia 20 de dezembro, as inscrições para concurso promovido pela Fundação Cultural Palmares, em Brasília/DF. Os candidatos podem concorrer a uma vaga para o cargo de documentação com salário de R$ 3.980,62. O valor da inscrição é de R$ 65,00 e elas podem ser feitas no site da instituição.

Site: Clique aqui
06/12/2013à06/12/2013
UFMG recebe Seminário de Paleografia

De 3 a 5 de dezembro, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) recebeu o II Seminário da Oficina de Paleografia, realizado no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH). O seminário, que já está em sua segunda edição, apresentou o trabalho com fontes manuscritas em língua portuguesa, de variadas tipologias, produzidas entre os séculos XV e XIX.


O evento contou com fóruns, apresentações e mesas-redondas, e teve o objetivo de consolidar um espaço permanente no estudo, discussão, exercício e troca de experiências no trabalho em arquivos e na leitura e transcrição de fontes históricas.


Destinado a profissionais que trabalham com tais fontes, o seminário debateu os usos, possibilidades e desafios da paleografia, associada às atividades acadêmicas e profissionais.


Para mais informações e programação completa, acesse a página https://www.facebook.com/events/245450488938717/.


27/11/2013 à 29/11/2013
IX EIC - Encontro Internacional de Catalogadores e II Enacat - Encontro Nacional de Catalogadores
Tema: "Catalogação: do real ao virtual"

Local: Centro de Convenções da Firjan - Rio de Janeiro, RJ - Brasil

Pela primeira vez no Brasil, o IX Encontro Internacional de Catalogadores ocorrerá em conjunto com o II Encontro Nacional de Catalogadores entre os dias 27 a 29 de novembro de 2013. A organização do evento é da Fundação Biblioteca Nacional do Brasil.

A partir da tradição iniciada na série de encontros internacionais, o evento contemplará a Apresentação de Trabalhos Orais, Eventos Paralelos e Sessões Plenárias e proporcionará espaço para o debate e a formulação de recomendações, aperfeiçoamentos e ampliações de ações na área de Catalogação.


Site: Clique aqui
12/11/2013 à 14/11/2013
CTCM 2013: Conferência sobre Tecnologia, Cultura e Memória
Tema: Estratégias para Organização e Acesso à Informação

Imagine um futuro onde vamos explorar métodos inovadores para a transformação de bibliotecas, museus, arquivos e outras unidades de informação. Urge uma dinâmica nova que atue nos processos de formação e aprendizagem, que inspire novas práticas de pesquisa e que estimule os operadores sociais da memória a se tornar catalisadores de mudança.

O CTCM 2013 pretende estimular o debate sobre as tendências contemporâneas e os problemas estratégicos que envolvem a tecnologia aplicada à gestão da memória no âmbito da Ciência da informação e domínios afins. O evento se propõe a discutir as tendências universais para o tratamento, organização, difusão e acesso à informação registrada e o papel das networks no desenvolvimento de processos colaborativos.

Local: Universidade Federal de Pernambuco e no instituto Ricardo Brennand - Recife, Pernambuco - Brasil.


Site: Clique aqui
25/10/2013à25/10/2013
Confira a programação da conferência sobre livro digital
A Conferência Revolução e-book, que será realizada no dia 25 de outubro, em São Paulo, já está com o cronograma definido. O evento é uma boa oportunidade para os interessados em discutir questões inerentes ao livro digital.

Com a temática Produção E-books & Melhores Práticas, a atividade vai abordar o planejamento do design, diferentes formatos para e-books (ePub, ePub3, HTML5, Adobe DPS) e muitas questões práticas, incluindo dicas para correção de ePubs e dicas avançadas, entre outros temas cotidianos.


Os interessados podem se inscrever e aproveitar o desconto de até 55% para inscrições individuais. Até o fechamento desta edição do Boletim Eletrônico do CRB-6, restavam apenas 9 vagas promocionais. Após o preenchimento dessas oportunidades, outras poderão ser abertas, porém com valores maiores.

Em breve, serão divulgadas informações sobre os palestrantes e convidados da Conferência. Saiba mais sobre o evento no site conferenciarevolucaoebook.com.br

Fonte: Revolução e-Book. Editado pelo CRB-6.
16/10/2013 à 18/10/2013
III Reunião Brasileira de Ensino e Pesquisa em Arquivologia

Tema: Perfil, evolução e perspectivas do ensino e da pesquisa em

Arquivologia no Brasil

Local: Auditório do PAF III - Campus de Ondina

Salvador – Bahia



Site: Clique aqui
06/10/2013 à 09/10/2013
4ª Conferência Luso-Brasileira sobre Acesso Aberto
A 4ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto tem como objetivo promover o compartilhamento, a discussão, a geração e a divulgação de conhecimentos, práticas e pesquisas sobre o acesso aberto em todas as suas dimensões e perspectivas, servindo de catalisador à disseminação de políticas, pesquisa e desenvolvimento na área.

Local: Universidade de São Paulo - Sistema Integrado de Bibliotecas - Biblioteca Brasiliana - Auditório Central- Rua da Praça do Relógio, 109- Cidade Universitária - São Paulo – SP - Brasil


Site: Clique aqui
03/10/2013à04/10/2013
Uberlândia promove encontro de bibliotecas em outubro
A Universidade Federal de Uberlândia promove nos dias 3 e 4 de outubro, o Encontro Regional de Bibliotecas Universitárias (ERBU) das regiões Sudeste 1 (Minas Gerais e Espírito Santo), Centro-Oeste e Distrito Federal.

A atividade é uma continuidade de uma série de eventos que ocorreram no Brasil para discutir questões inerentes a biblioteca universitária. As ações começaram em Salvador, com o Seminário de Avaliação da Biblioteca Universitária Brasileira, em 2008, a segunda edição foi realizada em Goiânia.

Seguindo a mesma temática, a cidade de Fortaleza promoveu o Encontro Regional de Bibliotecas Universitárias do Norte e Nordeste, com o tema “Biblioteca Universitária e os desafios dos novos formatos de materiais bibliográficos”.

Destacando a discussão sobre “A eficácia da avaliação e planejamento das Bibliotecas Universitárias no processo de tomada de decisão”, o objetivo do evento em Uberlândia é aproximar os bibliotecários dessas regiões, aumentando o diálogo entre eles.

Para mais informações, acesse http://ufubibliotecas.blogspot.com.br/ ou http://blog.crb6.org.br/eventos/encontro-regional-de-bibliotecas-universitarias-ereu/
26/09/2013 à 26/09/2013
Road Show SophiA Biblioteca
Tema: A recuperação e uso da informação através de novas tecnologias


Local: CEFET Campus II - Belo Horizonte/MG


Estão abertas as inscrições para participação na palestra organizada pelo Road Show SophiA Biblioteca. Quem ainda não se inscreveu tem até amanhã, dia 24 de setembro. A palestra é voltada aos profissionais e estudantes  de biblioteconomia interessados em aprimorar sua formação. O evento, que acontecerá no dia 26, quinta-feira próxima, das 14h às 16h, é gratuito e disponibilizará certificados para os participantes.

O objetivo do Road Show é propiciar aprofundamento do conhecimento da área, além de promover trocas de experiências. O evento trará a bibliotecária Liliana G. Serra, que vai tratar, entre outros temas, da mudança dos catálogos das bibliotecas de impressos para digitais. Na ocasião, Liliana Serra apresentará um novo código de catalogação, o RDA (Descrição de Recursos e Acesso, na tradução para o português), abordando como ele proporciona aos seus usuários uma visão extensa dos acervos, permitindo, assim, as possibilidades de pesquisa.



Site: Clique aqui
19/09/2013 à 22/09/2013
Festival literário em Araxá
Está chegando a 2ª edição do Festival Literário de Araxá com palestras, oficinas e vendas de livros. O Fliaraxá será realizado entre os dias 19 e 22 de setembro e vai contar com a participação de convidados como o escritor Amyr Klink, a blogueira de moda Cris Gurra e a jornalista Leila Ferreira.

O tema deste ano é a viagem na literatura e o evento tem por objetivo possibilitar à população de Araxá e interessados um maior contato com a literatura. A homenageada do festival é a escritora mineira Adélia Prado. A programação completa você confere em http://www.fliaraxa.com.br/

Fonte: Fliaraxa. Editado pelo CRB-6.

Site: Clique aqui
04/09/2013à06/09/2013
Curso de capacitação em coleções especiais tem apoio do CRB-6 em Belo Horizonte
Com o objetivo de contribuir ainda mais para o desenvolvimento e a qualificação do setor, o Conselho Regional de Biblioteconomia 6º Região (CRB-6) em parceria com a OFC Tecnologia em Arquivos Corporativos apoia a realização do curso Gerenciamento de Coleções Bibliográficas Especiais. A atividade, prevista anteriormente para ser realizada na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, está marcada para os dias 4, 5 e 6 de setembro no espaço da Associação dos Bibliotecários de Minas Gerais (ABMG).

O treinamento irá capacitar os profissionais para a organização de coleções especiais em acervos literários. Para tanto, entre os temas principais do curso estão: Coleções especiais e acervos de memória: conceitos; Competências e formação do gestor de coleções especiais; Apontamentos sobre história do livro, das bibliotecas e do gerenciamento de coleções bibliográficas; A preservação e o gerenciamento de acervos bibliográficos: uma abordagem a partir da formação e desenvolvimento de coleções; Tratamento técnico de coleções especiais; e Deterioração em acervos bibliográficos.

Quem ministrará o curso é o bibliotecário da Fundação Biblioteca Nacional e professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Fabiano Cataldo. “É com muita satisfação que não estamos medindo esforços em apoiar a realização desta capacitação, pois sabemos que os tópicos abordados na atividade serão de grande importância para os profissionais”, destaca o presidente do CRB-6, Antônio Afonso Pereira Júnior (CRB-6/2637).

Para participar, os interessados devem fazer sua inscrição pessoalmente na sede do Conselho, que fica na Avenida Afonso Pena, 867, sala 1.112, no Centro de Belo Horizonte. O valor do curso é R$ 300,00 até 25 de agosto. Após essa data, o valor vai para R$ 350,00. Mais informações pelo telefone (31) 3222-4087 ou pelo e-mail crb6@crb6.org.br.



30/08/2013à30/08/2013
Dissertação sobre análise de inteligência será defendida na UFMG
O administrador Rodrigo Fileto Cuerci Maciel apresenta sua defesa de dissertação de Mestrado no dia 30 de agosto, às 14 horas, no auditório Azul da Escola de Ciência de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (ECI/UFMG).

A pesquisa é um estudo da atividade de análise de inteligência, que consiste na consolidação de um conhecimento sobre um ator adverso ao Estado. O objeto de análise é a prática dessa ação nos Estados Unidos desde a Segunda Guerra Mundial.

Um dos exemplos observados foi a elaboração da análise de inteligência na Crise dos Mísseis de Cuba de 1962, para reconstruir os procedimentos de coleta, tratamento e análise de informação.

O trabalho será analisado por um corpo docente formado por doutores da ECI e da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (FAFICH/UFMG).
30/08/2013à30/08/2013
Pesquisa na UFMG abordará a competência informacional nos ambientes de trabalho
No dia 30 de agosto será apresentada a tese de Doutorado Competência Informacional na Gestão de Instituições de Ensino Superior Privadas. Quem assina a pesquisa é o doutorando e professor Joubert Roberto Ferreira Fidelis. O local da exposição será a Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (ECI/UFMG).

O estudo propõe uma melhor compreensão da competência informacional nos ambientes de trabalho, tendo como objeto de pesquisa as instituições de ensino superior privadas.

A proposta é auxiliar os gestores dessas instituições no grande desafio que têm pela frente, que é o de desenvolver um nível de competência informacional para tratar de forma adequada a informação.

Mais informações sobre a defesa podem ser obtidas na ECI/UFMG pelo telefone (031)3409-5225.
22/08/2013à22/08/2013
Trabalhos acadêmicos sobre ciência da informação serão apresentados na UFMG
A Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (ECI/UFMG) anunciou a apresentação de pesquisas científicas para o fim desse mês e início de setembro.

As exposições são uma boa oportunidade para ver o que está sendo produzido no setor em termos de conhecimento. A primeira será no dia 22 de agosto, às 14 horas, na sala 1000 da ECI, e será a defesa de uma tese de Doutorado, cujo tema é Cultura Informacional: proposta de integração conceitual e modelo como foco organizacional. A pesquisa foi realizada por Leonardo Barbosa de Moraes e teve o intuito de analisar o conceito de cultura informacional no âmbito organizacional, e  buscou referencias teóricas no campo da ciência da informação, das teorias organizacionais e dos sistemas de informação.

O segundo trabalho será apresentado no dia 02 de setembro, às 14 horas, no Auditório Azul da ECI. O bibliotecário Marcelo Nair dos Santos (CRB-6 ES/344) defenderá a dissertação  Documento como obra: contribuições para a organização da informação. A pesquisa analisa o conceito de obra, promovendo diálogo entre a Documentação e Biblioteconomia, com o objetivo de avançar na elaboração de definições mais adequadas aos processos de organização da informação.
13/08/2013à13/08/2013
Defesa de dissertação na UFMG aborda a aprendizagem no ambiente escolar
A Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (ECI/UFMG) promove no dia 13 de agosto, às 14 horas, a defesa de dissertação de mestrado de Iandara Reis de Oliveira.

Intitulada O processo de aprendizagem pela busca e uso de informações: a orientação da pesquisa escolar na perspectiva do professor, a aluna fez um trabalho que tem como proposta abordar uma nova perspectiva de absorção do conhecimento, com enfoque na análise do comportamento do aluno ao fazer o uso da informação.

O objeto de pesquisa foi um estudo de caso realizado com um professor de história do Ensino Médio durante o processo de aprendizagem na instituição de ensino. O modelo que norteou o trabalho foi o Information Search Process, de Carol Kuhlthau.

Ao fazer a análise com o olhar sobre o comportamento dos estudantes, Iandara propõe uma reflexão que pode trazer melhorias à educação brasileira. O trabalho será analisado por um corpo docente composto por doutores da UFMG.
12/08/2013à12/08/2013
Palestra sobre doenças no ambiente profissional será realizada na UFMG
A Metalpox, empresa especializada em mobiliário para bibliotecas, promove no dia 12 de agosto uma palestra sobre doenças ocupacionais. Ela será ministrada às 14h30 e às 19 horas, respectivamente nos auditórios da Biblioteca Central e da Escola de Ciência da Informação. Os dois espaços estão situados na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O evento é apoiado pelo Conselho Regional de Biblioteconomia 6º Região (CRB-6).

O debate terá como base estudo sobre doença ocupacional que acontece frequentemente com o profissional de biblioteca. Quem vai ministrar a palestra é o professor Walter Strobel Neto. Ele é coordenador do curso de Design da Universidade do Oeste de Santa Catarina/Unoesc Xanxerê e especialista em Marketing e Design de Produto pela mesma instituição.

O evento é gratuito e não há necessidade de inscrição. O público alvo são bibliotecários, estudantes de Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia, além de professores do segmento.
09/08/2013à18/08/2013
Salão do Livro Infantil será realizado na capital mineira
Está chegando mais uma edição do Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais. Entre os dias 9 e 18 de agosto, a Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte, será transformada em um grande centro da literatura infantil.

A proposta do salão é promover discussões sobre leitura para crianças e jovens, por meio de técnicas que envolvem texto, ilustração e produção editorial. Além disso, o intuito é mostrar ao público as melhores publicações do Brasil e do exterior. A primeira edição do evento foi realizada em 2011 e contou com a participação de aproximadamente 90 mil pessoas.

O evento é promovido pela Câmara Mineira do Livro e pela Minasplan, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.salaodolivro.com.br.

Fonte: salaodolivro.com.br. Editado pelo CRB-6
05/08/2013 à 09/08/2013
IV Encontro de Estudos, sobre Tecnologia, Ciência e Gestão da Informação – IV ENEGI
Com o tema A Gestão da Informação como fator de inovação e empreendedorismo ético-sustentáveis, o IV ENEGI terá sua primeira edição coordenada diretamente pela InFoco Consultoria Júnior, empresa Júnior do curso de Gestão da Informação da UFPE. A organização do evento mantém a essência de colaboração entre os discentes, visando troca de experiências e aprendizado mútuo. Nesta edição, a ideia é refletir sobre a responsabilidade que os profissionais da área devem ter diante de um contexto em que a ética e a sustentabilidade precisam andar juntas.

Local: UFPE – Campus Recife


Site: Clique aqui
23/07/2013à17/11/2013
Literatura infantil e Festival Internacional de Quadrinhos movimentam Belo Horizonte neste segundo semestre
Uma boa dica de lazer durante as férias de julho é conferir a programação especial que a Fundação Municipal de Cultura (FMC) preparou para o público infantil. Neste mês, serão realizadas diversas brincadeiras, com enfoque na escrita e na literatura.

As atividades são realizadas na Biblioteca Infantil e Juvenil de Belo Horizonte, nas bibliotecas regionais e no espaço literário dos Centros Culturais da FMC. Confira a programação no site http://www.bhfazcultura.pbh.gov.br/?q=node/998.

Já em novembro é a vez de o 8º Festival Internacional de Quadrinhos 2013 (FIQ) movimentar a capital mineira. O evento será realizado entre os dias 13 e 17, na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte. A atividade é promovida pela prefeitura, por meio da FMC.

Considerada a maior atividade do gênero da América Latina, o Festival é referência para quadrinistas e o público. A proposta do FIQ é mostrar as tendências da produção contemporânea e proporcionar o diálogo entre artistas e editores nacionais e internacionais.

Neste ano, será feita uma homenagem a Laerte Coutinho, um dos principais nomes dos quadrinhos do Brasil. Além disso, participaram do evento referências internacionais do segmento, como Becky Cloonan, Klaus Janson, Dave Johnson, Sean Murphy, George Pérez, Boulet e Geoff Jonhns.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (031) 3277-4366 ou pelo site www.fiqbh.com.br.


22/07/2013à30/08/2013
Curso de capacitação para elaboração de trabalhos acadêmicos
A elaboração de estudos e pesquisas científicas é caracterizada por um processo de construção do saber. Mas muitas pessoas têm dificuldades na concepção destes trabalhos.

Visando a atender esta demanda, a ExtraLibris, empresa que ministra cursos na área de Gestão da Informação está com inscrições abertas para um curso a distância de elaboração de projetos para mestrado e doutorado.

A carga horária é de 30 horas e a proposta é possibilitar aos alunos compreender as estratégias teóricas, bibliográficas e metodológicas para o desenvolvimento de projetos de pesquisa para mestrado e a elaboração de monografias.

Entre os principais temas abordados nas atividades estão: Diferenças entre Metodologia da Pesquisa (MP) e Metodologia do Trabalho Científico (MTC), Planejamento e elaboração do projeto de pesquisa e Estratégias/dicas para o desenvolvimento de cada etapa do projeto.

As inscrições vão até o dia 19 de julho e o curso será realizado entre os dias 22 de julho e 30 de agosto. Para participar, o interessado terá que pagar o valor de R$ 179, 00. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail caue@extralibris.org.
09/07/2013 à 09/07/2013
Seminário Ética nas Profissões
Acesse as informações em http://seminario.cfb.org.br/

Site: Clique aqui
08/07/2013 à 10/07/2013
4º Seminário de Documentação e Informação Jurídicas
O evento ocorrerá durante o CBBD, como evento paralelo.

Site: Clique aqui
08/07/2013à08/07/2013
Pesquisadora apresenta tese sobre patrimônio cultural na UFMG

A elaboração de estudos sobre o segmento dos bibliotecários é importante para o desenvolvimento da profissão. Por isso, o Conselho Regional de Biblioteconomia 6º Região (CRB-6) divulga a tese de doutorado da acadêmica Aline Brettas, que será apresentada no dia 8 de julho, às 14 horas, na Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (ECI/UFMG).

O trabalho, que traz o título Os registros de Belo Horizonte e Betim: novas abordagens em relação ao registro do patrimônio cultural imaterial, faz uma análise dos dados como meio de preservação da cultura mineira.

Como metodologia de análise, foi delimitado o objeto de estudo: o arquivo dos congados. Para isso, foram analisados documentos como o Dossiê de Registro do Reinado de Nossa Senhora do Rosário de Betim, produzido pela Fundação Artístico Cultural de Betim (FUNARBE), e a produção vídeo-digital realizada pelo Centro de Referência Audiovisual (CRAV), intitulada Religiosidade afro-brasileira em Belo Horizonte: registro audiovisual, executada entre os anos 2003 e 2006.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-5225.


07/07/2013à10/07/2013
Vem aí o 25º Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação
O mês de julho promete ser agitado para os bibliotecários de todo o país. Isso porque o 25º Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação (CBBD) será realizado em Florianópolis, capital catarinense, entre os dias 7 e 10.

A 25º edição do evento pretende fomentar uma discussão sobre produtos e serviços relacionados às bibliotecas, sistemas de informação, documentação e redes de bibliotecas no Brasil e no exterior.

Entre os principais temas trabalhados estão: Bibliotecas e serviços de informação: aplicação e usabilidade de recursos e tecnologias de informação e comunicação; Metacompetências e transcompetências dos bibliotecários na promoção dos serviços de informação e desenvolvimento sustentável; e inovação em bibliotecas e serviços de informação. 

O Congresso ainda prevê eventos simultâneos, como workshops e participação de expositores. As inscrições podem ser feitas pelo site xxvcbbd.febab.org.br.



07/07/2013 à 10/07/2013
XXV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação (CBBD)

No último dia 22 de agosto, a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários e Cientistas da Informação (FEBAB) informou que a 25ª edição do Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação (CBBD) será realizada na cidade de Florianópolis (SC), de 7 a 10 de julho de 2013.

A instituição informou ainda que informações como o tema central do CBBD 2013, as inscrições, as normas para a submissão de trabalhos e o endereço do site serão divulgados nas próximas semanas. Segundo a FEBAB, o evento representa um espaço privilegiado para a apresentação de experiências, práticas e difusão da produção técnico-científica relativa a bibliotecas, unidades de informação, ensino e pesquisa.

A última edição do Congresso foi realizado em Maceió, capital do estado de Alagoas. O evento é promovido desde 1954.



Site: Clique aqui
05/07/2013à05/07/2013
Evento no Rio de Janeiro discute o cenário literário no Brasil
O Brazilian Publishers, projeto que tem o intuito de fomentar a exportação do conteúdo editorial brasileiro, promove na próxima sexta-feira, 5 de julho, das 18 às 22 horas, no Parque Perequê, em Paraty, no Rio de Janeiro, o encontro Literatura brasileira contemporânea no cenário global.

O projeto é resultado de parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento (Apex-Brasil). A proposta é refletir sobre a literatura no Brasil no atual contexto social. O evento será dividido em dois painéis, que contarão com a presença de palestrantes nacionais e internacionais.

Para participar, os interessados podem retirar o convite na Pousada Parque Perequê, a partir das 18 horas do dia 5 de julho. O evento é gratuito, porém as entradas são limitadas.

Para mais informações acesse o site www.brazilianpublishers.com.br
19/06/2013à27/07/2013
Belo Horizonte recebe curso sobre indexação de fotografias
A foto é o registro da realidade e por meio dela é possível documentar os fatos históricos. Mas, para trabalhar com essas imagens, é necessário técnica e organização, e esses dois ingredientes podem ser adquiridos no curso “Fundamentos da Indexação de Fotografias”.

A proposta é qualificar profissionais para documentar os registros fotográficos de forma que eles possam ser localizados com mais rapidez e precisão em diferentes espaços de registros de informação.

Promovido pela empresa Informação Audiovisual, o curso acontecerá na sede da Associação dos Bibliotecários de Minas Gerais (ABMG), à Rua Guajajaras, 410, Sala 608, no centro da capital mineira e terá duração de 8 horas. As aulas serão ministradas no dia 27 de julho pelo instrutor e bibliotecário Ronni Oliveira.

Ao todo são 20 vagas e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail cursos@informacaoaudiovisual.com.br ou no site http://informacaoaudiovisual.com.br.


19/06/2013à28/06/2013
Juiz de Fora e Cambuquira promovem eventos para bibliotecários
Cursos e seminários movimentam o segmento neste mês de junho. Em Cambuquira, município da região Sul de Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais, promove um minicurso para os gestores destes espaços.

A atividade será realizada no dia 25 de junho, das 9 às 17 horas, no Centro Municipal de Educação Infantil Georgina Bacha. Voltado para profissionais que atuam em bibliotecas e secretários de educação e cultura, o curso aborda noções básicas da Superintendência de Bibliotecas/Sistema Estadual de Bibliotecas Municipais, formação e organização de acervo, medidas preventivas para conservação de livros, ações de incentivo à leitura, relação da biblioteca pública com a comunidade, entre outros aspectos.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31)3269-1202.

Em outro ponto do Estado, mais precisamente em Juiz de Fora, na Zona da Mata, será realizado de 26 a 28 de junho o Seminário Preservação de Acervos em Papel. O objetivo é promover um fórum de debate, no qual serão discutidos temas inerentes à preservação da memória cultural registrada em papel.
 
Entre os tópicos de discussão estão: ciência da conservação, política de gestão e acesso, conservação preventiva, segurança de acervos culturais, emprego de tecnologias científicas e metodologias de conservação-restauração. 

O público-alvo é formado por estudantes de graduação e pós-graduação interessados na área do Patrimônio Cultural (História, Museologia, Biblioteconomia, Arquivologia, Ciências Sociais, Artes, Arquitetura e Química), profissionais de arquivos, bibliotecas e museus, docentes e pesquisadores da área, agentes culturais e ocupantes de cargos em administração pública voltados para a área da cultura.

As inscrições para o evento podem ser feitas no site www.museudeartemurilomendes.com.br.


19/06/2013à15/07/2013
Marcadores de livros é tema de exposição na UFMG
Em princípio, eles têm uma função pontual que é a de facilitar a leitura. Entretanto, muitas vezes os marcadores vão além desta função e despertam afeto e lembrança nos leitores. Inclusive, muitos se tornam colecionadores deste nobre objeto.

A história dos marcadores, sua finalidade e os diferentes modelos podem ser vistos na exposição Marcadores de livros marcando a história. O intuito da mostra é incentivar o uso destes objetos como forma de preservação dos exemplares. O evento acontece até 15 de julho, no Espaço de Leitura da Biblioteca Central da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A exposição faz parte do projeto Ler o mundo: práticas de leitura, que é apoiado pela Biblioteca Universitária. O evento também possui um espaço com marcadores de diversos formatos onde os visitantes poderão apreciá-los e escolher um para levar para casa.
 
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31)3409-4613.




18/06/2013à20/06/2013
Juiz de Fora promove o 6º Encontro de Bibliotecas Públicas e Particulares
Debater o papel da biblioteca na sociedade atual, considerando a ascensão do mundo digital. Esse será o tom das discussões durante o 6º Encontro de Bibliotecas Públicas e Particulares, que será realizado entre os dias 18 e 20 de junho, na cidade mineira de Juiz de Fora.

A proposta é fazer uma reflexão sobre como o segmento dos bibliotecários deve se comportar diante do atual contexto e analisar os males e benefícios do setor frente às novas tecnologias.

O espaço também será o momento de troca de conhecimento e estímulo de articulações inter-regionais, com o objetivo de estimular a elaboração de projetos de incentivo à leitura. O público-alvo é formado por bibliotecários, professores, gestores de bibliotecas, mediadores de leitura, auxiliares, documentalistas, líderes comunitários, entre outros.

Mais informações pelo telefone (32) 3690–7053 ou pelos e-mails: lygiatoledo@terra.com.br, dircolegio@viannajr.edu.br, biblioteca@pjf.mg.gov.br, bibliotecamurilomendes@gmail.com e helianecasarin@yahoo.com.br.


13/06/2013 à 14/06/2013
4° Congresso Internacional CBL do Livro Digital

Tema: Entre os assuntos que serão abordados, estão: comercialização, pirataria, bibliotecas, soluções para didáticos e acadêmicos, revisores o que muda?, social commerce.

Local: Fecomercio de Eventos, São Paulo



Site: Clique aqui
04/06/2013 à 06/06/2013
V Encontro De Bases De Dados Sobre Informações Arquivísticas

Tema: Diferentes olhares sobre os arquivos online: digitalização, memória e acesso

Local: Fundação Casa de Rui Barbosa – Rio de Janeiro



Site: Clique aqui
03/06/2013 à 07/06/2013
XII Encontro Nacional de Usuários da Rede Pergamum
Tema: Reinventar, Apreender e Inovar

Objetivo: Neste evento serão abordadas questões sobre a Versão Web, o Módulo de Aquisição, os Módulos de Arquivos e Museus, e será também o primeiro Encontro a ter um enfoque direcionado aos analistas/responsáveis pelas áreas de informática de cada instituição.

Local: Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Site: Clique aqui
03/06/2013 à 05/06/2013
XIII Conferência Anpei de Inovação Tecnológica 2013

Tema: “Inovação Competitiva e Aberta: Transformando o Brasil”.

Local: Vitória



Site: Clique aqui
24/05/2013à07/07/2013
Concurso público da UFMG tem vaga para bibliotecário
Bibliotecários que estão em busca de um lugar no serviço público podem se preparar. A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) anunciou a abertura de um concurso que contempla a área.

O segmento possui uma vaga disponível. As  pessoas podem se inscrever até o dia 24 de maio. As provas estão previstas para acontecer no dia 7 de julho. O valor da inscrição é de R$ 120,00 e a vaga é para a cidade de Montes Claros.

Quem for aprovado terá uma remuneração inicial de R$ 3.138,70. As inscrições podem ser feitas pelo site www.ufmg.br/concursos.


22/05/2013 à 24/05/2013
V Seminário em Ciência da Informação

A produção da informação em formato digital e sua disponibilização em ambientes múltiplos, provocam mudanças profundas na Ciência da Informação e causam impactos nas competências de pesquisadores e profissionais da área. Os dispositivos utilizados para o acesso à informação estão se desenvolvendo rapidamente. O mundo dos dispositivos móveis, mídias transversais, realidade aumentada e novas técnicas para o acesso e compartilhamento da informação é um desafio para a área e o estudo e a discussão desses elementos são imprescindíveis para que o campo se sustente em um espaço tão afetado pelo desenvolvimento das tecnologias da informação.

Tema: “De Ambientes Estáticos para a Comunicação Móvel”

Local: Universidade Estadual de Londrina



Site: Clique aqui
20/05/2013 à 22/05/2013
II WORKSHOP DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (WPCI)

Tema: “Informação, Tecnologia e Sociedade”

Local: Universidade Estadual de Londrina



Site: Clique aqui
17/05/2013à07/07/2013
Concursos: Oportunidades no Ministério da Saúde e no Ceará
O Ministério da Saúde e a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) estão com inscrições abertas para concurso público. Nos dois processos seletivos existem oportunidades para bibliotecário.

Ao todo, são três vagas para bibliotecário no Ministério da Saúde. As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de maio, no site www.cespe.unb.br/concursos/ms_13. As provas estão previstas para o dia 7 de julho.

Já a Cagece está recebendo as inscrições até o dia 7 de maio, que podem ser feitas no site www.funcab.org. Existe uma vaga para biblioteconomia e os testes serão aplicados no dia 26 de maio.


02/05/2013 à 04/05/2013
Encontro Internacional Dados, Tecnologia e Informação

Tema: Tecnologias e o Acesso a Dados: novos horizontes e perspectivas no uso da informação.

Local: UNESP - Marília



Site: Clique aqui
25/04/2013 à 26/04/2013
Seminário: Arquivos, Bibliotecas Especializadas e Museus Universitários
Local: Auditório Luís Pompeu - Faculdade de Educação da UFMG

Site: Clique aqui
24/04/2013 à 25/04/2013
eDOC 2013 MG

Tema: concebido para contribuir na cadeia de valor das empresas e instituições governamentais, focado em temas e tecnologias e tendências organizacionais para o gerenciamento de informações do ambiente físico ao Digital.

Local: CENTRO DE CONVENÇÕES PITÁGORAS Av. Prudente de Morais, 1602, Cidade Jardim – Belo Horizonte – MG, 30380-72



Site: Clique aqui
16/04/2013 à 18/04/2013
3º Seminário Científico Arquivologia e Biblioteconomia

Tema: Acesso à Informação

Local: Unesp – Marília



Site: Clique aqui
15/04/2013 à 17/04/2013
VII Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia – FORTEC
Essa edição do Fórum propõe concentrar o seu conteúdo no tema “Maximizando a Transferência de Tecnologia para o Desenvolvimento Socioeconômico” que prevê uma programação focada na estruturação de atividades que possam, efetivamente, ser adotadas e implementadas pelos Núcleos de Inovação Tecnológicas, de forma a alcançar a almejada abrangência estratégica dentro de suas respectivas instituições, bem como para o sistema nacional de inovação.

Local
: Ouro Minas Palace Hotel – Av. Cristiano Machado nº 4000 – Palmares, Belo Horizonte.


Site: Clique aqui
09/04/2013 à 12/04/2013
I Simpósio Nacional sobre Gestão, Preservação e Acesso aos Documentos Arquivísticos

Local: Arquivo Nacional – Rio de Janeiro

O CONARQ realiza o I Simpósio Nacional sobre Gestão, Preservação e Acesso aos Documentos Arquivísticos, a fim de contribuir com a discussão, a disseminação, o compartilhamento e a troca de experiências em torno de temas relevantes como produção, gestão, utilização, tratamento, controle, preservação e acesso aos documentos arquivísticos e informações, tanto em formato analógico quanto digital, além da questão da capacitação dos recursos humanos, tendo em vista que as temáticas em torno dessa realidade são constantemente alteradas e novos desafios se apresentam para as organizações e profissionais no dia a dia de suas atividades.

O público alvo é formado por arquivistas, profissionais da área de gestão da informação, da área de direito, diretores, gestores de arquivos e centros de documentação público e privado de vários estados do Brasil.



Site: Clique aqui
04/04/2013 à 05/04/2013
Encontro Regional de Bibliotecas Universitárias do Norte e Nordeste

Tema: "Bibliotecas Universitárias e os desafios dos novos formatos de materiais

bibliográficos"

Local: Universidade de Fortaleza- UNIFOR



Site: Clique aqui
12/03/2013 à 12/03/2013
“Consciência profissional – vamos sair da zona de conforto?”

No Brasil, o Dia do Bibliotecário vem sendo comemorado em 12 de março desde 1958, em homenagem ao aniversário de nascimento do poeta Manoel Bastos Tigre, verdadeiro pilar da Biblioteconomia brasileira. Entretanto, só foi devidamente regulamentado com o Decreto nº 84.631, de 12 de abril, de 1980. Desde então, têm sido inúmeros os festejos e comemorações pelo Brasil afora para homenagear aqueles que estão sempre defendendo a disseminação da informação e do conhecimento.

Para o ano de 2013, a proposta de conclamar todos os profissionais bibliotecários para assumir novas atitudes diante dos desafios e das possibilidades da profissão na atual sociedade da informação está traduzida no tema do evento: "Consciência profissional - vamos sair da zona de conforto?"



Site: Clique aqui
11/03/2013 à 13/03/2013
Seminário Internacional: Sistemas de Informação e Acervos Digitais de Cultura

Local: Biblioteca Brasiliana - SP



Site: Clique aqui
10/01/2013à31/03/2013
Concursos: BNDES, TELEBRAS e UFSC

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)

Edital: http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/empresa/concursos/Edital012012_Selecao_Pessoal.pdf

-

Telecomunicações Brasileiras (TELEBRAS)

Edital: http://www.cespe.unb.br/concursos/telebras_13/arquivos/EDITAL_N__1_TELEBRAS_2013.PDF

-

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Edital: http://segesp.ufsc.br/concursos/


29/11/2012à01/04/2013
Concursos: CODEMIG e Prefeitura de Sabará

Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (CODEMIG)
http://concursosnobrasil.com.br/concursos/edital/edital-codemig.html

-

Prefeitura de Sabará
http://www.seapconcursos.com.br/v2/arquivos/anexos/Edital%20Sabar.pdf

 


05/10/2012à01/03/2013
Concursos: prefeituras de Sabará, Conceição do Mato Dentro, CAPES/DF e SEI/BA

Prefeitura de Sabará (MG)

Edital: http://www.pciconcursos.com.br/concurso/prefeitura-de-sabara-mg-772-vagas

-

Prefeitura de Conceição do Mato Dentro

Edital: http://www.pciconcursos.com.br/concurso/prefeitura-de-conceicao-do-mato-dentro-mg-341-vagas

-

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Edital: http://www.cespe.unb.br/concursos/capes_12/arquivos/ED_1_CAPES_2012_ABT_28.9.2012._ENVIADO_AO_DOU.PDF

-

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI)

http://www.sei.ba.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1282:sei-lanca-seu-primeiro-edital-para-concurso&catid=1:latest-news&Itemid=243

 


13/09/2012à30/11/2012
Concursos: prefeituras de Sabinópolis e Extrema, CREMEGO e USP

Editais

 

Prefeitura de Sabinópolis
http://www.sabinopolis.mg.gov.br/novo_site/editais/concursos/2012/20120904105159.pdf

Prefeitura de Extrema
http://extrema.mg.gov.br/site/wp-content/uploads/2012/06/concurso_publico_edital_extrema_20121.pdf

Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (CREMEGO)
http://www.quadrix.org.br/resources/1/concursos/cremego/CREMEGO_2012_EDITAL_V1.pdf

Universidade de São Paulo (USP)
http://www.ffclrp.usp.br/imagens_concursos/15_08_2012__15_20_46__40.pdf



05/09/2012à07/12/2012
Vitória/ES: Projeto Viagem pela Literatura

SETEMBRO

Dia 11 – Contador de histórias (terça-feira)
Biblionecos: Grupo de teatro e contadores de histórias
Local: Auditório da Fafi, Centro, `as 9h30 e 15h

Dia 13 – Viver o Livro ao Vivo e em Cores (quinta-feira)
Peça teatral “Para Sempre Rapunzel”, baseada no clássico da literatura infantil, com o Grupo Gota, Pó e Poeira, às 9h30 e às 15 h
Peça teatral Estórias de um povo de lá, baseada nos contos de Guimarães Rosa: “As margens da alegria”; A menina de lá”; “A terceira margem do rio”, do livro Primeiras Histórias, com o Grupo Gota, Pó e Poeira, às 19 h
Local: Centro Cultural Carmélia, Maria de Souza – Bairro Mario Cypreste

Dia 15 – Viver o Livro ao Vivo e em Cores (sábado)
Peça teatral “O pastelão e a torta”, baseada na farsa medieval, com a Cia Folgazões de Artes Cênicas
Local: Quadra de Esportes – Goiabeiras Velha, às 16 h

Dias 18, 20 , 25 e 27 – Oficina de Poesia : “Entre Palavras”, com Silvana Pinheiro
Local: Auditório da Fafiblog.crb6.org.brs 14 h às 16 h

Dia 19 – Encontro com o Escritor e Contador de Histórias (quarta-feira), com Martha Samor
Local: Cajun do bairro da Penha, às 15 h

Dia 22 – Viver o Livro ao Vivo e em Cores (sábado)
Peça teatral “Para Sempre Rapunzel, baseada no clássico da literatura infantil, com o Grupo Gota, Pó e Poeira
Local: CMEI Anísio Spínola Teixeira, às 10 h – bairro Resistência

Dia 22 – Viver o Livro ao Vivo e em Cores (sábado)
Peça teatral “Para Sempre Rapunzel”, baseada no clássico da literatura infantil, com o Grupo Gota, Pó e Poeira
Local: Paróquia São Pedro - Comunidade N. S. dos Navegantes, às 15 h – Ilha do Príncipe

Dia 27 – Encontro com o Escritor (quinta-feira), com Kátia Bobbio/ participação do Contador de Histórias Nélio Torres
Local: Parque Moscoso, às 9h30 e às 14h30

OUTUBRO

Dia 16 – Círculo de Leitura/Participação do Grupo de Contadores de Histórias Chão de Letras (terça-feira)
Homenagem ao escritor Nelson Rodrigues
Leitora guia: Wanda Maria de Souza
Local: Auditório da Fafi,Centro, às 15 h

Dia 20 - Viver o Livro ao Vivo e em Cores (sábado)
Peça teatral “O pastelão e a torta”, baseada na farsa medieval, com a Cia Folgazões de Artes Cênicas
Local: Cajun do Bairro Romão, às 15 h

Dias 23, 24 e 25 – Curso de Formação de Contadores de Histórias : A Hora da História com Eliane Correia

Dias 23 e 24 das 8h30 às 12h30 e de 13h30 às 17h30

Dia 25 – das 8h às 12 h
Local: – Auditório da Livraria Editora Paulinas – Centro

Dia 25 – Encontro com o Escritor (quinta-feira) com Francisco Aurélio Ribeiro, Marcos Tavares e Paulo Sodré / participação do Grupo Biblionecos de Teatro e Contadores de Histórias
Local: Auditório do IFES, às 19 h – Jucutuquara

Dia 27 – Viver o Livro ao Vivo e em Cores (sábado)
Peça teatral “Aladim”, baseada no clássico da literatura infantil com a Cia Teatral JC
Local: Centro de Vivência do Movimento Comunitário Bairro Piedade, às 16 h

Dia 29 – Encontro com o Escritor (segunda-feira), com Luiz Sergio Quarto/participação da Contadora de Histórias Margareth Maia, às 9h30 com Ilvan Filho/Participação da contadora de histórias Margareth Maia, às 15 h
Local: Auditório da Fafi, Centro

NOVEMBRO

Dia 8 – Contador de Histórias (quinta-feira)
Biblionecos: Grupo de Teatro e Contadores de Histórias
Local: Centro Cultural Carmélia Maria de Souza, Teatro José Carlos de Oliveira – Bairro Mario Cypreste, às 9h30

Dia 17– Viver o Livro ao Vivo e em Cores (sábado)
Peça teatral “Aladim”,baseada no clássico da literatura infantil, com a Cia Teatral JC
Local: EMEF João Bandeira, às 10 h , bairro Consolação

Dia 19 - Contador de Histórias (segunda-feira), com o Grupo Circo Miúdo
Local: Auditório da Fafi, Centro, às 9h30 e às 15 h

Dia 22– Encontro com o Escritor (quinta-feira), com Charles de Araújo/ participação do Grupo de Contadores de Histórias Chão de Letras
Local: Casa de Acolhimento e Orientação a Criança e ao Adolescente (Caoca) – bairro Maria Ortiz, às 9h30

DEZEMBRO

Dia 6 – Encerramento das atividades no ano (quinta-feira)
Atividades culturais : resultados do projeto, às 9 h e 14 h
Viver o Livro ao Vivo e em Cores
Peça teatral “A cigarra e a formiga”, com o Grupo de Teatro da Casa de Artes Campaneli
Local: Centro Cultural Carmélia Maria de Souza – Teatro José Carlos de Oliveira , às 10h e às 15 h

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA
SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA
BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL ADELPHO POLI MONJARDIM


01/08/2012à01/11/2012
Concursos: UNIRIO, PGE/RJ e MPE/PA

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Diário Oficial da União

http://www.in.gov.br/imprensa/visualiza/index.jsp?jornal=3&pagina=55&data=01/08/2012

-

Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE/RJ)

http://www.pgeconcursos.rj.gov.br/Documentos/Edital2ConcursoTecSupBibliotecario.pdf

-

Ministério Público do Estado do Pará (MPE/PA)

http://www.fadesp.org.br/images/mp.pdf

-

 


23/07/2012à23/09/2012
Concursos: Marinha do Brasil e Exército Brasileiro

Marinha do Brasil

Edital: https://www.ensino.mar.mil.br/marinha/CP-T-Edital-12.pdf?id_file=1711

-

Exército Brasileiro

Edital: http://www.biblioconcursos.com.br/editais/exercito-edital-concurso-2012.pdf

 


23/07/2012à20/08/2012
I Fórum Capixaba de Biblioteconomia
Os bibliotecários capixabas têm se mostrado atuantes na organização de eventos científicos para a classe profissional. Conforme foi divulgado em boletim eletrônico, o II Fórum de Pesquisa em Biblioteca será realizado no Espírito Santo, em 2013. Outro importante evento será realizado no Estado: o I Fórum Capixaba de Biblioteconomia, no próximo dia 11 de agosto. O Fórum acontece no Cine Metrópolis da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), das 8h30 às 17h, localizado à Avenida Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, em Vitória.

A tônica do evento está em reunir profissionais, estudantes e acadêmicos para a socialização e a busca de ações focadas na união de forças em prol da biblioteconomia capixaba. “Temos que conhecer mais uns aos outros, interagir como classe profissional, trocar experiências, nos unir em prol de um crescimento conjunto”, afirma a bibliotecária Brisa Pozzi (CRB-6 ES/536), que participa da organização do evento. Ainda segundo Brisa, o Fórum surgiu da iniciativa dos profissionais capixabas a partir de discussões em grupos na Internet.

O Fórum recebe o patrocínio das seguintes instituições: RFIDBrasil, EBSCO e SophiA. O presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6), Antônio Afonso (CRB-6/2637) apresentará a palestra “Considerações sobre o CRB-6”.

O evento é gratuito e as inscrições devem ser realizadas até o próximo dia 09 de agosto, no endereço http://fcbiblio.blogspot.com.br/ Segundo a organização do evento, será emitido certificado de participação para os inscritos. Confira abaixo as principais palestras e relatos do evento.

PROGRAMAÇÃO
Abertura: “Práxis de uma classe: Biblioteconomia”
9h40 – Oswaldo Francisco de Almeida Junior (OFAJ)
Professor associado da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e professor titular do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), em Marília.

Relatos de Experiências
Relato: “Projeto De Malas Prontas para Viajar – Ler é Preciso – a Formação de Leitores na Biblioteca Pública Municipal de Aimorés”.
13h20 – Kelly Cristina Soares Martins – Bibliotecária da Biblioteca Pública de Aimorés (MG).
(Ocupou o 2º lugar na Premiação do 14° Salão do Livro da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil 2012, com o Projeto “De Malas Prontas para Viajar”).

Relato: “Implantação de Software Livre nas Bibliotecas Escolares da Rede Estadual do Espírito Santo”.
13h40 – Victor Barroso Oliveira

Relato: “Construção do Tesauro do Sebrae/ES”.
14h – Janete Lima Thomes – Sócia da empresa de consultoria Rumos Consultores Associados e bibliotecária com mais de 17 anos de experiência no Sebrae/ES.

Relato: “A Necessidade de Parceria entre o Bibliotecário e o Setor de TI – Experiência em Uma Indústria de Mineração no Sul do Espírito Santo”.
14h20 – Alexsandro Santos Iantorno – Bibliotecário coordenador técnico de projetos no departamento de tecnologia da informação em uma indústria de mineração no sul do Espírito Santo.

Relato: “A Volta ao Mundo em Mil e Uma Histórias – Relato de Uma Trajetória”.
14h40 – Bibliotecária Elane de Oliveira Ebinger.
(Projeto vencedor do Prêmio VIVALEITURA 2011).

O Cenário Capixaba
Palestra: “Considerações sobre o CRB-6”.
15h30 – Antônio Afonso – Presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6), de Minas Gerais e Espírito Santo.

Palestra: “Dinter em Ciência da Informação: Rumo ao Mestrado em Ciência da Informação na UFES”.
16h: Profª Dulcinea Sarmento Rosemberg.

27/06/2012à15/09/2012
Concursos: UFCG, Botucatu e Defensoria Pública de Tocantins

Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
Edital:
http://www.ufcg.edu.br:8080/chamadas/downloads/577632.pdf 



Prefeitura de Botucatu
Edital:
http://www.cetroconcursos.org.br/arquivos/anexos/80340ca0f2940c15a9887140791c5f6f.pdf  

-


Defensoria Pública Geral do Estado do Tocantins
Edital:
http://www.copese.uft.edu.br/index.php?option=com_content&task=view&id=136&Itemid=310  


21/06/2012à09/09/2012
Concursos: TJ/RR e prefeituras de Confins, Machado e Extrema

Prefeitura de Confins

Edital: http://concursosnobrasil.com.br/concursos/mg/concurso-prefeitura-de-confins-mg.html

-

Prefeitura de Machado

Edital: http://www.pciconcursos.com.br/concurso/prefeitura-de-machado-mg-61-vagas

- 

Prefeitura de Extrema

Edital: http://www.pciconcursos.com.br/concurso/prefeitura-de-extrema-mg-358-vagas 

-

Tribunal de Justiça do Estado de Roraima (TJ/RR)

Edital: http://www.cespe.unb.br/concursos/tj_rr_12/

 -

São Paulo Previdência (SPPREV)

 http://www.concursosfcc.com.br/concursos/sppre112/edital_de_abertura_de_inscricoes.pdf

 


14/06/2012à14/08/2012
Concursos: IFRO, DPE-BA e UPE

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)

http://www.in.gov.br/visualiza/index.jsp?data=08/06/2012&jornal=3&pagina=63&totalArquivos=296

 

Defensoria Pública Geral do Estado da Bahia (DPE-BA)

http://www.selecao.uneb.br/dpe2012/docs/edital.pdf

 

 


11/06/2012à21/06/2012
18° Congresso de Leitura do Brasil

De 16 a 20 de julho será realizado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) o “18° Congresso de Leitura do Brasil”, ou simplesmente 18° COLE, em Campinas (SP). Segundo a organização do Congresso, o 18° COLE faz um convite ao entrelace de diferentes linguagens e variadas formas de expressão, ampliando os sentidos de leitura. O Congresso irá acontecer logo depois do “6º Seminário Nacional O Professor e a Leitura de Jornal”, a ser realizado no dia 13 de julho, também na Unicamp.

“À semelhança de algumas feiras, a proposta é que o público possa escutar um autor, compositor, cineasta, pintor, ler trechos de seu trabalho, expor clipes de seu filme, ver exposições, fazer uma audição musical e conversar com o artista ou autor e comprar sua obra”, diz a apresentação do evento. À ocasião, serão concedidos descontos de até 50% na compra de livros ofertados no Congresso. Uma gama de especialistas já foi confirmada, dentre eles, o cartunista Laerte, a historiadora e poetisa angolana Ana Paula Tavares e o escritor e arte-educador Allan da Rosa.

Os organizadores têm recebido propostas de trabalhos para apresentação no 18° COLE, que devem partir da temática do evento: “O mundo grita. Escuta?”. Para obter detalhes do evento, acesse o seguinte site:http://www.18cole.com.br. O evento é organizado pela Unicamp e pela Associação de Leitura do Brasil (ALB).


08/06/2012à08/08/2012
Concursos: COFECON, Campinas e Viçosa do Ceará
Conselho Federal de Economia (COFECON)
http://concursosnobrasil.com.br/concursos/edital/edital-cofecon.html

Prefeitura de Campinas (SP)
http://www.campinas.sp.gov.br/governo/recursos-humanos/concursos-andamento.php

Prefeitura de Viçosa do Ceará (CE)
http://concursosnobrasil.com.br/concursos/edital/edital-vicosa-do-ceara.html
01/06/2012à01/09/2012
Concursos: MP-AP, TJ-AL e prefeituras de Acará e Jequié

Ministério Público do Amapá (MP-AP)
http://www.concursosfcc.com.br/concursos/mpeap112/edital_final_publicado.pdf

 

Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL)

http://www.cespe.unb.br/concursos/tj_al_12_servidor/arquivos/ED_029_TJAL__ABERTURA.PDF

 

Prefeitura de Acará (PA)

http://www.fibrapara.edu.br/concursos/acara/EDITAL_ACARA.pdf  



Prefeitura de Jequié (BA)

http://concursosnobrasil.com.br/concursos/edital/edital-jequie.html  


23/05/2012à01/09/2012
Concursos: IFAC, Sead/TO, Unesp e Ifes

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC)
Edital: http://www.biblioconcursos.com.br/editais/ifac-edital-concurso-2012.pdf

 

Secretaria de Estado da Administração do Tocantins (Sead/TO)
Edital: http://www.aocp.com.br/concursos/arquivos/edital_abertura_secad_tocantins.pdf

 

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)
Edital: http://www.vunesp.com.br/vnsp1206/edital_vnsp1206.pdf

 

Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)
Edital: http://ifes.edu.br/images/stories/files/concurso_publico/2012/01-2012_cp_edital.pdf

 


30/04/2012à01/07/2012
Concursos: MPMG, Diamantina, Banco da Amazônia e Utinga

Ministério Público de Minas Gerais (MPMG)
Edital: http://www.gestaodeconcurso.com.br/site/site/DetalheConcurso.aspx?CodigoConcurso=979

Prefeitura de Diamantina (MG)
Edital: http://www.msmconsultoria.com.br/2012/pm_diamantina/edt.pdf

Banco da Amazônia
Edital: http://www.cespe.unb.br/concursos/BANCO_DA_AMAZONIA_12/

Prefeitura de Utinga (BA)
Edital: http://www.idmconcursos.com.br/site/?p=concurso_detalhes&tipo=1&id=12

 


25/04/2012à25/06/2012
Concursos: Camaragibe, UFMA e Unital

Prefeitura de Camaragibe (PE)
Edital: http://www.ipad.com.br/concursocamaragibe2012/

Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Edital: http://caxias.ufma.br:8080/inscrps/pag/concursos.jsf

Universidade de Taubaté (Unital)
Edital: http://site.unitau.br/concursos-e-editais/arquivos/EDITAL%20UNITAU%201.pdf


19/04/2012à27/05/2012
Bienal do Livro de Minas 2012

Bienal do Livro de Minas 2012
Quando: 18 a 27 de maio
Onde: Centro de Feiras de Minas Gerais George Norman Kutova – Expominas, à Avenida Amazonas, 6030, bairro Gameleira, em Belo Horizonte (MG)
Site:
www.bienaldolivrominas.com.br

 

Nessa edição, a Bienal contará com cinco programas para atender públicos distintos: Mundo dos Livros (incentivar o contato dos pequenos leitores com o universo literário), Café Literário (aproximar autores e público em bate-papos informais), Território Jovem (atrair adolescentes e jovens adultos em rodas de conversa e trocas de experiências), Livro Encenado (apresentações teatrais baseadas em textos clássicos) e Goleada Literária (promover discussões literário-futebolísticas).

Os escritores Carlos Drummond de Andrade e Bartolomeu Campos de Queirós, falecido em janeiro último, serão homenageados através de atividades especiais.

 

De acordo com organizadores da Bienal, cerca de 250 mil pessoas devem passar pelo evento durante os 10 dias de realização. Bibliotecários terão acesso livre na Bienal.  

 

 


19/04/2012à15/06/2012
eDOC 2012 Belo Horizonte

eDOC 2012 Belo Horizonte
Quando: 14 e 15 de junho
Onde: Centro de Convenções Faculdade Pitagóras, à Rua Madalena Sofia, 30, bairro Cidade Jardim, em Belo Horizonte (MG)
Site: http://edocconsultoria.com.br

 

O evento estará ancorado em dois módulos principais de conhecimento: Gestão Eletrônica de Documentos (GED) e Enterprise Content Management (ECM).


Segundo a organização do eDOC 2012, o evento “vem para inventariar a experiência na definição do papel da informação nas empresas, públicas e privadas, com a proposta de apontar cenários e tendências”.


A coordenação técnica do eDOC 2012 é de Todeska Badke (CRB-6/1100), bibliotecária e consultora sênior de negócios em gestão de documentos e informações. Todeska é, ainda, diretora da eDOC Consultoria & Capacitação, que acumula mais de 30 anos de atuação no ramo de consultoria em gestão de informações e documentos.



Para procurar outras datas clique no dia desejado no calendário abaixo. Utilize as setas ao lado do ano para navegar.


« JUNHO 2017 »
S T Q Q S S D
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1

Conselho Regional de Biblioteconomia 6º Região MG/ES
Avenida Afonso Pena, 867/1112 - Centro - Belo Horizonte - MG | 30130-002
Telefones: (31)3222-4087 | 3224-8355 | 3213-5644 | E-mail: crb6@crb6.org.br